JOGAR E BRINCAR DE CRIANÇAS PANTANEIRAS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DAS ÁGUAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52722@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52722@2 |
Resumo: | O Pantanal sul-mato-grossense, no município de Corumbá, possui as denominadas Escola das Águas, assim chamadas por estarem situadas em regiões de difícil acesso e sofrerem a influência do ciclo das águas do pantanal, período marcado pela cheia dos rios, de dezembro a junho e a vazante dos mesmos, nos meses restantes. A tese tem o propósito de analisar a cultura lúdica das crianças de uma Escola das Águas, e sua relação com a experiência escolar tendo como questões norteadoras como é constituída a cultura lúdica de crianças das águas? Do que brincam e como brincam crianças pantaneiras, isoladas, temporariamente do meio urbano? Como aprendem os jogos e brincadeiras que realizam? Têm acesso a mídias? Como expressam sua cultura lúdica e sua aprendizagem do brincar no ambiente escolar? Como relacionam cultura lúdica e cultura escolar no período em que residem na escola? Foram realizadas observações, entrevistas, desenhos produzidos pelas crianças sobre jogos e brincadeiras e fotografias de jogos e brincadeiras realizados pelas crianças na escola na Escola Fazenda Santa Mônica. O levantamento dos dados teve a duração de 15 dias em agosto de 2016. Participaram do estudo 31 alunos, 04 professores e 02 monitores. Os dados foram analisados e categorizados em cinco eixos temáticos: 1. Tipologia do jogo/brincadeira empregado; 2. Preferência lúdica das crianças 3. Meios de transmissão da cultura lúdica; 4. Presença de mídias na cultura lúdica; e 5. Cultura lúdica e cultura escolar. A pesquisa apontou que a cultura escolar é um elemento limitador da cultura lúdica das crianças, principalmente no que diz respeito a brincadeiras feitas na natureza. A cultura pantaneira é quase inexistente nas atividades lúdicas desenvolvidas pelas crianças. |
id |
PUC_RIO-1_ef96b1698d1e5cf850e3d81dc97a0d62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:52722 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisJOGAR E BRINCAR DE CRIANÇAS PANTANEIRAS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DAS ÁGUASPLAY OF PANTANAL CHILDREN AND THE RELATIONSHIP WITH SCHOOL CULTURE: A STUDY IN A ESCOLAS DAS ÁGUAS2017-09-25ROSALIA MARIA DUARTE69087156715lattes.cnpq.br/8252075995504939ROSALIA MARIA DUARTEMARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHOZENA WINONA EISENBERGVERA MARIA RAMOS DE VASCONCELLOSVERA MARIA RAMOS DE VASCONCELLOS55817858134ROGERIO ZAIM DE MELOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRO Pantanal sul-mato-grossense, no município de Corumbá, possui as denominadas Escola das Águas, assim chamadas por estarem situadas em regiões de difícil acesso e sofrerem a influência do ciclo das águas do pantanal, período marcado pela cheia dos rios, de dezembro a junho e a vazante dos mesmos, nos meses restantes. A tese tem o propósito de analisar a cultura lúdica das crianças de uma Escola das Águas, e sua relação com a experiência escolar tendo como questões norteadoras como é constituída a cultura lúdica de crianças das águas? Do que brincam e como brincam crianças pantaneiras, isoladas, temporariamente do meio urbano? Como aprendem os jogos e brincadeiras que realizam? Têm acesso a mídias? Como expressam sua cultura lúdica e sua aprendizagem do brincar no ambiente escolar? Como relacionam cultura lúdica e cultura escolar no período em que residem na escola? Foram realizadas observações, entrevistas, desenhos produzidos pelas crianças sobre jogos e brincadeiras e fotografias de jogos e brincadeiras realizados pelas crianças na escola na Escola Fazenda Santa Mônica. O levantamento dos dados teve a duração de 15 dias em agosto de 2016. Participaram do estudo 31 alunos, 04 professores e 02 monitores. Os dados foram analisados e categorizados em cinco eixos temáticos: 1. Tipologia do jogo/brincadeira empregado; 2. Preferência lúdica das crianças 3. Meios de transmissão da cultura lúdica; 4. Presença de mídias na cultura lúdica; e 5. Cultura lúdica e cultura escolar. A pesquisa apontou que a cultura escolar é um elemento limitador da cultura lúdica das crianças, principalmente no que diz respeito a brincadeiras feitas na natureza. A cultura pantaneira é quase inexistente nas atividades lúdicas desenvolvidas pelas crianças.The Pantanal in Mato Grosso do Sul, in Corumbá city, possesses the Escola das Águas (School of Waters), so called since they are located in an area that is difficult access because of the influence of the Pantanal water cycle. A period noted by rivers flooding from December to June and the low waters in the remaining months. The purpose of this thesis is to analyze the children s ludic culture in a Escola das Águas and its relationship with the school experience, with the primary question of how the children s ludic culture is comprised. What do Pantanal children do for play and how do they play being isolated during temporary occasions from the urban environment. How do they learn, and which games they play? Do they have access to media? How do they express their play culture and learning of play in the school environment? How do they relate ludic culture and school culture in the period in which they are in school? This thesis will include observations, interviews, drawings produced by the children about games and photographs of games made by the children in Escola Fazenda Santa Mônica. Data survey lasted 15 days in August 2016.Thirty-one students, four teachers and two monitors have participated in the study. The data was analyzed and categorized into five thematic axes: 1. Type of game / game used; 2. Children s playful preferences 3. Ludic cultures means of transmission; 4. Presence of media in the ludic culture; And 5. Ludic culture and school culture. The research pointed out that the school culture is a limiting element of the children s ludic culture, especially when it comes to games taking place in nature. Pantaneira s culture is almost non-existent in the game activities developed by children. