[en] DESIGN AND E-LEARNING: A PROPOSAL FOR CONTENT TRANPOSAL OF LEARNING RESOURCES TO ACCESSIBLE ONLINE COURSES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13074@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13074@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13074
Resumo: [pt] O tema desta pesquisa trata de uma relao direta entre diferentes disciplinas e conhecimentos, tendo como foco a abordagem sobre conceitos e processos no campo do Design de interfaces. O Design se encontra aqui representado como elemento centralizador da relação entre a ergonomia, a acessibilidade e o e-learning uma vez que analisa uma proposta de modelo de transposiçõao de recursos didáticos para um formato digital acessí­vel a deficientes visuais. Os requisitos encontrados em diretrizes e padronizações nos contextos da acessibilidade e e-learning, direcionam o rumo desta pesquisa, tendo em vista que conhecimentos dos aspectos técnicos e formais destas áreas influenciam decisões que impactam em diferentes etapas do processo de implementação de uma solução digital educacional. Acreditando no e-learning como elemento pulverizador de sua base de pesquisa e ensino, o Instituto Benjamin Constant, referência nacional no que se trata ao estudo da deficiência visual, proporcionou os recursos necessários de suporte a esta pesquisa através da colaboração efetiva de seu Laboratório de Educação a Distância (IBC/LED). Esta parceria viabilizou a realização de estudos de campo, a compreensão de metodologias de ensino, a apuração de recursos didáticos disponí­veis e análise da interação entre alunos deficientes visuais e um protótipo de interface educacional online produzido seguindo os requisitos conceituais e técnicos que cercam o e-learning e a acessibilidade de conteúdos digitais. O resultado da pesquisa sugere um modelo de transposição de recursos didáticos para cursos online acessí­veis, assim como um checklist das etapas envolvidas neste processo.
id PUC_RIO-1_f8a43780e3c2b53780d9e30aa2688dfa
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:13074
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] DESIGN AND E-LEARNING: A PROPOSAL FOR CONTENT TRANPOSAL OF LEARNING RESOURCES TO ACCESSIBLE ONLINE COURSES[pt] DESIGN, ACESSIBILIDADE E E-LEARNING: UMA PROPOSTA DE TRANSPOSIÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS EM CURSOS ONLINE PARA DEFICIENTES VISUAIS[pt] ERGODESIGN[pt] INTERACAO HUMANO COMPUTADOR[pt] E-LEARNING[pt] ACESSIBILIDADE[en] ERGODESIGN[en] HUMAN COMPUTER INTERACTION[en] E-LEARNING[en] ACCESSIBILITY[pt] O tema desta pesquisa trata de uma relao direta entre diferentes disciplinas e conhecimentos, tendo como foco a abordagem sobre conceitos e processos no campo do Design de interfaces. O Design se encontra aqui representado como elemento centralizador da relação entre a ergonomia, a acessibilidade e o e-learning uma vez que analisa uma proposta de modelo de transposiçõao de recursos didáticos para um formato digital acessí­vel a deficientes visuais. Os requisitos encontrados em diretrizes e padronizações nos contextos da acessibilidade e e-learning, direcionam o rumo desta pesquisa, tendo em vista que conhecimentos dos aspectos técnicos e formais destas áreas influenciam decisões que impactam em diferentes etapas do processo de implementação de uma solução digital educacional. Acreditando no e-learning como elemento pulverizador de sua base de pesquisa e ensino, o Instituto Benjamin Constant, referência nacional no que se trata ao estudo da deficiência visual, proporcionou os recursos necessários de suporte a esta pesquisa através da colaboração efetiva de seu Laboratório de Educação a Distância (IBC/LED). Esta parceria viabilizou a realização de estudos de campo, a compreensão de metodologias de ensino, a apuração de recursos didáticos disponí­veis e análise da interação entre alunos deficientes visuais e um protótipo de interface educacional online produzido seguindo os requisitos conceituais e técnicos que cercam o e-learning e a acessibilidade de conteúdos digitais. O resultado da pesquisa sugere um modelo de transposição de recursos didáticos para cursos online acessí­veis, assim como um checklist das etapas envolvidas neste processo.[en] This research is about the straight relation between several disciplines and areas of knowledge, focusing its approach over concepts and processes inside the interface Design field. Design is represented in this research as a focus point involving ergonomics, accessibility and e-learning, once it analyses a model for transposing learning resources into accessible digital content for the visually challenged. The requisites embedded in guidelines and standard languages inside the contexts of web accessibility and e-learning, led the paths of this research as the knowledge of technical and formal issues in these areas have influenced decisions that impact over different levels for the implementation of an online educational solution. The support of the Instituto Benjamin Constant, a national reference in Brazil related to the matters of visually challenged people education, was fundamental to this research through