[en] DESIGN AND E-LEARNING: A PROPOSAL FOR CONTENT TRANPOSAL OF LEARNING RESOURCES TO ACCESSIBLE ONLINE COURSES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13074@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13074@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13074 |
Resumo: | [pt] O tema desta pesquisa trata de uma relao direta entre diferentes disciplinas e conhecimentos, tendo como foco a abordagem sobre conceitos e processos no campo do Design de interfaces. O Design se encontra aqui representado como elemento centralizador da relação entre a ergonomia, a acessibilidade e o e-learning uma vez que analisa uma proposta de modelo de transposiçõao de recursos didáticos para um formato digital acessível a deficientes visuais. Os requisitos encontrados em diretrizes e padronizações nos contextos da acessibilidade e e-learning, direcionam o rumo desta pesquisa, tendo em vista que conhecimentos dos aspectos técnicos e formais destas áreas influenciam decisões que impactam em diferentes etapas do processo de implementação de uma solução digital educacional. Acreditando no e-learning como elemento pulverizador de sua base de pesquisa e ensino, o Instituto Benjamin Constant, referência nacional no que se trata ao estudo da deficiência visual, proporcionou os recursos necessários de suporte a esta pesquisa através da colaboração efetiva de seu Laboratório de Educação a Distância (IBC/LED). Esta parceria viabilizou a realização de estudos de campo, a compreensão de metodologias de ensino, a apuração de recursos didáticos disponíveis e análise da interação entre alunos deficientes visuais e um protótipo de interface educacional online produzido seguindo os requisitos conceituais e técnicos que cercam o e-learning e a acessibilidade de conteúdos digitais. O resultado da pesquisa sugere um modelo de transposição de recursos didáticos para cursos online acessíveis, assim como um checklist das etapas envolvidas neste processo. |
id |
PUC_RIO-1_f8a43780e3c2b53780d9e30aa2688dfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:13074 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] DESIGN AND E-LEARNING: A PROPOSAL FOR CONTENT TRANPOSAL OF LEARNING RESOURCES TO ACCESSIBLE ONLINE COURSES[pt] DESIGN, ACESSIBILIDADE E E-LEARNING: UMA PROPOSTA DE TRANSPOSIÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS EM CURSOS ONLINE PARA DEFICIENTES VISUAIS[pt] ERGODESIGN[pt] INTERACAO HUMANO COMPUTADOR[pt] E-LEARNING[pt] ACESSIBILIDADE[en] ERGODESIGN[en] HUMAN COMPUTER INTERACTION[en] E-LEARNING[en] ACCESSIBILITY[pt] O tema desta pesquisa trata de uma relao direta entre diferentes disciplinas e conhecimentos, tendo como foco a abordagem sobre conceitos e processos no campo do Design de interfaces. O Design se encontra aqui representado como elemento centralizador da relação entre a ergonomia, a acessibilidade e o e-learning uma vez que analisa uma proposta de modelo de transposiçõao de recursos didáticos para um formato digital acessível a deficientes visuais. Os requisitos encontrados em diretrizes e padronizações nos contextos da acessibilidade e e-learning, direcionam o rumo desta pesquisa, tendo em vista que conhecimentos dos aspectos técnicos e formais destas áreas influenciam decisões que impactam em diferentes etapas do processo de implementação de uma solução digital educacional. Acreditando no e-learning como elemento pulverizador de sua base de pesquisa e ensino, o Instituto Benjamin Constant, referência nacional no que se trata ao estudo da deficiência visual, proporcionou os recursos necessários de suporte a esta pesquisa através da colaboração efetiva de seu Laboratório de Educação a Distância (IBC/LED). Esta parceria viabilizou a realização de estudos de campo, a compreensão de metodologias de ensino, a apuração de recursos didáticos disponíveis e análise da interação entre alunos deficientes visuais e um protótipo de interface educacional online produzido seguindo os requisitos conceituais e técnicos que cercam o e-learning e a acessibilidade de conteúdos digitais. O resultado da pesquisa sugere um modelo de transposição de recursos didáticos para cursos online acessíveis, assim como um checklist das etapas envolvidas neste processo.[en] This research is about the straight relation between several disciplines and areas of knowledge, focusing its approach over concepts and processes inside the interface Design field. Design is represented in this research as a focus point involving ergonomics, accessibility and e-learning, once it analyses a model for transposing learning resources into accessible digital content for the visually challenged. The requisites embedded in guidelines and standard languages inside the contexts of web accessibility and e-learning, led the paths of this research as the knowledge of technical and formal issues in these areas have influenced decisions that impact over different levels for the implementation of an online educational solution. The support of the Instituto Benjamin Constant, a national reference in Brazil related to the matters of visually challenged people education, was fundamental