[en] REFLECTIONS ABOUT ELABORATION OF PEDAGOGICAL MATERIAL FOR DISTANCE EDUCATION: AN EXPERIENCE CEAD-UNIRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONICA LOPES NOGUEIRA
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20978@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20978@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20978
Resumo: [pt] A presente pesquisa objetivou levantar questões acerca da elaboração de materiais didáticos para a educação a distancia (EAD) na coordenação na Educação a distancia da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (CEAD-UNIRIO). Uma tentativa de entender e refletir sobre minha própia prática na elaboração de materiais na instituição e, assim, melhor orientar os docentes convidados a atuarem na modalidade (Conteudistas, Coordenadores de Disciplina e Professores- Tutores), já que estes poderão elaborar conteúdos e até mesmo os própios materiais didáticos. para tanto, a presente dissertação aborda o planejamento do material didático enquanto objeto e enquanto conteúdo, sua construção, questões técnicas de produção e questões referentes ao uso do mesmo. Para a reflexão de tais questões, a pesquisa aborda também outros fatores que se imbricam e modificam de certa forma a elaboração do própio material didático. Assim, é contemplado o contexto no qual surge a necessidade do material, ou seja, é abordado o cenário da EAD. São levantadas questões que se referem aos atores envolvidos - docentes e discentes - já qye objetos são feitos por pessoas para pessoas. É visto o ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela instituição, já que os materiais didáticos são planejados e produzidos para serem utilizados em um ambiente específico, sob alguns aspectos de uso. Com isso, a dissertação aborda a diferença entre materiais disáticos e ferramentas de aprendizagem, apontando a importancia do professor, do material didático e da necessidade de interatividade no processo de ensino-aprendizado do aluno de EAD.
id PUC_RIO-1_f9278dc45b324a3d27dc63990304f102
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:20978
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] REFLECTIONS ABOUT ELABORATION OF PEDAGOGICAL MATERIAL FOR DISTANCE EDUCATION: AN EXPERIENCE CEAD-UNIRIO[pt] REFLEXÕES SOBRE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIEÊNCIA CEAD-UNIRIO[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD[pt] MATERIAL DIDATICO[pt] INTERATIVIDADE[pt] DESIGN DIDATICO[pt] EDUCACAO[en] DISTANCE EDUCATION[en] PEDAGOGICAL MATERIAL[en] INTERACTIVITY[en] TEACH AND LEARN DESIGN[en] EDUCATION[pt] A presente pesquisa objetivou levantar questões acerca da elaboração de materiais didáticos para a educação a distancia (EAD) na coordenação na Educação a distancia da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (CEAD-UNIRIO). Uma tentativa de entender e refletir sobre minha própia prática na elaboração de materiais na instituição e, assim, melhor orientar os docentes convidados a atuarem na modalidade (Conteudistas, Coordenadores de Disciplina e Professores- Tutores), já que estes poderão elaborar conteúdos e até mesmo os própios materiais didáticos. para tanto, a presente dissertação aborda o planejamento do material didático enquanto objeto e enquanto conteúdo, sua construção, questões técnicas de produção e questões referentes ao uso do mesmo. Para a reflexão de tais questões, a pesquisa aborda também outros fatores que se imbricam e modificam de certa forma a elaboração do própio material didático. Assim, é contemplado o contexto no qual surge a necessidade do material, ou seja, é abordado o cenário da EAD. São levantadas questões que se referem aos atores envolvidos - docentes e discentes - já qye objetos são feitos por pessoas para pessoas. É visto o ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela instituição, já que os materiais didáticos são planejados e produzidos para serem utilizados em um ambiente específico, sob alguns aspectos de uso. Com isso, a dissertação aborda a diferença entre materiais disáticos e ferramentas de aprendizagem, apontando a importancia do professor, do material didático e da necessidade de interatividade no processo de ensino-aprendizado do aluno de EAD.[en] This research aimed at raising questions about the creation of pedagogical materials for distance education (DE) at the Coordination of Distance Education at the Federal University of the State of Rio de Janeiro (CEAD-UNIRIO). It is an attempt to understand and reflect upon my own practice in the elaboration of these materials at the institution so that I coul better guide professors that are invited to work with DE (content designers, Discipline Coordinators and Tutor-Professors), as they will be able to elaborate contents and even their own materials. In order to do it, this dissertation approaches the planning of pedagogical materials both as objects and as content, their construction, technical questions related to their production and questions concerning their use. As to be able to reflect upon these questions, the research also approaches other factors that overlap and somehow modify the elaboration of their own pedagogical