ESSE HABITAT ONDE A GENTE MORA: CONHECIMENTOS LOCAIS COMO FUNDAMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COMPLEXO DA MARÉ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JULIA CARNEIRO ROSSI
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34680@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34680@2
Resumo: As transformações no ambiente em decorrência da industrialização do Rio de janeiro deram espaço à consolidação do Complexo da Maré que foi fruto de resistências e reinvenções para a ocupação desse território. A pesquisa realizada tem como objetivo principal compreender o que os moradores da Maré pensam sobre meio ambiente na favela e que relações os mesmo experimentam a partir dessas reinvenções. Nessa perspectiva foi possível identificar conhecimentos locais que possam dar subsídios à educação ambiental nessas favelas. O recorte utilizado na pesquisa foi construído a partir de uma rede de parcerias e trocas que venho experimentando na Maré desde 2011 com o projeto de extensão da UFRJ Muda Maré. Quanto à metodologia, foram feitas observações em quatro favelas do complexo, oito entrevistas semi estruturadas e análises de quatro documentos relevantes ao tema da pesquisa. Levando em conta que a literatura sobre educação ambiental em favelas é pouco desenvolvida, me aproximo da Justiça Ambiental e do Racismo Ambiental para compreender como os movimentos sociais pautam o meio ambiente como um direito básico da população. Temas geradores e educação popular também são fundamentos utilizados para compreender a educação ambiental em contextos não escolares. Outra linha de reflexão é a ecologia de saberes que propõe o diálogo horizontal entre diferentes conhecimentos. A pesquisa teve como resultado um conteúdo que identifica algumas propostas de processos transformadores que dão luz ao desenvolvimento desse debate sobre educação ambiental em favelas.
id PUC_RIO-1_f94e6a17a80fff36a011991373b57433
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:34680
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisESSE HABITAT ONDE A GENTE MORA: CONHECIMENTOS LOCAIS COMO FUNDAMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COMPLEXO DA MARÉTHIS HABITAT THAT WE LIVE: LOCAL KNOWLEDGE AS A FOUNDATION FOR ENVIRONMENTAL EDUCATION AT COMPLEXO DA MARÉ2018-04-04VERA MARIA FERRAO CANDAU09093079700lattes.cnpq.br/6133365056620299VERA MARIA FERRAO CANDAUSILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITASILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITASILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITACELSO SANCHEZ PEREIRA13008949703lattes.cnpq.br/2659507582640616JULIA CARNEIRO ROSSIPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRAs transformações no ambiente em decorrência da industrialização do Rio de janeiro deram espaço à consolidação do Complexo da Maré que foi fruto de resistências e reinvenções para a ocupação desse território. A pesquisa realizada tem como objetivo principal compreender o que os moradores da Maré pensam sobre meio ambiente na favela e que relações os mesmo experimentam a partir dessas reinvenções. Nessa perspectiva foi possível identificar conhecimentos locais que possam dar subsídios à educação ambiental nessas favelas. O recorte utilizado na pesquisa foi construído a partir de uma rede de parcerias e trocas que venho experimentando na Maré desde 2011 com o projeto de extensão da UFRJ Muda Maré. Quanto à metodologia, foram feitas observações em quatro favelas do complexo, oito entrevistas semi estruturadas e análises de quatro documentos relevantes ao tema da pesquisa. Levando em conta que a literatura sobre educação ambiental em favelas é pouco desenvolvida, me aproximo da Justiça Ambiental e do Racismo Ambiental para compreender como os movimentos sociais pautam o meio ambiente como um direito básico da população. Temas geradores e educação popular também são fundamentos utilizados para compreender a educação ambiental em contextos não escolares. Outra linha de reflexão é a ecologia de saberes que propõe o diálogo horizontal entre diferentes conhecimentos. A pesquisa teve como resultado um conteúdo que identifica algumas propostas de processos transformadores que dão luz ao desenvolvimento desse debate sobre educação ambiental em favelas.The transformations in the environment as a result of the industrialization of Rio de Janeiro gave way to the consolidation of Complexo da Maré that was the result of resistances and reinventions for the occupation of this territory. The main objective of the research is to understand what the residents of Maré think about the environment in the favela and what relationships they experience from these reinventions. From this perspective it is possible to identify local knowledge that can give subsidies to environmental education in these favelas. The research was built from a network of partnerships and exchanges that I have been experimenting in Maré since 2011 with the Muda Maré extension project from the Federal University of Rio de Janeiro. About the methodology, observations were made in four favelas of the complex, eight