[fr] DES ENFANCES DANS LA CRÈCHE: CORPS ET MÉMOIRE DANS LES PRATIQUES ET DANS LES DISCOURS DE L`ÉDUCATION ENFANTINE - UNE ÉTUDE DE CAS EN BELO HORIZONTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JOSE ALFREDO OLIVEIRA DEBORTOLI
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4999@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4999@3
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4999
Resumo: [pt] Esta tese apresenta um estudo da infância marcado por processos de partilha das relações sociais e produção da cultura. Propõe discutir a presença e a importância do brincar e da brincadeira na formação humana de crianças de 0 a 6 anos, filhos e filhas de famílias empobrecidas. Mediante a observação do cotidiano, pretendi conhecer processos de institucionalização de uma Educação Infantil que acontece em uma creche comunitária conveniada com a Prefeitura de Belo Horizonte. Foram analisados tempos, espaços e relações pedagógicas que se expressam como uma educação corporal. Também foram realizadas entrevistas individuais e coletivas, trazendo a fala das professoras para o centro das relações de elaboração da pesquisa. Foram focalizados os lugares sociais e os discursos que condicionam e materializam os sujeitos no processo de escrita de uma história da Educação Infantil, enfantizando, nesse sentido, o projeto cultural que, em Belo Horizonte, constitui a formação e a trajetória de crianças e professoras. Esta tese vem realçar uma atenção aos significados que emergem das experiências e da narrativa de uma história partilhada, destacando a importância de reassumir uma condição de sujeitos na produção das práticas, das teorias, dos instrumentos e dos processos de apropriação e deciframento do mundo. As brincadeiras, as artes e as práticas corporais evidenciaram-se como conhecimentos contextualizados em uma cultura contemporânea. Tanto trazem marcas de uma institucionalização das relações como abrem brechas para a mediação das experiências sociais, revelando-se como dimensão ética e estética do humano, tempo-espaço de ampliação das possibilidades de ler o mundo e escrever uma história coletiva.
id PUC_RIO-1_ef49c30fcdc4a4ea680760ee400ee235
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:4999
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [fr] DES ENFANCES DANS LA CRÈCHE: CORPS ET MÉMOIRE DANS LES PRATIQUES ET DANS LES DISCOURS DE L`ÉDUCATION ENFANTINE - UNE ÉTUDE DE CAS EN BELO HORIZONTE[pt] INFÂNCIAS NA CRECHE: CORPO E MEMÓRIA NAS PRÁTICAS E NOS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL - UM ESTUDO DE CASO EM BELO HORIZONTE[pt] EDUCACAO[pt] CORPO[pt] EDUCACAO INFANTIL[pt] INFANCIA[pt] FORMACAO DE PROFESSORES[pt] MEMORIA[fr] EDUCATION[fr] CORPS[fr] EDUCATION ENFANTINE[fr] ENFANCE[fr] FORMATION DES ENSEIGNANTS[fr] MEMOIRE[pt] Esta tese apresenta um estudo da infância marcado por processos de partilha das relações sociais e produção da cultura. Propõe discutir a presença e a importância do brincar e da brincadeira na formação humana de crianças de 0 a 6 anos, filhos e filhas de famílias empobrecidas. Mediante a observação do cotidiano, pretendi conhecer processos de institucionalização de uma Educação Infantil que acontece em uma creche comunitária conveniada com a Prefeitura de Belo Horizonte. Foram analisados tempos, espaços e relações pedagógicas que se expressam como uma educação corporal. Também foram realizadas entrevistas individuais e coletivas, trazendo a fala das professoras para o centro das relações de elaboração da pesquisa. Foram focalizados os lugares sociais e os discursos que condicionam e materializam os sujeitos no processo de escrita de uma história da Educação Infantil, enfantizando, nesse sentido, o projeto cultural que, em Belo Horizonte, constitui