[pt] LETRAMENTO VISUAL E ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTO: O ENCONTRO DO APRENDIZ COM TEXTOS MULTIMODAIS EM ATIVIDADES DE ESCRITA EM INGLÊS - LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14243@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14243@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14243 |
Resumo: | [pt] Este trabalho analisa a produção escrita de aprendizes de inglês-língua estrangeira com o objetivo de descrever a interação que estes aprendizes estabelecem com textos multimodais (TM), em atividades que visam ao exercício de escrita associado a letramento visual e conscientização sobre gêneros textuais. Três áreas de pesquisa forneceram embasamento teórico para o estudo: multimodalidade, aprendizagem multimídia e ensino baseado em gêneros. Estudos em análise de imagens (Kress & Van Leeuwen, 1996; Rose, 2001) forneceram elementos para a elaboração de um modelo voltado para a sala de aula de língua estrangeira. A teoria da aprendizagem multimídia, postulada por Mayer (2001), apresentou-se como suporte para a combinação verbal/visual no ensino da escrita. O conceito de gênero como ação social (Miller, 1994; Bazerman, 1997, 2005) direcionou as atividades para uma introdução a gêneros textuais. Os dados compreendem os textos escritos por três alunos adultos em três atividades de escrita com propósitos distintos e diferentes tipos de imagem/TM: capa de revista com fotografia, anúncio de publicidade com fotografia e ilustração no livro didático. O material analisado inclui também a gravação de duas das análises em sala de aula e questionários respondidos posteriormente às atividades. A análise buscou evidências no texto escrito e no discurso do aprendiz em relação a: (1) interação com a imagem/TM: percepção (Aumont, 1990), dependência e aproveitamento dos elementos representados, através da análise da configuração tópica do texto (Brown & Yule, 1983) e das respostas aos questionários; (2) oportunidades de aprendizagem visando enriquecimento lexical e a conscientização sobre gênero textual; (3) o conhecimento tácito do gênero textual e a influência deste e do contexto macro na interação do aprendiz com a imagem/TM. Os resultados das análises sugerem, entre outros pontos, que (1) a dependência da imagem/TM tem relação com o grau de dificuldade sentido pelo aprendiz ao escrever seu texto; (2) o gênero textual selecionado para a atividade de escrita influencia fortemente a leitura e o aproveitamento que este aprendiz faz dos recursos visuais e verbais da imagem/TM e (3) a análise de imagens/TM pode enriquecer a sala de aula, levando o aprendiz a exercitar seu letramento visual. O conhecimento sobre a aprendizagem multimodal pode contribuir para a elaboração de materiais de ensino voltados para o exercício da escrita em ILE. |
id |
PUC_RIO-1_eeb6e852936ffc6f73a109e04c9e055c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:14243 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] LETRAMENTO VISUAL E ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTO: O ENCONTRO DO APRENDIZ COM TEXTOS MULTIMODAIS EM ATIVIDADES DE ESCRITA EM INGLÊS - LÍNGUA ESTRANGEIRA[en] VISUAL LITERACY AND THE TEACHING OF WRITING: LEARNER INTERACTION WITH MULTIMODAL TEXTS DURING WRITING TASKS IN EFL[pt] APRENDIZAGEM DE LINGUA ESTRANGEIRA[pt] LETRAMENTO VISUAL[pt] TEXTOS MULTIMODAIS[en] VISUAL LITERACY[pt] Este trabalho analisa a produção escrita de aprendizes de inglês-língua estrangeira com o objetivo de descrever a interação que estes aprendizes estabelecem com textos multimodais (TM), em atividades que visam ao exercício de escrita associado a letramento visual e conscientização sobre gêneros textuais. Três áreas de pesquisa forneceram embasamento teórico para o estudo: multimodalidade, aprendizagem multimídia e ensino baseado em gêneros. Estudos em análise de imagens (Kress & Van Leeuwen, 1996; Rose, 2001) forneceram elementos para a elaboração de um modelo voltado para a sala de aula de língua estrangeira. A teoria da aprendizagem multimídia, postulada por Mayer (2001), apresentou-se como suporte para a combinação verbal/visual no ensino da escrita. O conceito de gênero como ação social (Miller, 1994; Bazerman, 1997, 2005) direcionou as atividades para uma introdução a gêneros textuais. Os dados compreendem os textos escritos por três alunos adultos em três atividades de escrita com propósitos distintos e diferentes tipos de imagem/TM: capa de revista com fotografia, anúncio de publicidade com fotografia e ilustração no livro didático. O material analisado