[pt] O ADOECIMENTO SOMÁTICO EM PSICANÁLISE: POR UMA NOVA MATRIZ DE COMPREENSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCAS NAPOLI DOS SANTOS
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33350@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33350@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33350
Resumo: [pt] O modelo teórico da chamada Escola de Psicossomática de Paris foi o que adquiriu maior prestígio no campo psicanalítico para a abordagem das doenças psicossomáticas. Tal modelo está alicerçado na tese de que o adoecimento físico é resultante de uma insuficiência do funcionamento mental, condição que faz com que o corpo se torne o escoadouro do acúmulo de excitações desencadeadas por uma experiência traumática. Fundamentada em uma análise crítica do modelo francês, a presente tese teve o objetivo principal de traçar o esboço de outro modelo psicanalítico de abordagem do adoecimento somático a partir de uma articulação entre contribuições de três autores da tradição psicanalítica (Sándor Ferenczi, Georg Groddeck e Donald Woods Winnicott) e alguns aportes extraídos da filosofia de Benedictus de Spinoza. Ao longo do trabalho, desenvolvemos articulações entre os quatro autores, destacando os elementos básicos da matriz de compreensão que estamos propondo, a saber: (1) corpo e psique são tomados como dois aspectos de uma realidade integral concebida como um sistema aberto em regime de permanente afetação mútua com o entorno; (2) todas as formas de adoecimento são concebidas como sendo psicossomáticas; (3) todas as formas de adoecimento são simbólicas no sentido de que são a expressão de processos de afetação psicossomática com o entorno, os quais se dão não apenas no corpo (em suas dimensões fisiológica e afetiva), mas também na psique, que se constitui num movimento de elaboração imaginativa da experiência corpórea.
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