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRODOUTORADO INTERISTITUCIONALhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52722@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52722@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:00:22Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:52722Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-09-05T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
JOGAR E BRINCAR DE CRIANÇAS PANTANEIRAS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DAS ÁGUAS |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
PLAY OF PANTANAL CHILDREN AND THE RELATIONSHIP WITH SCHOOL CULTURE: A STUDY IN A ESCOLAS DAS ÁGUAS |
title |
JOGAR E BRINCAR DE CRIANÇAS PANTANEIRAS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DAS ÁGUAS |
spellingShingle |
JOGAR E BRINCAR DE CRIANÇAS PANTANEIRAS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DAS ÁGUAS ROGERIO ZAIM DE MELO |
title_short |
JOGAR E BRINCAR DE CRIANÇAS PANTANEIRAS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DAS ÁGUAS |
title_full |
JOGAR E BRINCAR DE CRIANÇAS PANTANEIRAS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DAS ÁGUAS |
title_fullStr |
JOGAR E BRINCAR DE CRIANÇAS PANTANEIRAS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DAS ÁGUAS |
title_full_unstemmed |
JOGAR E BRINCAR DE CRIANÇAS PANTANEIRAS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DAS ÁGUAS |
title_sort |
JOGAR E BRINCAR DE CRIANÇAS PANTANEIRAS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DAS ÁGUAS |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
ROGERIO ZAIM DE MELO |
author_facet |
ROGERIO ZAIM DE MELO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ROSALIA MARIA DUARTE |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
69087156715 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/8252075995504939 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ROSALIA MARIA DUARTE |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ZENA WINONA EISENBERG |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
VERA MARIA RAMOS DE VASCONCELLOS |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
VERA MARIA RAMOS DE VASCONCELLOS |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
55817858134 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROGERIO ZAIM DE MELO |
contributor_str_mv |
ROSALIA MARIA DUARTE ROSALIA MARIA DUARTE MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO ZENA WINONA EISENBERG VERA MARIA RAMOS DE VASCONCELLOS VERA MARIA RAMOS DE VASCONCELLOS |
description |
O Pantanal sul-mato-grossense, no município de Corumbá, possui as denominadas Escola das Águas, assim chamadas por estarem situadas em regiões de difícil acesso e sofrerem a influência do ciclo das águas do pantanal, período marcado pela cheia dos rios, de dezembro a junho e a vazante dos mesmos, nos meses restantes. A tese tem o propósito de analisar a cultura lúdica das crianças de uma Escola das Águas, e sua relação com a experiência escolar tendo como questões norteadoras como é constituída a cultura lúdica de crianças das águas? Do que brincam e como brincam crianças pantaneiras, isoladas, temporariamente do meio urbano? Como aprendem os jogos e brincadeiras que realizam? Têm acesso a mídias? Como expressam sua cultura lúdica e sua aprendizagem do brincar no ambiente escolar? Como relacionam cultura lúdica e cultura escolar no período em que residem na escola? Foram realizadas observações, entrevistas, desenhos produzidos pelas crianças sobre jogos e brincadeiras e fotografias de jogos e brincadeiras realizados pelas crianças na escola na Escola Fazenda Santa Mônica. O levantamento dos dados teve a duração de 15 dias em agosto de 2016. Participaram do estudo 31 alunos, 04 professores e 02 monitores. Os dados foram analisados e categorizados em cinco eixos temáticos: 1. Tipologia do jogo/brincadeira empregado; 2. Preferência lúdica das crianças 3. Meios de transmissão da cultura lúdica; 4. Presença de mídias na cultura lúdica; e 5. Cultura lúdica e cultura escolar. A pesquisa apontou que a cultura escolar é um elemento limitador da cultura lúdica das crianças, principalmente no que diz respeito a brincadeiras feitas na natureza. A cultura pantaneira é quase inexistente nas atividades lúdicas desenvolvidas pelas crianças. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-09-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52722@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52722@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52722@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52722@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324956098265088 |