inclui também a gravação de duas das análises em sala de aula e questionários respondidos posteriormente às atividades. A análise buscou evidências no texto escrito e no discurso do aprendiz em relação a: (1) interação com a imagem/TM: percepção (Aumont, 1990), dependência e aproveitamento dos elementos representados, através da análise da configuração tópica do texto (Brown & Yule, 1983) e das respostas aos questionários; (2) oportunidades de aprendizagem visando enriquecimento lexical e a conscientização sobre gênero textual; (3) o conhecimento tácito do gênero textual e a influência deste e do contexto macro na interação do aprendiz com a imagem/TM. Os resultados das análises sugerem, entre outros pontos, que (1) a dependência da imagem/TM tem relação com o grau de dificuldade sentido pelo aprendiz ao escrever seu texto; (2) o gênero textual selecionado para a atividade de escrita influencia fortemente a leitura e o aproveitamento que este aprendiz faz dos recursos visuais e verbais da imagem/TM e (3) a análise de imagens/TM pode enriquecer a sala de aula, levando o aprendiz a exercitar seu letramento visual. O conhecimento sobre a aprendizagem multimodal pode contribuir para a elaboração de materiais de ensino voltados para o exercício da escrita em ILE.[en] This study analyses the written production of EFL learners with the purpose of describing how these learners interact with multimodal texts (MT) in writing tasks whose aims are the development of writing skills, visual literacy and genre awareness. Three areas of research served as the basis for the study: multimodality, multimedia learning and genre-based teaching. Studies of visual language (Kress & Van Leeuwen, 1996; Rose, 2001) provided the elements for a model of analysis to be used in language teaching classes. The multimedia learning theory, conceived by Mayer (2000), grounded the examination of the verbal/visual combination in the teaching of writing. The idea of genre as social action (Miller, 1994; Bazerman, 1997, 2005) guided the activities designed for genre awareness. The data include the texts written by three adult learners in tasks with specific pedagogical purposes and different types of images/MT: a magazine cover with a photograph, an advertisement with a photograph and a textbook illustration. It also includes the recorded material of two of the oral analyses in class and questionnaires completed by the students after the writing task. The analysis looked for evidence in the written texts and in the learners’ discourse concerning: (1) interaction with the image/MT: perception, dependence and use of the represented elements, through the analysis of the topic framework of the text (Brown & Yule, 1983) and the learners’ responses to the questionnaires; (2) learning opportunities focusing on lexical improvement and genre awareness; (3) tacit knowledge of the genre and its influence, as well as the influence of the macro context on the learners’ interaction with the image/MT. Some of the findings suggest that (1) dependence on the image/MT is closely related to the learner’s writing ability; (2) the genre selected for the activity strongly influences the learners’ responses and their use of the visual and verbal resources of the image/MT, and (3) multimodal text analysis can enrich the foreign language class, motivating learners to exercise their visual literacy. The knowledge of multimodal learning can contribute to the design of materials for the teaching of writing.MAXWELLBARBARA JANE WILCOX HEMAISVERA LUCIA CARVALHO GRADE SELVATICI2009-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14243@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14243@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14243porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:14243Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] LETRAMENTO VISUAL E ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTO: O ENCONTRO DO APRENDIZ COM TEXTOS MULTIMODAIS EM ATIVIDADES DE ESCRITA EM INGLÊS - LÍNGUA ESTRANGEIRA [en] VISUAL LITERACY AND THE TEACHING OF WRITING: LEARNER INTERACTION WITH MULTIMODAL TEXTS DURING WRITING TASKS IN EFL |
title |
[pt] LETRAMENTO VISUAL E ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTO: O ENCONTRO DO APRENDIZ COM TEXTOS MULTIMODAIS EM ATIVIDADES DE ESCRITA EM INGLÊS - LÍNGUA ESTRANGEIRA |
spellingShingle |
[pt] LETRAMENTO VISUAL E ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTO: O ENCONTRO DO APRENDIZ COM TEXTOS MULTIMODAIS EM ATIVIDADES DE ESCRITA EM INGLÊS - LÍNGUA ESTRANGEIRA VERA LUCIA CARVALHO GRADE SELVATICI [pt] APRENDIZAGEM DE LINGUA ESTRANGEIRA [pt] LETRAMENTO VISUAL [pt] TEXTOS MULTIMODAIS [en] VISUAL LITERACY |