a formação e a trajetória de crianças e professoras. Esta tese vem realçar uma atenção aos significados que emergem das experiências e da narrativa de uma história partilhada, destacando a importância de reassumir uma condição de sujeitos na produção das práticas, das teorias, dos instrumentos e dos processos de apropriação e deciframento do mundo. As brincadeiras, as artes e as práticas corporais evidenciaram-se como conhecimentos contextualizados em uma cultura contemporânea. Tanto trazem marcas de uma institucionalização das relações como abrem brechas para a mediação das experiências sociais, revelando-se como dimensão ética e estética do humano, tempo-espaço de ampliação das possibilidades de ler o mundo e escrever uma história coletiva.[fr] Cette thèse rend compte d´une étude sur l´enfance, marquée par des processus de partage des rapports sociaux et par la production de culture. Elle propose de discuter l´événement et l´importance du jouer et du jeux pour la formation humaine des enfants âgés de 0 à 6 ans. Par le biais de l´observation du quotidien j´ai eu l´intention de connaître les processus d´institutionalisation d´une éducation infantine mise en place dans une crèche communautaire liée à la Mairie de Belo Horizonte. Les temps, les espaces et les rapports pédagogiques qui s´expriment comme une éducation corporelle. Des entretiens individuels et collectifs ont été conduits en mettant la parole des enseignantes sur le centre des rapports pour l´élaboration de la recherche. On a mis l´accent sur les places sociales et sur les discours conditionnant et matérialisant les sujets dans le processus de l´écriture d´une histoire de l´éducation enfatine en soulignant dans ce sens le projet culturel qui, à Belo Horizonte, constituant aussi la formation et la trajectoire des enfants et des enseignants. Cet ouvrage met en relief une attention aux signifiés issus des expériences et de la narration d´une histoire partagée en relevant l´importance d´assumer encore une fois les conditions des sujets pour la production des pratiques, des théories, des instruments et des processus d´appropriation et de déchifrage du monde. Les jeux, les arts, aussi que les pratiques corporelles se sont montrés comme des connaissances contextualisées dans une culture comtemporaine, porteuses des empreintes d´une institutionalisation des rapports et qui ouvrent des brèches pour la médiation des expériences sociales en se révélant en tant que dimension éthique et esthétique de l´humain, que temps-espace de l´ampliation des possibilités de lire le monde et d´écrire une histoire collective.MAXWELLSONIA KRAMERJOSE ALFREDO OLIVEIRA DEBORTOLI2004-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4999@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4999@3http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4999porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4999Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [fr] DES ENFANCES DANS LA CRÈCHE: CORPS ET MÉMOIRE DANS LES PRATIQUES ET DANS LES DISCOURS DE L`ÉDUCATION ENFANTINE - UNE ÉTUDE DE CAS EN BELO HORIZONTE
[pt] INFÂNCIAS NA CRECHE: CORPO E MEMÓRIA NAS PRÁTICAS E NOS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL - UM ESTUDO DE CASO EM BELO HORIZONTE
title [fr] DES ENFANCES DANS LA CRÈCHE: CORPS ET MÉMOIRE DANS LES PRATIQUES ET DANS LES DISCOURS DE L`ÉDUCATION ENFANTINE - UNE ÉTUDE DE CAS EN BELO HORIZONTE
spellingShingle [fr] DES ENFANCES DANS LA CRÈCHE: CORPS ET MÉMOIRE DANS LES PRATIQUES ET DANS LES DISCOURS DE L`ÉDUCATION ENFANTINE - UNE ÉTUDE DE CAS EN BELO HORIZONTE
JOSE ALFREDO OLIVEIRA DEBORTOLI
[pt] EDUCACAO
[pt] CORPO
[pt] EDUCACAO INFANTIL
[pt] INFANCIA
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES
[pt] MEMORIA
[fr] EDUCATION