materials. Thus, it contemplates the DE context as it originates the necessity for the materials. It also raises questions taht concern the actors involved in the process - both professors and learns - as the objects are made by people and for people. In addition, it looks at the virtual environment used by the instituition, as the materials are planned and produced to be used in a specific enviromenment, under some aspects of use, Finally, the dissertation also approaches the difference between pedagogical materials and learning tools, highlightting the importance of the professor, of the pedagogical material and of the need for interaction in the teaching-learning process of DE learners.MAXWELLRITA MARIA DE SOUZA COUTOMONICA LOPES NOGUEIRA2013-01-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20978@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20978@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20978porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-27T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:20978Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-27T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] REFLECTIONS ABOUT ELABORATION OF PEDAGOGICAL MATERIAL FOR DISTANCE EDUCATION: AN EXPERIENCE CEAD-UNIRIO
[pt] REFLEXÕES SOBRE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIEÊNCIA CEAD-UNIRIO
title [en] REFLECTIONS ABOUT ELABORATION OF PEDAGOGICAL MATERIAL FOR DISTANCE EDUCATION: AN EXPERIENCE CEAD-UNIRIO
spellingShingle [en] REFLECTIONS ABOUT ELABORATION OF PEDAGOGICAL MATERIAL FOR DISTANCE EDUCATION: AN EXPERIENCE CEAD-UNIRIO
MONICA LOPES NOGUEIRA
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD
[pt] MATERIAL DIDATICO
[pt] INTERATIVIDADE
[pt] DESIGN DIDATICO
[pt] EDUCACAO
[en] DISTANCE EDUCATION
[en] PEDAGOGICAL MATERIAL
[en] INTERACTIVITY
[en] TEACH AND LEARN DESIGN
[en] EDUCATION
title_short [en] REFLECTIONS ABOUT ELABORATION OF PEDAGOGICAL MATERIAL FOR DISTANCE EDUCATION: AN EXPERIENCE CEAD-UNIRIO
title_full [en] REFLECTIONS ABOUT ELABORATION OF PEDAGOGICAL MATERIAL FOR DISTANCE EDUCATION: AN EXPERIENCE CEAD-UNIRIO
title_fullStr [en] REFLECTIONS ABOUT ELABORATION OF PEDAGOGICAL MATERIAL FOR DISTANCE EDUCATION: AN EXPERIENCE CEAD-UNIRIO
title_full_unstemmed [en] REFLECTIONS ABOUT ELABORATION OF PEDAGOGICAL MATERIAL FOR DISTANCE EDUCATION: AN EXPERIENCE CEAD-UNIRIO
title_sort [en] REFLECTIONS ABOUT ELABORATION OF PEDAGOGICAL MATERIAL FOR DISTANCE EDUCATION: AN EXPERIENCE CEAD-UNIRIO
author MONICA LOPES NOGUEIRA
author_facet MONICA LOPES NOGUEIRA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RITA MARIA DE SOUZA COUTO
dc.contributor.author.fl_str_mv MONICA LOPES NOGUEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD
[pt] MATERIAL DIDATICO
[pt] INTERATIVIDADE
[pt] DESIGN DIDATICO
[pt] EDUCACAO
[en] DISTANCE EDUCATION
[en] PEDAGOGICAL MATERIAL
[en] INTERACTIVITY
[en] TEACH AND LEARN DESIGN
[en] EDUCATION
topic [pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD
[pt] MATERIAL DIDATICO
[pt] INTERATIVIDADE
[pt] DESIGN DIDATICO
[pt] EDUCACAO
[en] DISTANCE EDUCATION
[en] PEDAGOGICAL MATERIAL
[en] INTERACTIVITY
[en] TEACH AND LEARN DESIGN
[en] EDUCATION
description [pt] A presente pesquisa objetivou levantar questões acerca da elaboração de materiais didáticos para a educação a distancia (EAD) na coordenação na Educação a distancia da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (CEAD-UNIRIO). Uma tentativa de entender e refletir sobre minha própia prática na elaboração de materiais na instituição e, assim, melhor orientar os docentes convidados a atuarem na modalidade (Conteudistas, Coordenadores de Disciplina e Professores- Tutores), já que estes poderão elaborar conteúdos e até mesmo os própios materiais didáticos. para tanto, a presente dissertação aborda o planejamento do material didático enquanto objeto e enquanto conteúdo, sua construção, questões técnicas de produção e questões referentes ao uso do mesmo. Para a reflexão de tais questões, a pesquisa aborda também outros fatores que se imbricam e modificam de certa forma a elaboração do própio material didático. Assim, é contemplado o contexto no qual surge a necessidade do material, ou seja, é abordado o cenário da EAD. São levantadas questões que se referem aos atores envolvidos - docentes e discentes - já qye objetos são feitos por pessoas para pessoas. É visto o ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela instituição, já que os materiais didáticos são planejados e produzidos para serem utilizados em um ambiente específico, sob alguns aspectos de uso. Com isso, a dissertação aborda a diferença entre materiais disáticos e ferramentas de aprendizagem, apontando a importancia do professor, do material didático e da necessidade de interatividade no processo de ensino-aprendizado do aluno de EAD.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20978@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20978@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20978
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20978@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20978@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822584822267904