[pt] A COISA E O (IM)PRÓPRIO: EM TORNO DE STIFTERS DINGE (2007), DE HEINER GOEBBELS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGO BORGES CARRIJO
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52451@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52451@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52451
Resumo: [pt] Ao tomar como ponto de partida a instalação performativa Stifters Dinge (2007), do compositor e encenador alemão Heiner Goebbels, esta dissertação propõe experimentar e discutir, desde uma perspectiva ensaística, fragmentária e indisciplinar - isto é, resistente a uma adesão rígida a disciplinas e vertentes teórico-críticas bem demarcadas -, impasses de atos de leitura e de escrita no presente. Trata-se, por um lado, de buscar responder aos embaraços da interpretação e da representação mobilizados pela experiência inquietante de Stifters Dinge, também designada por Goebbels como um concerto para cinco pianos sem pianistas, uma peça sem atores e uma performance sem performers; e, por outro lado, de interrogar, pela escritura, movimentando-se por caminhos exploratórios e inconclusivos, modos de legibilidade e valoração no campo ampliado das artes hoje. No trânsito entre a estética e a política, as formas e os efeitos, a teoria crítica e a epistemologia, a dissertação realiza um exame minucioso de Stifters Dinge levando-se em consideração tanto o caráter performativo do gesto teórico-crítico como algumas tensões fundamentais na relação entre a linguagem e a constituição do saber.
id PUC_RIO-1_f74040e565393984726a8aaa1b0947c7
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:52451
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] A COISA E O (IM)PRÓPRIO: EM TORNO DE STIFTERS DINGE (2007), DE HEINER GOEBBELS[en] THE THING AND THE (IM)PROPER: REGARDING HEINER GOEBBEL S STIFTERS DINGE (2007)[pt] ARTE CONTEMPORANEA[pt] HEINER GOEBBELS[pt] STIFTERS DINGE[pt] ARTES PERFORMATIVAS[pt] DRAMATURGIA CONTEMPORANEA[pt] PERFORMATIVIDADE[pt] CRITICA[en] CONTEMPORARY ART[en] HEINER GOEBBELS[en] STIFTERS DINGE[en] PERFORMATIVE ARTS[en] CONTEMPORARY PLAYWRITING[en] PERFORMATIVITY[en] CRITICISM[pt] Ao tomar como ponto de partida a instalação performativa Stifters Dinge (2007), do compositor e encenador alemão Heiner Goebbels, esta dissertação propõe experimentar e discutir, desde uma perspectiva ensaística, fragmentária e indisciplinar - isto é, resistente a uma adesão rígida a disciplinas e vertentes teórico-críticas bem demarcadas -, impasses de atos de leitura e de escrita no presente. Trata-se, por um lado, de buscar responder aos embaraços da interpretação e da representação mobilizados pela experiência inquietante de Stifters Dinge, também designada por Goebbels como um concerto para cinco pianos sem pianistas, uma peça sem atores e uma performance sem performers; e, por outro lado, de interrogar, pela escritura, movimentando-se por caminhos exploratórios e inconclusivos, modos de legibilidade e valoração no campo ampliado das artes hoje. No trânsito entre a estética e a política, as formas e os efeitos, a teoria crítica e a epistemologia, a dissertação realiza um exame minucioso de Stifters Dinge levando-se em consideração tanto o caráter performativo do gesto teórico-crítico como algumas tensões fundamentais na relação entre a linguagem e a constituição do saber.[en] This dissertation takes as its starting point the German composer and director Heiner Goebbels s performative installation Stifters Dinge (2007), seeking to experiment and bring into discussion some impasses related to acts of reading and writing in the present. The research is carried out through an essayistic, fragmentary and indisciplinary perspective - that is, one that is resistant to rigid adherences to disciplines and well-demarcated theoretical critical approaches. On the one hand, the aim of this study is to try to react to the problems of interpretation and representation shaped by the disturbing experience of Stifters Dinge, which is also described by its director as a composition for five pianos with no pianists, a play with nobody acting, and a performance with no performers. On the other hand, it intends to interrogate forms of legibility and valuation in the expanded field of arts today, moving through exploratory and inconclusive paths in a writing supported by the barthesian notion of écriture. In the transit between aesthetics