[pt] FUTURO DO MERCADO DE CLASSIFICADOS BRASILEIRO DIANTE DAS INCERTEZAS GERADAS PELO CRESCIMENTO DA INTERNET
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7154@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7154@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7154 |
Resumo: | [pt] Esta dissertação tem como objetivo avaliar qual a tendência do mercado de classificados nos próximos anos, tendo em vista as mudanças estruturais pelas quais ele vem passando em conseqüência das alterações ocorridas no ambiente. As incertezas causadas pelo surgimento dos classificados na Internet e a possibilidade desta indústria estar sob um processo de inovação de ruptura geram uma paralisia de investimentos no setor e força este mercado a repensar suas formas de negociação. A metodologia utilizada foi o método Delfos. Este método foi o escolhido por tratar-se de um setor desprovido de um histórico confiável, devido às constantes mudanças de padrão de consumo, e dos eventos atuais que provocam a insegurança sobre o futuro da indústria, proporcionando alterações inesperadas. O método permite a elaboração de uma previsão com base na opinião de especialistas, e tem como resultado uma avaliação do futuro da indústria com base na percepção de pessoas diretamente e indiretamente ligadas a ela. Através deste estudo foi possível verificar que existe uma forte tendência de mudança na estrutura atual dos negócios de classificados. Acredita-se que o setor esteja passando por um processo de inovação descontínua e que os classificados impressos perderão espaço para a Internet. Se por um lado pode-se concluir que o caminho digital é irreversível, também foi possível verificar a existência de uma clara expectativa que esta mudança não acontecerá dentro dos próximos cinco anos, mas sim de uma forma lenta e guiada pela velocidade das mudanças culturais e de distribuição de renda. |
id |
PUC_RIO-1_ec5d1ba58a9bf6744544d1abace4dbfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:7154 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] FUTURO DO MERCADO DE CLASSIFICADOS BRASILEIRO DIANTE DAS INCERTEZAS GERADAS PELO CRESCIMENTO DA INTERNET [en] THE FUTURE OF THE CLASSIFIED MARKET OVER THE UNCERTAINS CAUSED BY THE INTERNET`S GROWTH [pt] PREVISAO[pt] FUTURO[pt] CLASSIFICADOS[pt] PUBLICIDADE[pt] INTERNET[en] FORECASTING[en] FUTURE[en] CLASSIFIED[en] PUBLICITY[en] INTERNET[pt] Esta dissertação tem como objetivo avaliar qual a tendência do mercado de classificados nos próximos anos, tendo em vista as mudanças estruturais pelas quais ele vem passando em conseqüência das alterações ocorridas no ambiente. As incertezas causadas pelo surgimento dos classificados na Internet e a possibilidade desta indústria estar sob um processo de inovação de ruptura geram uma paralisia de investimentos no setor e força este mercado a repensar suas formas de negociação. A metodologia utilizada foi o método Delfos. Este método foi o escolhido por tratar-se de um setor desprovido de um histórico confiável, devido às constantes mudanças de padrão de consumo, e dos eventos atuais que provocam a insegurança sobre o futuro da indústria, proporcionando alterações inesperadas. O método permite a elaboração de uma previsão com base na opinião de especialistas, e tem como resultado uma avaliação do futuro da indústria com base na percepção de pessoas diretamente e indiretamente ligadas a ela. Através deste estudo foi possível verificar que existe uma forte tendência de mudança na estrutura atual dos negócios de classificados. Acredita-se que o setor esteja passando por um processo de inovação descontínua e que os classificados impressos perderão espaço para a Internet. Se por um lado pode-se concluir que o caminho digital é irreversível, também foi possível verificar a existência de uma clara expectativa que esta mudança não acontecerá dentro dos próximos cinco anos, mas sim de uma forma lenta e guiada pela velocidade das mudanças culturais e de distribuição de renda.[en] This dissertation has as objective to evaluate which the trend of the market of classified in the next years, in view of the structural changes that it come passing in consequence of the occured alterations in the environment. The sector comes crossing a critical and important moment for definition of its future route. The uncertainties caused for the sprouting of the classified ones in the Internet come compelling this market to rethink its structures. This indefinition generates a harmful paralysis for the actions and investments of the sector. The method was the best choice bearing in mind that the industry does not have a trustworthy historical data, partially because of the chances on the consumption pattern, and the current events on the sector had resulted on unexpected turn a rounds on the industry`s development. The method on the basis of allows to the elaboration of a forecast the opinion of specialists, and has as resulted an