JOGAR E BRINCAR DE CRIANÇAS PANTANEIRAS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DAS ÁGUAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROGERIO ZAIM DE MELO
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52722@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52722@2
Resumo: O Pantanal sul-mato-grossense, no município de Corumbá, possui as denominadas Escola das Águas, assim chamadas por estarem situadas em regiões de difícil acesso e sofrerem a influência do ciclo das águas do pantanal, período marcado pela cheia dos rios, de dezembro a junho e a vazante dos mesmos, nos meses restantes. A tese tem o propósito de analisar a cultura lúdica das crianças de uma Escola das Águas, e sua relação com a experiência escolar tendo como questões norteadoras como é constituída a cultura lúdica de crianças das águas? Do que brincam e como brincam crianças pantaneiras, isoladas, temporariamente do meio urbano? Como aprendem os jogos e brincadeiras que realizam? Têm acesso a mídias? Como expressam sua cultura lúdica e sua aprendizagem do brincar no ambiente escolar? Como relacionam cultura lúdica e cultura escolar no período em que residem na escola? Foram realizadas observações, entrevistas, desenhos produzidos pelas crianças sobre jogos e brincadeiras e fotografias de jogos e brincadeiras realizados pelas crianças na escola na Escola Fazenda Santa Mônica. O levantamento dos dados teve a duração de 15 dias em agosto de 2016. Participaram do estudo 31 alunos, 04 professores e 02 monitores. Os dados foram analisados e categorizados em cinco eixos temáticos: 1. Tipologia do jogo/brincadeira empregado; 2. Preferência lúdica das crianças 3. Meios de transmissão da cultura lúdica; 4. Presença de mídias na cultura lúdica; e 5. Cultura lúdica e cultura escolar. A pesquisa apontou que a cultura escolar é um elemento limitador da cultura lúdica das crianças, principalmente no que diz respeito a brincadeiras feitas na natureza. A cultura pantaneira é quase inexistente nas atividades lúdicas desenvolvidas pelas crianças.
id PUC_RIO-1_ef96b1698d1e5cf850e3d81dc97a0d62
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:52722
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisJOGAR E BRINCAR DE CRIANÇAS PANTANEIRAS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DAS ÁGUASPLAY OF PANTANAL CHILDREN AND THE RELATIONSHIP WITH SCHOOL CULTURE: A STUDY IN A ESCOLAS DAS ÁGUAS2017-09-25ROSALIA MARIA DUARTE69087156715lattes.cnpq.br/8252075995504939ROSALIA MARIA DUARTEMARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHOZENA WINONA EISENBERGVERA MARIA RAMOS DE VASCONCELLOSVERA MARIA RAMOS DE VASCONCELLOS55817858134ROGERIO ZAIM DE MELOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRO Pantanal sul-mato-grossense, no município de Corumbá, possui as denominadas Escola das Águas, assim chamadas por estarem situadas em regiões de difícil acesso e sofrerem a influência do ciclo das águas do pantanal, período marcado pela cheia dos rios, de dezembro a junho e a vazante dos mesmos, nos meses restantes. A tese tem o propósito de analisar a cultura lúdica das crianças de uma Escola das Águas, e sua relação com a experiência escolar tendo como questões norteadoras como é constituída a cultura lúdica de crianças das águas? Do que brincam e como brincam crianças pantaneiras, isoladas, temporariamente do meio urbano? Como aprendem os jogos e brincadeiras que realizam? Têm acesso a mídias? Como expressam sua cultura lúdica e sua aprendizagem do brincar no ambiente escolar? Como relacionam cultura lúdica e cultura escolar no período em que residem na escola? Foram realizadas observações, entrevistas, desenhos produzidos pelas crianças sobre jogos e brincadeiras e fotografias de jogos e brincadeiras realizados pelas crianças na escola na Escola Fazenda Santa Mônica. O levantamento dos dados teve a duração de 15 dias em agosto de 2016. Participaram do estudo 31 alunos, 04 professores e 02 monitores. Os dados foram analisados e categorizados em cinco eixos temáticos: 1. Tipologia do jogo/brincadeira empregado; 2. Preferência lúdica das crianças 3. Meios de transmissão da cultura lúdica; 4. Presença de mídias na cultura lúdica; e 5. Cultura lúdica e cultura escolar. A pesquisa apontou que a cultura escolar é um elemento limitador da cultura lúdica das crianças, principalmente no que diz respeito a brincadeiras feitas na natureza. A cultura pantaneira é quase inexistente nas atividades lúdicas desenvolvidas pelas crianças.The Pantanal in Mato Grosso do Sul, in Corumbá city, possesses the Escola das Águas (School of Waters), so called since they are located in an area that is difficult access because of the influence of the Pantanal water cycle. A period noted by rivers flooding from December to June and the low waters in the remaining months. The purpose of this thesis is to analyze the children s ludic culture in a Escola das Águas and its relationship with the school experience, with the primary question of how the children s ludic culture is comprised. What do Pantanal children do for play and how do they play being isolated during temporary occasions from the urban environment. How do they learn, and which games they play? Do they have access to media? How do they express their play culture and learning of play in the