[fr] CORPS
[fr] EDUCATION ENFANTINE
[fr] ENFANCE
[fr] FORMATION DES ENSEIGNANTS
[fr] MEMOIRE
title_short [fr] DES ENFANCES DANS LA CRÈCHE: CORPS ET MÉMOIRE DANS LES PRATIQUES ET DANS LES DISCOURS DE L`ÉDUCATION ENFANTINE - UNE ÉTUDE DE CAS EN BELO HORIZONTE
title_full [fr] DES ENFANCES DANS LA CRÈCHE: CORPS ET MÉMOIRE DANS LES PRATIQUES ET DANS LES DISCOURS DE L`ÉDUCATION ENFANTINE - UNE ÉTUDE DE CAS EN BELO HORIZONTE
title_fullStr [fr] DES ENFANCES DANS LA CRÈCHE: CORPS ET MÉMOIRE DANS LES PRATIQUES ET DANS LES DISCOURS DE L`ÉDUCATION ENFANTINE - UNE ÉTUDE DE CAS EN BELO HORIZONTE
title_full_unstemmed [fr] DES ENFANCES DANS LA CRÈCHE: CORPS ET MÉMOIRE DANS LES PRATIQUES ET DANS LES DISCOURS DE L`ÉDUCATION ENFANTINE - UNE ÉTUDE DE CAS EN BELO HORIZONTE
title_sort [fr] DES ENFANCES DANS LA CRÈCHE: CORPS ET MÉMOIRE DANS LES PRATIQUES ET DANS LES DISCOURS DE L`ÉDUCATION ENFANTINE - UNE ÉTUDE DE CAS EN BELO HORIZONTE
author JOSE ALFREDO OLIVEIRA DEBORTOLI
author_facet JOSE ALFREDO OLIVEIRA DEBORTOLI
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SONIA KRAMER
dc.contributor.author.fl_str_mv JOSE ALFREDO OLIVEIRA DEBORTOLI
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] EDUCACAO
[pt] CORPO
[pt] EDUCACAO INFANTIL
[pt] INFANCIA
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES
[pt] MEMORIA
[fr] EDUCATION
[fr] CORPS
[fr] EDUCATION ENFANTINE
[fr] ENFANCE
[fr] FORMATION DES ENSEIGNANTS
[fr] MEMOIRE
topic [pt] EDUCACAO
[pt] CORPO
[pt] EDUCACAO INFANTIL
[pt] INFANCIA
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES
[pt] MEMORIA
[fr] EDUCATION
[fr] CORPS
[fr] EDUCATION ENFANTINE
[fr] ENFANCE
[fr] FORMATION DES ENSEIGNANTS
[fr] MEMOIRE
description [pt] Esta tese apresenta um estudo da infância marcado por processos de partilha das relações sociais e produção da cultura. Propõe discutir a presença e a importância do brincar e da brincadeira na formação humana de crianças de 0 a 6 anos, filhos e filhas de famílias empobrecidas. Mediante a observação do cotidiano, pretendi conhecer processos de institucionalização de uma Educação Infantil que acontece em uma creche comunitária conveniada com a Prefeitura de Belo Horizonte. Foram analisados tempos, espaços e relações pedagógicas que se expressam como uma educação corporal. Também foram realizadas entrevistas individuais e coletivas, trazendo a fala das professoras para o centro das relações de elaboração da pesquisa. Foram focalizados os lugares sociais e os discursos que condicionam e materializam os sujeitos no processo de escrita de uma história da Educação Infantil, enfantizando, nesse sentido, o projeto cultural que, em Belo Horizonte, constitui a formação e a trajetória de crianças e professoras. Esta tese vem realçar uma atenção aos significados que emergem das experiências e da narrativa de uma história partilhada, destacando a importância de reassumir uma condição de sujeitos na produção das práticas, das teorias, dos instrumentos e dos processos de apropriação e deciframento do mundo. As brincadeiras, as artes e as práticas corporais evidenciaram-se como conhecimentos contextualizados em uma cultura contemporânea. Tanto trazem marcas de uma institucionalização das relações como abrem brechas para a mediação das experiências sociais, revelando-se como dimensão ética e estética do humano, tempo-espaço de ampliação das possibilidades de ler o mundo e escrever uma história coletiva.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4999@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4999@3
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4999
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4999@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4999@3
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822549586968576