[en] REFLECTIONS ABOUT ELABORATION OF PEDAGOGICAL MATERIAL FOR DISTANCE EDUCATION: AN EXPERIENCE CEAD-UNIRIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20978@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20978@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20978 |
Resumo: | [pt] A presente pesquisa objetivou levantar questões acerca da elaboração de materiais didáticos para a educação a distancia (EAD) na coordenação na Educação a distancia da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (CEAD-UNIRIO). Uma tentativa de entender e refletir sobre minha própia prática na elaboração de materiais na instituição e, assim, melhor orientar os docentes convidados a atuarem na modalidade (Conteudistas, Coordenadores de Disciplina e Professores- Tutores), já que estes poderão elaborar conteúdos e até mesmo os própios materiais didáticos. para tanto, a presente dissertação aborda o planejamento do material didático enquanto objeto e enquanto conteúdo, sua construção, questões técnicas de produção e questões referentes ao uso do mesmo. Para a reflexão de tais questões, a pesquisa aborda também outros fatores que se imbricam e modificam de certa forma a elaboração do própio material didático. Assim, é contemplado o contexto no qual surge a necessidade do material, ou seja, é abordado o cenário da EAD. São levantadas questões que se referem aos atores envolvidos - docentes e discentes - já qye objetos são feitos por pessoas para pessoas. É visto o ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela instituição, já que os materiais didáticos são planejados e produzidos para serem utilizados em um ambiente específico, sob alguns aspectos de uso. Com isso, a dissertação aborda a diferença entre materiais disáticos e ferramentas de aprendizagem, apontando a importancia do professor, do material didático e da necessidade de interatividade no processo de ensino-aprendizado do aluno de EAD. |
id |
PUC_RIO-1_f9278dc45b324a3d27dc63990304f102 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:20978 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] REFLECTIONS ABOUT ELABORATION OF PEDAGOGICAL MATERIAL FOR DISTANCE EDUCATION: AN EXPERIENCE CEAD-UNIRIO[pt] REFLEXÕES SOBRE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIEÊNCIA CEAD-UNIRIO[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD[pt] MATERIAL DIDATICO[pt] INTERATIVIDADE[pt] DESIGN DIDATICO[pt] EDUCACAO[en] DISTANCE EDUCATION[en] PEDAGOGICAL MATERIAL[en] INTERACTIVITY[en] TEACH AND LEARN DESIGN[en] EDUCATION[pt] A presente pesquisa objetivou levantar questões acerca da elaboração de materiais didáticos para a educação a distancia (EAD) na coordenação na Educação a distancia da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (CEAD-UNIRIO). Uma tentativa de entender e refletir sobre minha própia prática na elaboração de materiais na instituição e, assim, melhor orientar os docentes convidados a atuarem na modalidade (Conteudistas, Coordenadores de Disciplina e Professores- Tutores), já que estes poderão elaborar conteúdos e até mesmo os própios materiais didáticos. para tanto, a presente dissertação aborda o planejamento do material didático enquanto objeto e enquanto conteúdo, sua construção, questões técnicas de produção e questões referentes ao uso do mesmo. Para a reflexão de tais questões, a pesquisa aborda também outros fatores que se imbricam e modificam de certa forma a elaboração do própio material didático. Assim, é contemplado o contexto no qual surge a necessidade do material, ou seja, é abordado o cenário da EAD. São levantadas questões que se referem aos atores envolvidos - docentes e discentes - já qye objetos são feitos por pessoas para pessoas. É visto o ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela instituição, já que os materiais didáticos são planejados e produzidos para serem utilizados em um ambiente específico, sob alguns aspectos de uso. Com isso, a dissertação aborda a diferença entre materiais disáticos e ferramentas de aprendizagem, apontando a importancia do professor, do material didático e da necessidade de interatividade no processo de ensino-aprendizado do aluno de EAD.[en] This research aimed at raising questions about the creation of pedagogical materials for distance education (DE) at the Coordination of Distance Education at the Federal University of the State of Rio de Janeiro (CEAD-UNIRIO). It is an attempt to understand and reflect upon my own practice in the elaboration of these materials at the institution so that I coul better guide professors that are invited to work with DE (content designers, Discipline Coordinators and Tutor-Professors), as they will be able to elaborate contents and even their own materials. In order to do it, this dissertation approaches the planning of pedagogical materials both as objects and as content, their construction, technical questions related to their production and questions concerning their use. As to be able to reflect upon these questions, the research also approaches other factors that overlap and somehow modify the elaboration of their own pedagogical materials. Thus, it contemplates the DE context as it