[en] REFLECTIONS ON COMMUNICATIVE PRACTICES AND (RE) CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES IN AN ENGLISH TEACHING INSTITUTION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ADRIANA LUCIA DE ESCOBAR CHAVES
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17048@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17048@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17048
Resumo: [pt] Esta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas comunicativas e a (re) construção de identidades profissionais no processo de implementação do Plano Pedagógico, em uma instituição de ensino de inglês. Coloco em foco as vozes dos participantes desse processo comunicativo-organizacional, as quais enunciam profundas transformações naquele ambiente de ensino, associadas aos efeitos da modernidade tardia, cujos impactos vêm-se refletindo em vários aspectos das práticas sociais e exigindo a (re) configuração das identidades dos seus profissionais. Inserida no contexto competitivo contemporâneo, a instituição em estudo vem buscando meios para adaptar-se a um novo mercado, através da oferta de serviços de alta qualidade, com vistas à maior produtividade. As transformações causadas têm alterado os padrões sociais de interação nesse contexto de trabalho, estabelecendo novas metas educacionais descritas nos Planos Pedagógicos e exigindo dos professores o desempenho de novos papéis identitários com características mercantilizadas. Isso gera ressentimento por parte dos professores, que sentem sua função de educador desvalorizada. Nesse contexto de conflito de valores, surge a necessidade de um olhar exploratório, investigativo e reflexivo, a fim de se entender o que está acontecendo, enquanto está acontecendo, para melhorar a qualidade de vida dos profissionais e alunos. O arcabouço teórico foi contruido a partir de conceitos da modernidade tardia e da contemporaneidade, problematizando o mundo do trabalho e as instituições de ensino de inglês em particular. O presente estudo se insere na Linguistica Aplicada, estudando a linguagem articulando noções advindas da Sociolinguística Interacional e da perspectiva bakhtiniana de linguagem.
id PUC_RIO-1_ea5dbef12077078c4a36d982afe98458
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:17048
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] REFLECTIONS ON COMMUNICATIVE PRACTICES AND (RE) CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES IN AN ENGLISH TEACHING INSTITUTION [pt] REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS COMUNICATIVAS E A (RE) CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE INGLÊS [pt] CONTEMPORANEIDADE[pt] PERSPECTIVA BAKHTINIANA[pt] PRATICA EXPLORATORIA[pt] IDENTIDADE PROFISSIONAL[pt] SOCIOLINGUISTICA INTERACIONAL[en] CONTEMPORANEITY[en] BAKHTINIAN PERSPECTIVE[en] EXPLORATORY PRACTICE[en] PROFESSIONAL IDENTITY[en] INTERACTIONAL SOCIOLINGUISTICS[pt] Esta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas comunicativas e a (re) construção de identidades profissionais no processo de implementação do Plano Pedagógico, em uma instituição de ensino de inglês. Coloco em foco as vozes dos participantes desse processo comunicativo-organizacional, as quais enunciam profundas transformações naquele ambiente de ensino, associadas aos efeitos da modernidade tardia, cujos impactos vêm-se refletindo em vários aspectos das práticas sociais e exigindo a (re) configuração das identidades dos seus profissionais. Inserida no contexto competitivo contemporâneo, a instituição em estudo vem buscando meios para adaptar-se a um novo mercado, através da oferta de serviços de alta qualidade, com vistas à maior produtividade. As transformações causadas têm alterado os padrões sociais de interação nesse contexto de trabalho, estabelecendo novas metas educacionais descritas nos Planos Pedagógicos e exigindo dos professores o desempenho de novos papéis identitários com características mercantilizadas. Isso gera ressentimento por parte dos professores, que sentem sua função de educador desvalorizada. Nesse contexto de conflito de valores, surge a necessidade de um olhar exploratório, investigativo e reflexivo, a fim de se entender o que está acontecendo, enquanto está acontecendo, para melhorar a qualidade de vida dos profissionais e alunos. O arcabouço teórico foi contruido a partir de conceitos da modernidade tardia e da contemporaneidade, problematizando o mundo do trabalho e as instituições de ensino de inglês em particular. O presente estudo se insere na Linguistica Aplicada, estudando a linguagem articulando noções advindas da Sociolinguística Interacional e da perspectiva bakhtiniana de linguagem.[en] This research aims to investigate the communicative practices and the (re) construction of the professional identities in the implementation of the Pedagogic Plan in an English teaching institution. For this purpose I base my study upon the observation of the voices of those involved in this communicative-organizational process which has changed in recent times due to effects of contemporaneity, which have influenced several social practices, forcing professionals to (re) construct their identities. While dealing within a competitive environment in the Contemporary Era, this institution has been seeking ways to adapt itself to a new market by offering high quality services in order to increase productivity. These changes have been altering the patterns of social interaction in its working context, establishing new educational goals outlined in the Pedagogic Plans and requiring teachers to perform new identity roles. The demand for a new professional identity has generated resentment on teachers who feel as if their role as educators has been depreciated. In this complex