and politics, forms and effects, critical theory and epistemology, the dissertation performs a thorough examination of Stifters Dinge taking into consideration both the performative condition of the theoretical critical activity and some fundamental tensenesses on the relation between language and constitution of knowledge.MAXWELLKARL ERIK SCHOLLHAMMERRODRIGO BORGES CARRIJO2021-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52451@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52451@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52451porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-29T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:52451Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-29T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A COISA E O (IM)PRÓPRIO: EM TORNO DE STIFTERS DINGE (2007), DE HEINER GOEBBELS
[en] THE THING AND THE (IM)PROPER: REGARDING HEINER GOEBBEL S STIFTERS DINGE (2007)
title [pt] A COISA E O (IM)PRÓPRIO: EM TORNO DE STIFTERS DINGE (2007), DE HEINER GOEBBELS
spellingShingle [pt] A COISA E O (IM)PRÓPRIO: EM TORNO DE STIFTERS DINGE (2007), DE HEINER GOEBBELS
RODRIGO BORGES CARRIJO
[pt] ARTE CONTEMPORANEA
[pt] HEINER GOEBBELS
[pt] STIFTERS DINGE
[pt] ARTES PERFORMATIVAS
[pt] DRAMATURGIA CONTEMPORANEA
[pt] PERFORMATIVIDADE
[pt] CRITICA
[en] CONTEMPORARY ART
[en] HEINER GOEBBELS
[en] STIFTERS DINGE
[en] PERFORMATIVE ARTS
[en] CONTEMPORARY PLAYWRITING
[en] PERFORMATIVITY
[en] CRITICISM
title_short [pt] A COISA E O (IM)PRÓPRIO: EM TORNO DE STIFTERS DINGE (2007), DE HEINER GOEBBELS
title_full [pt] A COISA E O (IM)PRÓPRIO: EM TORNO DE STIFTERS DINGE (2007), DE HEINER GOEBBELS
title_fullStr [pt] A COISA E O (IM)PRÓPRIO: EM TORNO DE STIFTERS DINGE (2007), DE HEINER GOEBBELS
title_full_unstemmed [pt] A COISA E O (IM)PRÓPRIO: EM TORNO DE STIFTERS DINGE (2007), DE HEINER GOEBBELS
title_sort [pt] A COISA E O (IM)PRÓPRIO: EM TORNO DE STIFTERS DINGE (2007), DE HEINER GOEBBELS
author RODRIGO BORGES CARRIJO
author_facet RODRIGO BORGES CARRIJO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv KARL ERIK SCHOLLHAMMER
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGO BORGES CARRIJO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] ARTE CONTEMPORANEA
[pt] HEINER GOEBBELS
[pt] STIFTERS DINGE
[pt] ARTES PERFORMATIVAS
[pt] DRAMATURGIA CONTEMPORANEA
[pt] PERFORMATIVIDADE
[pt] CRITICA
[en] CONTEMPORARY ART
[en] HEINER GOEBBELS
[en] STIFTERS DINGE
[en] PERFORMATIVE ARTS
[en] CONTEMPORARY PLAYWRITING
[en] PERFORMATIVITY
[en] CRITICISM
topic [pt] ARTE CONTEMPORANEA
[pt] HEINER GOEBBELS
[pt] STIFTERS DINGE
[pt] ARTES PERFORMATIVAS
[pt] DRAMATURGIA CONTEMPORANEA
[pt] PERFORMATIVIDADE
[pt] CRITICA
[en] CONTEMPORARY ART
[en] HEINER GOEBBELS
[en] STIFTERS DINGE
[en] PERFORMATIVE ARTS
[en] CONTEMPORARY PLAYWRITING
[en] PERFORMATIVITY
[en] CRITICISM
description [pt] Ao tomar como ponto de partida a instalação performativa Stifters Dinge (2007), do compositor e encenador alemão Heiner Goebbels, esta dissertação propõe experimentar e discutir, desde uma perspectiva ensaística, fragmentária e indisciplinar - isto é, resistente a uma adesão rígida a disciplinas e vertentes teórico-críticas bem demarcadas -, impasses de atos de leitura e de escrita no presente. Trata-se, por um lado, de buscar responder aos embaraços da interpretação e da representação mobilizados pela experiência inquietante de Stifters Dinge, também designada por Goebbels como um concerto para cinco pianos sem pianistas, uma peça sem atores e uma performance sem performers; e, por outro lado, de interrogar, pela escritura, movimentando-se por caminhos exploratórios e inconclusivos, modos de legibilidade e valoração no campo ampliado das artes hoje. No trânsito entre a estética e a política, as formas e os efeitos, a teoria crítica e a epistemologia, a dissertação realiza um exame minucioso de Stifters Dinge levando-se em consideração tanto o caráter performativo do gesto teórico-crítico como algumas tensões fundamentais na relação entre a linguagem e a constituição do saber.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52451@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52451@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52451
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52451@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52451@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822627563274240