originates the necessity for the materials. It also raises questions taht concern the actors involved in the process - both professors and learns - as the objects are made by people and for people. In addition, it looks at the virtual environment used by the instituition, as the materials are planned and produced to be used in a specific enviromenment, under some aspects of use, Finally, the dissertation also approaches the difference between pedagogical materials and learning tools, highlightting the importance of the professor, of the pedagogical material and of the need for interaction in the teaching-learning process of DE learners.MAXWELLRITA MARIA DE SOUZA COUTOMONICA LOPES NOGUEIRA2013-01-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20978@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20978@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20978porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-27T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:20978Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-27T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] REFLECTIONS ABOUT ELABORATION OF PEDAGOGICAL MATERIAL FOR DISTANCE EDUCATION: AN EXPERIENCE CEAD-UNIRIO [pt] REFLEXÕES SOBRE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIEÊNCIA CEAD-UNIRIO |
title |
[en] REFLECTIONS ABOUT ELABORATION OF PEDAGOGICAL MATERIAL FOR DISTANCE EDUCATION: AN EXPERIENCE CEAD-UNIRIO |
spellingShingle |
[en] REFLECTIONS ABOUT ELABORATION OF PEDAGOGICAL MATERIAL FOR DISTANCE EDUCATION: AN EXPERIENCE CEAD-UNIRIO MONICA LOPES NOGUEIRA [pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD [pt] MATERIAL DIDATICO [pt] INTERATIVIDADE [pt] DESIGN DIDATICO [pt] EDUCACAO [en] DISTANCE EDUCATION [en] PEDAGOGICAL MATERIAL [en] INTERACTIVITY [en] TEACH AND LEARN DESIGN [en] EDUCATION |
title_short |
[en] REFLECTIONS ABOUT ELABORATION OF PEDAGOGICAL MATERIAL FOR DISTANCE EDUCATION: AN EXPERIENCE CEAD-UNIRIO |
title_full |
[en] REFLECTIONS ABOUT ELABORATION OF PEDAGOGICAL MATERIAL FOR DISTANCE EDUCATION: AN EXPERIENCE CEAD-UNIRIO |
title_fullStr |
[en] REFLECTIONS ABOUT ELABORATION OF PEDAGOGICAL MATERIAL FOR DISTANCE EDUCATION: AN EXPERIENCE CEAD-UNIRIO |
title_full_unstemmed |
[en] REFLECTIONS ABOUT ELABORATION OF PEDAGOGICAL MATERIAL FOR DISTANCE EDUCATION: AN EXPERIENCE CEAD-UNIRIO |
title_sort |
[en] REFLECTIONS ABOUT ELABORATION OF PEDAGOGICAL MATERIAL FOR DISTANCE EDUCATION: AN EXPERIENCE CEAD-UNIRIO |
author |
MONICA LOPES NOGUEIRA |
author_facet |
MONICA LOPES NOGUEIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MONICA LOPES NOGUEIRA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD [pt] MATERIAL DIDATICO [pt] INTERATIVIDADE [pt] DESIGN DIDATICO [pt] EDUCACAO [en] DISTANCE EDUCATION [en] PEDAGOGICAL MATERIAL [en] INTERACTIVITY [en] TEACH AND LEARN DESIGN [en] EDUCATION |
topic |
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD [pt] MATERIAL DIDATICO [pt] INTERATIVIDADE [pt] DESIGN DIDATICO [pt] EDUCACAO [en] DISTANCE EDUCATION [en] PEDAGOGICAL MATERIAL [en] INTERACTIVITY [en] TEACH AND LEARN DESIGN [en] EDUCATION |
description |
[pt] A presente pesquisa objetivou levantar questões acerca da elaboração de materiais didáticos para a educação a distancia (EAD) na coordenação na Educação a distancia da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (CEAD-UNIRIO). Uma tentativa de entender e refletir sobre minha própia prática na elaboração de materiais na instituição e, assim, melhor orientar os docentes convidados a atuarem na modalidade (Conteudistas, Coordenadores de Disciplina e Professores- Tutores), já que estes poderão elaborar conteúdos e até mesmo os própios materiais didáticos. para tanto, a presente dissertação aborda o planejamento do material didático enquanto objeto e enquanto conteúdo, sua construção, questões técnicas de produção e questões referentes ao uso do mesmo. Para a reflexão de tais questões, a pesquisa aborda também outros fatores que se imbricam e modificam de certa forma a elaboração do própio material didático. Assim, é contemplado o contexto no qual surge a necessidade do material, ou seja, é abordado o cenário da EAD. São levantadas questões que se referem aos atores envolvidos - docentes e discentes - já qye objetos são feitos por pessoas para pessoas. É visto o ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela instituição, já que os materiais didáticos são planejados e produzidos para serem utilizados em um ambiente específico, sob alguns aspectos de uso. Com isso, a dissertação aborda a diferença entre materiais disáticos e ferramentas de aprendizagem, apontando a importancia do professor, do material didático e da necessidade de interatividade no processo de ensino-aprendizado do aluno de EAD. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20978@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20978@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20978 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20978@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20978@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20978 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822584822267904 |