environment, there is the need for an exploratory, investigative and reflexive look, in order to understand what is happening while it is happening, aiming at contributing to the enhancement of the quality of the professionals’ and students’ life. Thus I take into consideration: the concepts of contemporaneity, which bring problems to the working environment and the organizations, such as English teaching institutes; the socio-constructivist notions of identity; and the performance of Applied Linguistics in professional contexts, based on Interactional Sociolinguistics and on the Bakhtinian concepts of language.MAXWELLINES KAYON DE MILLERADRIANA LUCIA DE ESCOBAR CHAVES2011-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17048@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17048@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17048porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-24T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:17048Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-24T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] REFLECTIONS ON COMMUNICATIVE PRACTICES AND (RE) CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES IN AN ENGLISH TEACHING INSTITUTION
[pt] REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS COMUNICATIVAS E A (RE) CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE INGLÊS
title [en] REFLECTIONS ON COMMUNICATIVE PRACTICES AND (RE) CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES IN AN ENGLISH TEACHING INSTITUTION
spellingShingle [en] REFLECTIONS ON COMMUNICATIVE PRACTICES AND (RE) CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES IN AN ENGLISH TEACHING INSTITUTION
ADRIANA LUCIA DE ESCOBAR CHAVES
[pt] CONTEMPORANEIDADE
[pt] PERSPECTIVA BAKHTINIANA
[pt] PRATICA EXPLORATORIA
[pt] IDENTIDADE PROFISSIONAL
[pt] SOCIOLINGUISTICA INTERACIONAL
[en] CONTEMPORANEITY
[en] BAKHTINIAN PERSPECTIVE
[en] EXPLORATORY PRACTICE
[en] PROFESSIONAL IDENTITY
[en] INTERACTIONAL SOCIOLINGUISTICS
title_short [en] REFLECTIONS ON COMMUNICATIVE PRACTICES AND (RE) CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES IN AN ENGLISH TEACHING INSTITUTION
title_full [en] REFLECTIONS ON COMMUNICATIVE PRACTICES AND (RE) CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES IN AN ENGLISH TEACHING INSTITUTION
title_fullStr [en] REFLECTIONS ON COMMUNICATIVE PRACTICES AND (RE) CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES IN AN ENGLISH TEACHING INSTITUTION
title_full_unstemmed [en] REFLECTIONS ON COMMUNICATIVE PRACTICES AND (RE) CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES IN AN ENGLISH TEACHING INSTITUTION
title_sort [en] REFLECTIONS ON COMMUNICATIVE PRACTICES AND (RE) CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES IN AN ENGLISH TEACHING INSTITUTION
author ADRIANA LUCIA DE ESCOBAR CHAVES
author_facet ADRIANA LUCIA DE ESCOBAR CHAVES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv INES KAYON DE MILLER
dc.contributor.author.fl_str_mv ADRIANA LUCIA DE ESCOBAR CHAVES
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] CONTEMPORANEIDADE
[pt] PERSPECTIVA BAKHTINIANA
[pt] PRATICA EXPLORATORIA
[pt] IDENTIDADE PROFISSIONAL
[pt] SOCIOLINGUISTICA INTERACIONAL
[en] CONTEMPORANEITY
[en] BAKHTINIAN PERSPECTIVE
[en] EXPLORATORY PRACTICE
[en] PROFESSIONAL IDENTITY
[en] INTERACTIONAL SOCIOLINGUISTICS
topic [pt] CONTEMPORANEIDADE
[pt] PERSPECTIVA BAKHTINIANA
[pt] PRATICA EXPLORATORIA
[pt] IDENTIDADE PROFISSIONAL
[pt] SOCIOLINGUISTICA INTERACIONAL
[en] CONTEMPORANEITY
[en] BAKHTINIAN PERSPECTIVE
[en] EXPLORATORY PRACTICE
[en] PROFESSIONAL IDENTITY
[en] INTERACTIONAL SOCIOLINGUISTICS
description [pt] Esta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas comunicativas e a (re) construção de identidades profissionais no processo de implementação do Plano Pedagógico, em uma instituição de ensino de inglês. Coloco em foco as vozes dos participantes desse processo comunicativo-organizacional, as quais enunciam profundas transformações naquele ambiente de ensino, associadas aos efeitos da modernidade tardia, cujos impactos vêm-se refletindo em vários aspectos das práticas sociais e exigindo a (re) configuração das identidades dos seus profissionais. Inserida no contexto competitivo contemporâneo, a instituição em estudo vem buscando meios para adaptar-se a um novo mercado, através da oferta de serviços de alta qualidade, com vistas à maior produtividade. As transformações causadas têm alterado os padrões sociais de interação nesse contexto de trabalho, estabelecendo novas metas educacionais descritas nos Planos Pedagógicos e exigindo dos professores o desempenho de novos papéis identitários com características mercantilizadas. Isso gera ressentimento por parte dos professores, que sentem sua função de educador desvalorizada. Nesse contexto de conflito de valores, surge a necessidade de um olhar exploratório, investigativo e reflexivo, a fim de se entender o que está acontecendo, enquanto está acontecendo, para melhorar a qualidade de vida dos profissionais e alunos. O arcabouço teórico foi contruido a partir de conceitos da modernidade tardia e da contemporaneidade, problematizando o mundo do trabalho e as instituições de ensino de inglês em particular. O presente estudo se insere na Linguistica Aplicada, estudando a linguagem articulando noções advindas da Sociolinguística Interacional e da perspectiva bakhtiniana de linguagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17048@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17048@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17048
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17048@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17048@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822578384011264