[pt] CARACTERIZAÇÃO DO CANAL RÁDIO EM BANDA LARGA NA FAIXA DE 3,5 GHZ EM AMBIENTE URBANO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARLOS VINICIO RODRIGUEZ RON
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32622@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32622@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32622
Resumo: [pt] O correto planejamento de novas redes de comunicação sem fio de voz e dados representa um grande desafio ao incluir serviços cada vez mais avançados com diferentes requisitos de qualidade, suporte a mobilidade, altas taxas de transmissão e capacidades de tráfego elevadas. Os ambientes nos quais estas redes operam são dos mais diversos e contemplam desde na áreas abertas até centros urbanos com alta densidade de edificações. O presente trabalho apresenta resultados experimentais que permitem caracterizar o canal de radio-propagação num ambiente urbano com mobilidade do receptor. Como resultado de campanhas de medições, são identificados modelos do canal que permitem ao projetista da rede definir a melhor configuração de parâmetros e critérios de projeto para a implantação de uma rede móvel de acesso sem fio em banda larga. As medições foram realizadas nos bairros da Gávea, Leblon e Lagoa, no Rio de Janeiro, com estação transmissora instalada na PUC-Rio (prédio LEME) na frequência de 3,5 GHz, destinada para novos serviços móveis. Os principais resultados obtidos são: o desenvolvimento de uma metodologia de medição simples e precisa, utilizando a técnica OFDM, e das ferramentas de software para pré-processamento e analise de dados; o desenvolvimento de modelos semi-empíricos para a previsão da perda média de propagação; a obtenção de perfis de retardo do canal e dos valores médio e desvio padrão do retardo em condições de visibilidade (LOS) e obstrução (NLOS), e de expressões empíricas para sua estimativa; a obtenção do valor médio das amplitudes relativas dos multipercursos e sua modelagem em função do valor de retardo relativo.
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