semi-structured interviews and analyzes of four documents relevant to the research theme. Whereas that the literature on environmental education in favelas is poorly developed, this study approach to the Environmental Justice and Environmental Racism to understand how social movements guide the environment as a basic right of the population. Generative themes and popular education are also foundations used to understand environmental education in non-school contexts. Another line of reflection is the ecology of knowledge that proposes the horizontal dialogue between different knowledge. The research resulted in content that identifies some proposals for transformative processes that give light to the development of this debate about environmental education in favelas.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34680@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34680@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:43:02Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:34680Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-06T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv ESSE HABITAT ONDE A GENTE MORA: CONHECIMENTOS LOCAIS COMO FUNDAMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COMPLEXO DA MARÉ
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THIS HABITAT THAT WE LIVE: LOCAL KNOWLEDGE AS A FOUNDATION FOR ENVIRONMENTAL EDUCATION AT COMPLEXO DA MARÉ
title ESSE HABITAT ONDE A GENTE MORA: CONHECIMENTOS LOCAIS COMO FUNDAMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COMPLEXO DA MARÉ
spellingShingle ESSE HABITAT ONDE A GENTE MORA: CONHECIMENTOS LOCAIS COMO FUNDAMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COMPLEXO DA MARÉ
JULIA CARNEIRO ROSSI
title_short ESSE HABITAT ONDE A GENTE MORA: CONHECIMENTOS LOCAIS COMO FUNDAMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COMPLEXO DA MARÉ
title_full ESSE HABITAT ONDE A GENTE MORA: CONHECIMENTOS LOCAIS COMO FUNDAMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COMPLEXO DA MARÉ
title_fullStr ESSE HABITAT ONDE A GENTE MORA: CONHECIMENTOS LOCAIS COMO FUNDAMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COMPLEXO DA MARÉ
title_full_unstemmed ESSE HABITAT ONDE A GENTE MORA: CONHECIMENTOS LOCAIS COMO FUNDAMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COMPLEXO DA MARÉ
title_sort ESSE HABITAT ONDE A GENTE MORA: CONHECIMENTOS LOCAIS COMO FUNDAMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COMPLEXO DA MARÉ
author JULIA CARNEIRO ROSSI
author_facet JULIA CARNEIRO ROSSI
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv VERA MARIA FERRAO CANDAU
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 09093079700
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6133365056620299
dc.contributor.referee1.fl_str_mv VERA MARIA FERRAO CANDAU
dc.contributor.referee2.fl_str_mv SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv CELSO SANCHEZ PEREIRA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 13008949703
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/2659507582640616
dc.contributor.author.fl_str_mv JULIA CARNEIRO ROSSI
contributor_str_mv VERA MARIA FERRAO CANDAU
VERA MARIA FERRAO CANDAU
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
CELSO SANCHEZ PEREIRA
description As transformações no ambiente em decorrência da industrialização do Rio de janeiro deram espaço à consolidação do Complexo da Maré que foi fruto de resistências e reinvenções para a ocupação desse território. A pesquisa realizada tem como objetivo principal compreender o que os moradores da Maré pensam sobre meio ambiente na favela e que relações os mesmo experimentam a partir dessas reinvenções. Nessa perspectiva foi possível identificar conhecimentos locais que possam dar subsídios à educação ambiental nessas favelas. O recorte utilizado na pesquisa foi construído a partir de uma rede de parcerias e trocas que venho experimentando na Maré desde 2011 com o projeto de extensão da UFRJ Muda Maré. Quanto à metodologia, foram feitas observações em quatro favelas do complexo, oito entrevistas semi estruturadas e análises de quatro documentos relevantes ao tema da pesquisa. Levando em conta que a literatura sobre educação ambiental em favelas é pouco desenvolvida, me aproximo da Justiça Ambiental e do Racismo Ambiental para compreender como os movimentos sociais pautam o meio ambiente como um direito básico da população. Temas geradores e educação popular também são fundamentos utilizados para compreender a educação ambiental em contextos não escolares. Outra linha de reflexão é a ecologia de saberes que propõe o diálogo horizontal entre diferentes conhecimentos. A pesquisa teve como resultado um conteúdo que identifica algumas propostas de processos transformadores que dão luz ao desenvolvimento desse debate sobre educação ambiental em favelas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34680@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34680@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34680@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34680@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324938954047488