to this research through the collaboration of its Laboratory of Distance Education (IBC/LED) and their interest in spreading the research and education retained in the institute through the tools offered by elearning. This partnership allowed benefits such as field studies, the comprehension of teaching methodologies and educational resources available and the opportunity to develop usability tests involving visually challenged students and an interface prototype elaborated following web accessibility and elearning guidelines. The result of this research suggests a model for transposing learning resources into accessible online courses, as well as a detailed checklist for the steps involved over the process.MAXWELLCLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUESCARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA2009-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13074@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13074@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13074porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:13074Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-01-04T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] DESIGN AND E-LEARNING: A PROPOSAL FOR CONTENT TRANPOSAL OF LEARNING RESOURCES TO ACCESSIBLE ONLINE COURSES [pt] DESIGN, ACESSIBILIDADE E E-LEARNING: UMA PROPOSTA DE TRANSPOSIÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS EM CURSOS ONLINE PARA DEFICIENTES VISUAIS |
title |
[en] DESIGN AND E-LEARNING: A PROPOSAL FOR CONTENT TRANPOSAL OF LEARNING RESOURCES TO ACCESSIBLE ONLINE COURSES |
spellingShingle |
[en] DESIGN AND E-LEARNING: A PROPOSAL FOR CONTENT TRANPOSAL OF LEARNING RESOURCES TO ACCESSIBLE ONLINE COURSES CARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA [pt] ERGODESIGN [pt] INTERACAO HUMANO COMPUTADOR [pt] E-LEARNING [pt] ACESSIBILIDADE [en] ERGODESIGN [en] HUMAN COMPUTER INTERACTION [en] E-LEARNING [en] ACCESSIBILITY |
title_short |
[en] DESIGN AND E-LEARNING: A PROPOSAL FOR CONTENT TRANPOSAL OF LEARNING RESOURCES TO ACCESSIBLE ONLINE COURSES |
title_full |
[en] DESIGN AND E-LEARNING: A PROPOSAL FOR CONTENT TRANPOSAL OF LEARNING RESOURCES TO ACCESSIBLE ONLINE COURSES |
title_fullStr |
[en] DESIGN AND E-LEARNING: A PROPOSAL FOR CONTENT TRANPOSAL OF LEARNING RESOURCES TO ACCESSIBLE ONLINE COURSES |
title_full_unstemmed |
[en] DESIGN AND E-LEARNING: A PROPOSAL FOR CONTENT TRANPOSAL OF LEARNING RESOURCES TO ACCESSIBLE ONLINE COURSES |
title_sort |
[en] DESIGN AND E-LEARNING: A PROPOSAL FOR CONTENT TRANPOSAL OF LEARNING RESOURCES TO ACCESSIBLE ONLINE COURSES |
author |
CARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA |
author_facet |
CARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] ERGODESIGN [pt] INTERACAO HUMANO COMPUTADOR [pt] E-LEARNING [pt] ACESSIBILIDADE [en] ERGODESIGN [en] HUMAN COMPUTER INTERACTION [en] E-LEARNING [en] ACCESSIBILITY |
topic |
[pt] ERGODESIGN [pt] INTERACAO HUMANO COMPUTADOR [pt] E-LEARNING [pt] ACESSIBILIDADE [en] ERGODESIGN [en] HUMAN COMPUTER INTERACTION [en] E-LEARNING [en] ACCESSIBILITY |
description |
[pt] O tema desta pesquisa trata de uma relao direta entre diferentes disciplinas e conhecimentos, tendo como foco a abordagem sobre conceitos e processos no campo do Design de interfaces. O Design se encontra aqui representado como elemento centralizador da relação entre a ergonomia, a acessibilidade e o e-learning uma vez que analisa uma proposta de modelo de transposiçõao de recursos didáticos para um formato digital acessível a deficientes visuais. Os requisitos encontrados em diretrizes e padronizações nos contextos da acessibilidade e e-learning, direcionam o rumo desta pesquisa, tendo em vista que conhecimentos dos aspectos técnicos e formais destas áreas influenciam decisões que impactam em diferentes etapas do processo de implementação de uma solução digital educacional. Acreditando no e-learning como elemento pulverizador de sua base de pesquisa e ensino, o Instituto Benjamin Constant, referência nacional no que se trata ao estudo da deficiência visual, proporcionou os recursos necessários de suporte a esta pesquisa através da colaboração efetiva de seu Laboratório de Educação a Distância (IBC/LED). Esta parceria viabilizou a realização de estudos de campo, a compreensão de metodologias de ensino, a apuração de recursos didáticos disponíveis e análise da interação entre alunos deficientes visuais e um protótipo de interface educacional online produzido seguindo os requisitos conceituais e técnicos que cercam o e-learning e a acessibilidade de conteúdos digitais. O resultado da pesquisa sugere um modelo de transposição de recursos didáticos para cursos online acessíveis, assim como um checklist das etapas envolvidas neste processo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13074@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13074@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13074 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13074@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13074@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822571084873728 |