evaluation of the future of the industry on the basis of the perception of indirectly on people direct and it. Through this study it was possible to verify that one strong trend of change in the current structure of the classified businesses exists of one gives credit that the current ones classified printed matters will lose space for the classified ones of the Internet. If on the other hand we tend to conclude that the digital way will be irreversible, also was possible to verify that, a clear expectation exists of that this change will not happen inside of next the five years, but yes of one it forms slow and guided for the speed of the cultural changes and distribution of income.MAXWELLPAULO CESAR DE MENDONCA MOTTAEDUARDO BORGES AZER2005-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7154@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7154@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7154porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-17T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:7154Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-17T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] FUTURO DO MERCADO DE CLASSIFICADOS BRASILEIRO DIANTE DAS INCERTEZAS GERADAS PELO CRESCIMENTO DA INTERNET [en] THE FUTURE OF THE CLASSIFIED MARKET OVER THE UNCERTAINS CAUSED BY THE INTERNET`S GROWTH |
title |
[pt] FUTURO DO MERCADO DE CLASSIFICADOS BRASILEIRO DIANTE DAS INCERTEZAS GERADAS PELO CRESCIMENTO DA INTERNET |
spellingShingle |
[pt] FUTURO DO MERCADO DE CLASSIFICADOS BRASILEIRO DIANTE DAS INCERTEZAS GERADAS PELO CRESCIMENTO DA INTERNET EDUARDO BORGES AZER [pt] PREVISAO [pt] FUTURO [pt] CLASSIFICADOS [pt] PUBLICIDADE [pt] INTERNET [en] FORECASTING [en] FUTURE [en] CLASSIFIED [en] PUBLICITY [en] INTERNET |
title_short |
[pt] FUTURO DO MERCADO DE CLASSIFICADOS BRASILEIRO DIANTE DAS INCERTEZAS GERADAS PELO CRESCIMENTO DA INTERNET |
title_full |
[pt] FUTURO DO MERCADO DE CLASSIFICADOS BRASILEIRO DIANTE DAS INCERTEZAS GERADAS PELO CRESCIMENTO DA INTERNET |
title_fullStr |
[pt] FUTURO DO MERCADO DE CLASSIFICADOS BRASILEIRO DIANTE DAS INCERTEZAS GERADAS PELO CRESCIMENTO DA INTERNET |
title_full_unstemmed |
[pt] FUTURO DO MERCADO DE CLASSIFICADOS BRASILEIRO DIANTE DAS INCERTEZAS GERADAS PELO CRESCIMENTO DA INTERNET |
title_sort |
[pt] FUTURO DO MERCADO DE CLASSIFICADOS BRASILEIRO DIANTE DAS INCERTEZAS GERADAS PELO CRESCIMENTO DA INTERNET |
author |
EDUARDO BORGES AZER |
author_facet |
EDUARDO BORGES AZER |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
EDUARDO BORGES AZER |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] PREVISAO [pt] FUTURO [pt] CLASSIFICADOS [pt] PUBLICIDADE [pt] INTERNET [en] FORECASTING [en] FUTURE [en] CLASSIFIED [en] PUBLICITY [en] INTERNET |
topic |
[pt] PREVISAO [pt] FUTURO [pt] CLASSIFICADOS [pt] PUBLICIDADE [pt] INTERNET [en] FORECASTING [en] FUTURE [en] CLASSIFIED [en] PUBLICITY [en] INTERNET |
description |
[pt] Esta dissertação tem como objetivo avaliar qual a tendência do mercado de classificados nos próximos anos, tendo em vista as mudanças estruturais pelas quais ele vem passando em conseqüência das alterações ocorridas no ambiente. As incertezas causadas pelo surgimento dos classificados na Internet e a possibilidade desta indústria estar sob um processo de inovação de ruptura geram uma paralisia de investimentos no setor e força este mercado a repensar suas formas de negociação. A metodologia utilizada foi o método Delfos. Este método foi o escolhido por tratar-se de um setor desprovido de um histórico confiável, devido às constantes mudanças de padrão de consumo, e dos eventos atuais que provocam a insegurança sobre o futuro da indústria, proporcionando alterações inesperadas. O método permite a elaboração de uma previsão com base na opinião de especialistas, e tem como resultado uma avaliação do futuro da indústria com base na percepção de pessoas diretamente e indiretamente ligadas a ela. Através deste estudo foi possível verificar que existe uma forte tendência de mudança na estrutura atual dos negócios de classificados. Acredita-se que o setor esteja passando por um processo de inovação descontínua e que os classificados impressos perderão espaço para a Internet. Se por um lado pode-se concluir que o caminho digital é irreversível, também foi possível verificar a existência de uma clara expectativa que esta mudança não acontecerá dentro dos próximos cinco anos, mas sim de uma forma lenta e guiada pela velocidade das mudanças culturais e de distribuição de renda. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-09-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7154@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7154@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7154 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7154@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7154@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822554510032896 |