school environment? How do they relate ludic culture and school culture in the period in which they are in school? This thesis will include observations, interviews, drawings produced by the children about games and photographs of games made by the children in Escola Fazenda Santa Mônica. Data survey lasted 15 days in August 2016.Thirty-one students, four teachers and two monitors have participated in the study. The data was analyzed and categorized into five thematic axes: 1. Type of game / game used; 2. Children s playful preferences 3. Ludic cultures means of transmission; 4. Presence of media in the ludic culture; And 5. Ludic culture and school culture. The research pointed out that the school culture is a limiting element of the children s ludic culture, especially when it comes to games taking place in nature. Pantaneira s culture is almost non-existent in the game activities developed by children. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRODOUTORADO INTERISTITUCIONALhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52722@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52722@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:00:22Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:52722Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-09-05T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv JOGAR E BRINCAR DE CRIANÇAS PANTANEIRAS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DAS ÁGUAS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv PLAY OF PANTANAL CHILDREN AND THE RELATIONSHIP WITH SCHOOL CULTURE: A STUDY IN A ESCOLAS DAS ÁGUAS
title JOGAR E BRINCAR DE CRIANÇAS PANTANEIRAS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DAS ÁGUAS
spellingShingle JOGAR E BRINCAR DE CRIANÇAS PANTANEIRAS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DAS ÁGUAS
ROGERIO ZAIM DE MELO
title_short JOGAR E BRINCAR DE CRIANÇAS PANTANEIRAS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DAS ÁGUAS
title_full JOGAR E BRINCAR DE CRIANÇAS PANTANEIRAS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DAS ÁGUAS
title_fullStr JOGAR E BRINCAR DE CRIANÇAS PANTANEIRAS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DAS ÁGUAS
title_full_unstemmed JOGAR E BRINCAR DE CRIANÇAS PANTANEIRAS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DAS ÁGUAS
title_sort JOGAR E BRINCAR DE CRIANÇAS PANTANEIRAS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DAS ÁGUAS
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author ROGERIO ZAIM DE MELO
author_facet ROGERIO ZAIM DE MELO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 69087156715
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8252075995504939
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ZENA WINONA EISENBERG
dc.contributor.referee4.fl_str_mv VERA MARIA RAMOS DE VASCONCELLOS
dc.contributor.referee5.fl_str_mv VERA MARIA RAMOS DE VASCONCELLOS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 55817858134
dc.contributor.author.fl_str_mv ROGERIO ZAIM DE MELO
contributor_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
ROSALIA MARIA DUARTE
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO
ZENA WINONA EISENBERG
VERA MARIA RAMOS DE VASCONCELLOS
VERA MARIA RAMOS DE VASCONCELLOS
description O Pantanal sul-mato-grossense, no município de Corumbá, possui as denominadas Escola das Águas, assim chamadas por estarem situadas em regiões de difícil acesso e sofrerem a influência do ciclo das águas do pantanal, período marcado pela cheia dos rios, de dezembro a junho e a vazante dos mesmos, nos meses restantes. A tese tem o propósito de analisar a cultura lúdica das crianças de uma Escola das Águas, e sua relação com a experiência escolar tendo como questões norteadoras como é constituída a cultura lúdica de crianças das águas? Do que brincam e como brincam crianças pantaneiras, isoladas, temporariamente do meio urbano? Como aprendem os jogos e brincadeiras que realizam? Têm acesso a mídias? Como expressam sua cultura lúdica e sua aprendizagem do brincar no ambiente escolar? Como relacionam cultura lúdica e cultura escolar no período em que residem na escola? Foram realizadas observações, entrevistas, desenhos produzidos pelas crianças sobre jogos e brincadeiras e fotografias de jogos e brincadeiras realizados pelas crianças na escola na Escola Fazenda Santa Mônica. O levantamento dos dados teve a duração de 15 dias em agosto de 2016. Participaram do estudo 31 alunos, 04 professores e 02 monitores. Os dados foram analisados e categorizados em cinco eixos temáticos: 1. Tipologia do jogo/brincadeira empregado; 2. Preferência lúdica das crianças 3. Meios de transmissão da cultura lúdica; 4. Presença de mídias na cultura lúdica; e 5. Cultura lúdica e cultura escolar. A pesquisa apontou que a cultura escolar é um elemento limitador da cultura lúdica das crianças, principalmente no que diz respeito a brincadeiras feitas na natureza. A cultura pantaneira é quase inexistente nas atividades lúdicas desenvolvidas pelas crianças.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52722@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52722@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52722@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52722@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324956098265088