title_short |
[pt] LETRAMENTO VISUAL E ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTO: O ENCONTRO DO APRENDIZ COM TEXTOS MULTIMODAIS EM ATIVIDADES DE ESCRITA EM INGLÊS - LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_full |
[pt] LETRAMENTO VISUAL E ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTO: O ENCONTRO DO APRENDIZ COM TEXTOS MULTIMODAIS EM ATIVIDADES DE ESCRITA EM INGLÊS - LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_fullStr |
[pt] LETRAMENTO VISUAL E ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTO: O ENCONTRO DO APRENDIZ COM TEXTOS MULTIMODAIS EM ATIVIDADES DE ESCRITA EM INGLÊS - LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_full_unstemmed |
[pt] LETRAMENTO VISUAL E ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTO: O ENCONTRO DO APRENDIZ COM TEXTOS MULTIMODAIS EM ATIVIDADES DE ESCRITA EM INGLÊS - LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_sort |
[pt] LETRAMENTO VISUAL E ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTO: O ENCONTRO DO APRENDIZ COM TEXTOS MULTIMODAIS EM ATIVIDADES DE ESCRITA EM INGLÊS - LÍNGUA ESTRANGEIRA |
author |
VERA LUCIA CARVALHO GRADE SELVATICI |
author_facet |
VERA LUCIA CARVALHO GRADE SELVATICI |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VERA LUCIA CARVALHO GRADE SELVATICI |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] APRENDIZAGEM DE LINGUA ESTRANGEIRA [pt] LETRAMENTO VISUAL [pt] TEXTOS MULTIMODAIS [en] VISUAL LITERACY |
topic |
[pt] APRENDIZAGEM DE LINGUA ESTRANGEIRA [pt] LETRAMENTO VISUAL [pt] TEXTOS MULTIMODAIS [en] VISUAL LITERACY |
description |
[pt] Este trabalho analisa a produção escrita de aprendizes de inglês-língua estrangeira com o objetivo de descrever a interação que estes aprendizes estabelecem com textos multimodais (TM), em atividades que visam ao exercício de escrita associado a letramento visual e conscientização sobre gêneros textuais. Três áreas de pesquisa forneceram embasamento teórico para o estudo: multimodalidade, aprendizagem multimídia e ensino baseado em gêneros. Estudos em análise de imagens (Kress & Van Leeuwen, 1996; Rose, 2001) forneceram elementos para a elaboração de um modelo voltado para a sala de aula de língua estrangeira. A teoria da aprendizagem multimídia, postulada por Mayer (2001), apresentou-se como suporte para a combinação verbal/visual no ensino da escrita. O conceito de gênero como ação social (Miller, 1994; Bazerman, 1997, 2005) direcionou as atividades para uma introdução a gêneros textuais. Os dados compreendem os textos escritos por três alunos adultos em três atividades de escrita com propósitos distintos e diferentes tipos de imagem/TM: capa de revista com fotografia, anúncio de publicidade com fotografia e ilustração no livro didático. O material analisado inclui também a gravação de duas das análises em sala de aula e questionários respondidos posteriormente às atividades. A análise buscou evidências no texto escrito e no discurso do aprendiz em relação a: (1) interação com a imagem/TM: percepção (Aumont, 1990), dependência e aproveitamento dos elementos representados, através da análise da configuração tópica do texto (Brown & Yule, 1983) e das respostas aos questionários; (2) oportunidades de aprendizagem visando enriquecimento lexical e a conscientização sobre gênero textual; (3) o conhecimento tácito do gênero textual e a influência deste e do contexto macro na interação do aprendiz com a imagem/TM. Os resultados das análises sugerem, entre outros pontos, que (1) a dependência da imagem/TM tem relação com o grau de dificuldade sentido pelo aprendiz ao escrever seu texto; (2) o gênero textual selecionado para a atividade de escrita influencia fortemente a leitura e o aproveitamento que este aprendiz faz dos recursos visuais e verbais da imagem/TM e (3) a análise de imagens/TM pode enriquecer a sala de aula, levando o aprendiz a exercitar seu letramento visual. O conhecimento sobre a aprendizagem multimodal pode contribuir para a elaboração de materiais de ensino voltados para o exercício da escrita em ILE. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14243@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14243@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14243 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14243@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14243@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822573118062592 |