the collaboration of its Laboratory of Distance Education (IBC/LED) and their interest in spreading the research and education retained in the institute through the tools offered by elearning. This partnership allowed benefits such as field studies, the comprehension of teaching methodologies and educational resources available and the opportunity to develop usability tests involving visually challenged students and an interface prototype elaborated following web accessibility and elearning guidelines. The result of this research suggests a model for transposing learning resources into accessible online courses, as well as a detailed checklist for the steps involved over the process.MAXWELLCLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUESCARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA2009-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13074@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13074@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13074porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:13074Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-01-04T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] DESIGN AND E-LEARNING: A PROPOSAL FOR CONTENT TRANPOSAL OF LEARNING RESOURCES TO ACCESSIBLE ONLINE COURSES
[pt] DESIGN, ACESSIBILIDADE E E-LEARNING: UMA PROPOSTA DE TRANSPOSIÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS EM CURSOS ONLINE PARA DEFICIENTES VISUAIS
title [en] DESIGN AND E-LEARNING: A PROPOSAL FOR CONTENT TRANPOSAL OF LEARNING RESOURCES TO ACCESSIBLE ONLINE COURSES
spellingShingle [en] DESIGN AND E-LEARNING: A PROPOSAL FOR CONTENT TRANPOSAL OF LEARNING RESOURCES TO ACCESSIBLE ONLINE COURSES
CARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA
[pt] ERGODESIGN
[pt] INTERACAO HUMANO COMPUTADOR
[pt] E-LEARNING
[pt] ACESSIBILIDADE
[en] ERGODESIGN
[en] HUMAN COMPUTER INTERACTION
[en] E-LEARNING
[en] ACCESSIBILITY
title_short [en] DESIGN AND E-LEARNING: A PROPOSAL FOR CONTENT TRANPOSAL OF LEARNING RESOURCES TO ACCESSIBLE ONLINE COURSES
title_full [en] DESIGN AND E-LEARNING: A PROPOSAL FOR CONTENT TRANPOSAL OF LEARNING RESOURCES TO ACCESSIBLE ONLINE COURSES
title_fullStr [en] DESIGN AND E-LEARNING: A PROPOSAL FOR CONTENT TRANPOSAL OF LEARNING RESOURCES TO ACCESSIBLE ONLINE COURSES
title_full_unstemmed [en] DESIGN AND E-LEARNING: A PROPOSAL FOR CONTENT TRANPOSAL OF LEARNING RESOURCES TO ACCESSIBLE ONLINE COURSES
title_sort [en] DESIGN AND E-LEARNING: A PROPOSAL FOR CONTENT TRANPOSAL OF LEARNING RESOURCES TO ACCESSIBLE ONLINE COURSES
author CARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA
author_facet CARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES
dc.contributor.author.fl_str_mv CARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] ERGODESIGN
[pt] INTERACAO HUMANO COMPUTADOR
[pt] E-LEARNING
[pt] ACESSIBILIDADE
[en] ERGODESIGN
[en] HUMAN COMPUTER INTERACTION
[en] E-LEARNING
[en] ACCESSIBILITY
topic [pt] ERGODESIGN
[pt] INTERACAO HUMANO COMPUTADOR
[pt] E-LEARNING
[pt] ACESSIBILIDADE
[en] ERGODESIGN
[en] HUMAN COMPUTER INTERACTION
[en] E-LEARNING
[en] ACCESSIBILITY
description [pt] O tema desta pesquisa trata de uma relao direta entre diferentes disciplinas e conhecimentos, tendo como foco a abordagem sobre conceitos e processos no campo do Design de interfaces. O Design se encontra aqui representado como elemento centralizador da relação entre a ergonomia, a acessibilidade e o e-learning uma vez que analisa uma proposta de modelo de transposiçõao de recursos didáticos para um formato digital acessí­vel a deficientes visuais. Os requisitos encontrados em diretrizes e padronizações nos contextos da acessibilidade e e-learning, direcionam o rumo desta pesquisa, tendo em vista que conhecimentos dos aspectos técnicos e formais destas áreas influenciam decisões que impactam em diferentes etapas do processo de implementação de uma solução digital educacional. Acreditando no e-learning como elemento pulverizador de sua base de pesquisa e ensino, o Instituto Benjamin Constant, referência nacional no que se trata ao estudo da deficiência visual, proporcionou os recursos necessários de suporte a esta pesquisa através da colaboração efetiva de seu Laboratório de Educação a Distância (IBC/LED). Esta parceria viabilizou a realização de estudos de campo, a compreensão de metodologias de ensino, a apuração de recursos didáticos disponí­veis e análise da interação entre alunos deficientes visuais e um protótipo de interface educacional online produzido seguindo os requisitos conceituais e técnicos que cercam o e-learning e a acessibilidade de conteúdos digitais. O resultado da pesquisa sugere um modelo de transposição de recursos didáticos para cursos online acessí­veis, assim como um checklist das etapas envolvidas neste processo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13074@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13074@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13074
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13074@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13074@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822571084873728