MATRIX FACTORIZATION MODELS FOR VIDEO RECOMMENDATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRUNO DE FIGUEIREDO MELO E SOUZA
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19273@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19273@2
Resumo: A recomendação de itens a partir do feedback implícito dos usuários consiste em identificar padrões no interesse dos usuários por estes itens a partir de ações dos usuários, tais como cliques, interações ou o consumo de conteúdos específicos. Isso, de forma a prover sugestões personalizadas que se adéquem ao gosto destes usuários. Nesta dissertação, avaliamos a performance de alguns modelos de fatoração matricial otimizados para a tarefa de recomendação a partir de dados implícitos no consumo das ofertas de vídeos da Globo.com. Propusemos tratar estes dados de consumo como indicativos de intenção de um usuário em assistir um vídeo. Além disso, avaliamos como os vieses únicos dos usuários e vídeos, e sua variação temporal impactam o resultado das recomendações. Também sugerimos a utilização de um modelo de fatoração incremental otimizado para este problema, que escala linearmente com o tamanho da entrada, isto é, com os dados de visualizações e quantidade de variáveis latentes. Na tarefa de prever a intenção dos usuários em consumir um conteúdo novo, nosso melhor modelo de fatoração apresenta um RMSE de 0,0524 usando o viés de usuários e vídeos, assim como sua variação temporal.
id PUC_RIO-1_e809d861ba9893f68b79769cf6abf9e4
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:19273
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMATRIX FACTORIZATION MODELS FOR VIDEO RECOMMENDATION MODELOS DE FATORAÇÃO MATRICIAL PARA RECOMENDAÇÃO DE VÍDEOS 2011-08-29RUY LUIZ MILIDIU12249475091lattes.cnpq.br/6918010504362643MARCO ANTONIO CASANOVADANIEL SCHWABEMARCO ANTONIO CASANOVARUY LUIZ MILIDIUMARCO ANTONIO CASANOVABRUNO DE FIGUEIREDO MELO E SOUZAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM INFORMÁTICAPUC-RioBRA recomendação de itens a partir do feedback implícito dos usuários consiste em identificar padrões no interesse dos usuários por estes itens a partir de ações dos usuários, tais como cliques, interações ou o consumo de conteúdos específicos. Isso, de forma a prover sugestões personalizadas que se adéquem ao gosto destes usuários. Nesta dissertação, avaliamos a performance de alguns modelos de fatoração matricial otimizados para a tarefa de recomendação a partir de dados implícitos no consumo das ofertas de vídeos da Globo.com. Propusemos tratar estes dados de consumo como indicativos de intenção de um usuário em assistir um vídeo. Além disso, avaliamos como os vieses únicos dos usuários e vídeos, e sua variação temporal impactam o resultado das recomendações. Também sugerimos a utilização de um modelo de fatoração incremental otimizado para este problema, que escala linearmente com o tamanho da entrada, isto é, com os dados de visualizações e quantidade de variáveis latentes. Na tarefa de prever a intenção dos usuários em consumir um conteúdo novo, nosso melhor modelo de fatoração apresenta um RMSE de 0,0524 usando o viés de usuários e vídeos, assim como sua variação temporal.Item recommendation from implicit feedback datasets consists of passively tracking different sorts of user behavior, such as purchase history, watching habits and browsing activities in order to improve customer experience through providing personalized recommendations that fits into users taste. In this work we evaluate the performance of different matrix factorization models tailored for the recommendation task for the implicit feedback dataset extracted from Globo.com s video site s access logs. We propose treating the data as indication of a positive preference from a user regarding the video watched. Besides that we evaluated the impact of effects associated with either users or items, known as biases or intercepts, independent of any interactions and its time changing behavior throughout the life span of the data in the result of recommendations. We also suggest a scalable and incremental procedure, which scales linearly with the input data size. In trying to predict the intention of the users for consuming new videos our best factorization models achieves a RMSE of 0,0524 using user s and video s bias as well as its temporal dynamics.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19273@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19273@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:16:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:19273Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-23T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv MATRIX FACTORIZATION MODELS FOR VIDEO RECOMMENDATION
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv MODELOS DE FATORAÇÃO MATRICIAL PARA RECOMENDAÇÃO DE VÍDEOS
title MATRIX FACTORIZATION MODELS FOR VIDEO RECOMMENDATION
spellingShingle MATRIX FACTORIZATION MODELS FOR VIDEO RECOMMENDATION
BRUNO DE FIGUEIREDO MELO E SOUZA
title_short MATRIX FACTORIZATION MODELS FOR VIDEO RECOMMENDATION
title_full MATRIX FACTORIZATION MODELS FOR VIDEO RECOMMENDATION
title_fullStr MATRIX FACTORIZATION MODELS FOR VIDEO RECOMMENDATION
title_full_unstemmed MATRIX FACTORIZATION MODELS FOR VIDEO RECOMMENDATION
title_sort MATRIX FACTORIZATION MODELS FOR VIDEO RECOMMENDATION
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author BRUNO DE FIGUEIREDO MELO E SOUZA
author_facet BRUNO DE FIGUEIREDO MELO E SOUZA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv RUY LUIZ MILIDIU
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 12249475091
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6918010504362643
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARCO ANTONIO CASANOVA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv DANIEL SCHWABE
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARCO ANTONIO CASANOVA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv RUY LUIZ MILIDIU
dc.contributor.referee5.fl_str_mv MARCO ANTONIO CASANOVA
dc.contributor.author.fl_str_mv BRUNO DE FIGUEIREDO MELO E SOUZA
contributor_str_mv RUY LUIZ MILIDIU
MARCO ANTONIO CASANOVA
DANIEL SCHWABE
MARCO ANTONIO CASANOVA
RUY LUIZ MILIDIU
MARCO ANTONIO CASANOVA
description A recomendação de itens a partir do feedback implícito dos usuários consiste em identificar padrões no interesse dos usuários por estes itens a partir de ações dos usuários, tais como cliques, interações ou o consumo de conteúdos específicos. Isso, de forma a prover sugestões personalizadas que se adéquem ao gosto destes usuários. Nesta dissertação, avaliamos a performance de alguns modelos de fatoração matricial otimizados para a tarefa de recomendação a partir de dados implícitos no consumo das ofertas de vídeos da Globo.com. Propusemos tratar estes dados de consumo como indicativos de intenção de um usuário em assistir um vídeo. Além disso, avaliamos como os vieses únicos dos usuários e vídeos, e sua variação temporal impactam o resultado das recomendações. Também sugerimos a utilização de um modelo de fatoração incremental otimizado para este problema, que escala linearmente com o tamanho da entrada, isto é, com os dados de visualizações e quantidade de variáveis latentes. Na tarefa de prever a intenção dos usuários em consumir um conteúdo novo, nosso melhor modelo de fatoração apresenta um RMSE de 0,0524 usando o viés de usuários e vídeos, assim como sua variação temporal.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19273@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19273@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19273@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19273@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM INFORMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324911741403136