MANUTENÇÃO E INSPEÇÃO BASEADAS EM RISCO APLICADAS A BALSAS DE SERVIÇO OFFSHORE: PROPOSIÇÃO DE MÉTODO PARA A TOMADA DE DECISÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAURO AUGUSTO MARTINS JUNIOR
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22103@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22103@2
Resumo: A Manutenção e Inspeção Baseada em Risco (IBR) compreende a utilização de ferramentas de cálculo de engenharia como análise estrutural por elementos finitos, análise de corrosão e fadiga, análise de risco e confiabilidade estrutural, de forma integrada, a fim de elaborar os planos de inspeção de maneira racional otimizada. No caso de inspeção de balsas para serviço offshore, particularmente da estrutura do convés principal da balsa, técnicas de análise de risco podem ser aplicadas para que se possam determinar os intervalos de inspeção de cada elemento da estrutura. Como resultado final, tem-se um plano de inspeção otimizado e aplicado à realidade estrutural da unidade. A presente dissertação tem por objetivo propor um método de predição baseado em IBR para aperfeiçoamento de processos de tomada de decisão referentes à manutenção de balsas para serviço offshore de uma grande empresa brasileira do setor de petróleo e gás natural. Apresenta-se um estudo de caso focalizando uma aplicação do método de predição em uma das balsas de serviço offshore da empresa – a Balsa de Serviço 3 (BS-3). Os resultados do estudo de caso permitem afirmar que a adoção de ferramentas de inspeção baseada em risco podem aumentar o TLV (Tempo Limite de Vida) das balsas de serviço offshore. Como consequência, os benefícios potenciais são: redução das incertezas associadas; identificação de avarias devido à deterioração estrutural; redução de custos de manutenção; e, principalmente, diminuição do tempo da paralisação das balsas de serviço.
id PUC_RIO-1_ef87816af1bc177b1f8073acd408f480
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:22103
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMANUTENÇÃO E INSPEÇÃO BASEADAS EM RISCO APLICADAS A BALSAS DE SERVIÇO OFFSHORE: PROPOSIÇÃO DE MÉTODO PARA A TOMADA DE DECISÃORISK-BASED MAINTENANCE AND INSPECTION APPLIED TO OFFSHORE SERVICE BARGES: PROPOSITION OF A METHOD FOR DECISION-MAKING2012-12-29MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA37581023753lattes.cnpq.br/0685708886758224MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA37581023753lattes.cnpq.br/0685708886758224MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDAREINALDO CASTRO SOUZAMARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDAMARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDAMAURICIO NOGUEIRA FROTA08345188729MAURO AUGUSTO MARTINS JUNIORPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM METROLOGIAPUC-RioBRA Manutenção e Inspeção Baseada em Risco (IBR) compreende a utilização de ferramentas de cálculo de engenharia como análise estrutural por elementos finitos, análise de corrosão e fadiga, análise de risco e confiabilidade estrutural, de forma integrada, a fim de elaborar os planos de inspeção de maneira racional otimizada. No caso de inspeção de balsas para serviço offshore, particularmente da estrutura do convés principal da balsa, técnicas de análise de risco podem ser aplicadas para que se possam determinar os intervalos de inspeção de cada elemento da estrutura. Como resultado final, tem-se um plano de inspeção otimizado e aplicado à realidade estrutural da unidade. A presente dissertação tem por objetivo propor um método de predição baseado em IBR para aperfeiçoamento de processos de tomada de decisão referentes à manutenção de balsas para serviço offshore de uma grande empresa brasileira do setor de petróleo e gás natural. Apresenta-se um estudo de caso focalizando uma aplicação do método de predição em uma das balsas de serviço offshore da empresa – a Balsa de Serviço 3 (BS-3). Os resultados do estudo de caso permitem afirmar que a adoção de ferramentas de inspeção baseada em risco podem aumentar o TLV (Tempo Limite de Vida) das balsas de serviço offshore. Como consequência, os benefícios potenciais são: redução das incertezas associadas; identificação de avarias devido à deterioração estrutural; redução de custos de manutenção; e, principalmente, diminuição do tempo da paralisação das balsas de serviço.Risk-Based Inspection (RBI) involves the use of engineering calculation tools such as finite element structural analysis, corrosion and fatigue analysis, risk analysis and structural reliability in an integrated framework, in order to develop inspection plans in a rational and optimized manner. RBI attempts to map the structure degradation curve, in deterministic or probabilistic way. Once defined the degradation curve for the different areas of the structure, risk analysis techniques are applied to determine inspection intervals concerning each element of the structure. As final result, it is possible to obtain an optimized inspection plan applied to the structural reality of the unit. The objective of this dissertation is to propose a prediction method, based on RBI, to improve the decision-making process focusing on maintenance of offshore service barges of a large oil and gas company in Brazil. It presents a case study concerning an application of this prediction method in one of the offshore service barges of this company – Offshore Service Barge 3 (BS-3). The results show that the adoption of preventive inspections can enlarge the TLV (Time Limit of Life) of this type of unit. As a consequence, the potential benefits are: reduction of uncertainties; identification of faults due to structural deterioration; maintenance costs reduction; and, decreasing of time breakdowns concerning barge services.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22103@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22103@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:19:28Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:22103Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv MANUTENÇÃO E INSPEÇÃO BASEADAS EM RISCO APLICADAS A BALSAS DE SERVIÇO OFFSHORE: PROPOSIÇÃO DE MÉTODO PARA A TOMADA DE DECISÃO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv RISK-BASED MAINTENANCE AND INSPECTION APPLIED TO OFFSHORE SERVICE BARGES: PROPOSITION OF A METHOD FOR DECISION-MAKING
title MANUTENÇÃO E INSPEÇÃO BASEADAS EM RISCO APLICADAS A BALSAS DE SERVIÇO OFFSHORE: PROPOSIÇÃO DE MÉTODO PARA A TOMADA DE DECISÃO
spellingShingle MANUTENÇÃO E INSPEÇÃO BASEADAS EM RISCO APLICADAS A BALSAS DE SERVIÇO OFFSHORE: PROPOSIÇÃO DE MÉTODO PARA A TOMADA DE DECISÃO
MAURO AUGUSTO MARTINS JUNIOR
title_short MANUTENÇÃO E INSPEÇÃO BASEADAS EM RISCO APLICADAS A BALSAS DE SERVIÇO OFFSHORE: PROPOSIÇÃO DE MÉTODO PARA A TOMADA DE DECISÃO
title_full MANUTENÇÃO E INSPEÇÃO BASEADAS EM RISCO APLICADAS A BALSAS DE SERVIÇO OFFSHORE: PROPOSIÇÃO DE MÉTODO PARA A TOMADA DE DECISÃO
title_fullStr MANUTENÇÃO E INSPEÇÃO BASEADAS EM RISCO APLICADAS A BALSAS DE SERVIÇO OFFSHORE: PROPOSIÇÃO DE MÉTODO PARA A TOMADA DE DECISÃO
title_full_unstemmed MANUTENÇÃO E INSPEÇÃO BASEADAS EM RISCO APLICADAS A BALSAS DE SERVIÇO OFFSHORE: PROPOSIÇÃO DE MÉTODO PARA A TOMADA DE DECISÃO
title_sort MANUTENÇÃO E INSPEÇÃO BASEADAS EM RISCO APLICADAS A BALSAS DE SERVIÇO OFFSHORE: PROPOSIÇÃO DE MÉTODO PARA A TOMADA DE DECISÃO
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author MAURO AUGUSTO MARTINS JUNIOR
author_facet MAURO AUGUSTO MARTINS JUNIOR
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 37581023753
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 37581023753
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0685708886758224
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0685708886758224
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv REINALDO CASTRO SOUZA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv MAURICIO NOGUEIRA FROTA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 08345188729
dc.contributor.author.fl_str_mv MAURO AUGUSTO MARTINS JUNIOR
contributor_str_mv MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA
MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA
MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA
REINALDO CASTRO SOUZA
MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA
MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA
MAURICIO NOGUEIRA FROTA
description A Manutenção e Inspeção Baseada em Risco (IBR) compreende a utilização de ferramentas de cálculo de engenharia como análise estrutural por elementos finitos, análise de corrosão e fadiga, análise de risco e confiabilidade estrutural, de forma integrada, a fim de elaborar os planos de inspeção de maneira racional otimizada. No caso de inspeção de balsas para serviço offshore, particularmente da estrutura do convés principal da balsa, técnicas de análise de risco podem ser aplicadas para que se possam determinar os intervalos de inspeção de cada elemento da estrutura. Como resultado final, tem-se um plano de inspeção otimizado e aplicado à realidade estrutural da unidade. A presente dissertação tem por objetivo propor um método de predição baseado em IBR para aperfeiçoamento de processos de tomada de decisão referentes à manutenção de balsas para serviço offshore de uma grande empresa brasileira do setor de petróleo e gás natural. Apresenta-se um estudo de caso focalizando uma aplicação do método de predição em uma das balsas de serviço offshore da empresa – a Balsa de Serviço 3 (BS-3). Os resultados do estudo de caso permitem afirmar que a adoção de ferramentas de inspeção baseada em risco podem aumentar o TLV (Tempo Limite de Vida) das balsas de serviço offshore. Como consequência, os benefícios potenciais são: redução das incertezas associadas; identificação de avarias devido à deterioração estrutural; redução de custos de manutenção; e, principalmente, diminuição do tempo da paralisação das balsas de serviço.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22103@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22103@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22103@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22103@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM METROLOGIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324916634058752