[en] ARCHITECTURE REVEALED BY CINEMA: THE FILM AS A PROCESS OF INVESTIGATION OF ARCHITECTURE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50926@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50926@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50926 |
Resumo: | [pt] A pesquisa se propõe a analisar como o cinema poderia transcrever a experiência vivenciada nos espaços e ajudar a desvelar a arquitetura em outras camadas que não apenas técnicas, formais e objetivas. Para isso, recorre ao curta-metragem Sizígia (2012), no qual a arquitetura não é apenas um tema abordado, mas parte fundamental de sua configuração. O curta-metragem do pesquisador Luis Urbano se insere no âmbito acadêmico de análise da arquitetura e foi filmado no projeto Piscina das Marés (1959-65) do arquiteto português Álvaro Siza. Em Sizígia, a imagem em movimento foi encarada não apenas como representação da arquitetura, mas como forma de investigação do espaço, explorando suas qualidades e seu potencial narrativo. O cinema, como uma forma de expressão, busca contar os enredos da vida vivida nos lugares por meio da imagem em movimento, conectando os dilemas da vida humana à arquitetura. Sua linguagem acaba por captar eventos, vinculando-os ao espaço e, como consequência, sua narrativa revela a arquitetura onde o enredo da vida se dá. Nesse sentido, a pesquisa busca no cinema um meio alternativo de investigação e representação da arquitetura. |
id |
PUC_RIO-1_fb52ad3c537867b55f9d056ed59f0967 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:50926 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] ARCHITECTURE REVEALED BY CINEMA: THE FILM AS A PROCESS OF INVESTIGATION OF ARCHITECTURE[pt] ARQUITETURA REVELADA PELO CINEMA: O FILME COMO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO DA ARQUITETURA[pt] FENOMENOLOGIA[pt] ESPACO[pt] ARQUITETURA[pt] EXPERIENCIA[pt] CINEMA[en] PHENOMENOLOGY[en] SPACE[en] ARCHITECTURE[en] EXPERIENCE[en] MOVIE[pt] A pesquisa se propõe a analisar como o cinema poderia transcrever a experiência vivenciada nos espaços e ajudar a desvelar a arquitetura em outras camadas que não apenas técnicas, formais e objetivas. Para isso, recorre ao curta-metragem Sizígia (2012), no qual a arquitetura não é apenas um tema abordado, mas parte fundamental de sua configuração. O curta-metragem do pesquisador Luis Urbano se insere no âmbito acadêmico de análise da arquitetura e foi filmado no projeto Piscina das Marés (1959-65) do arquiteto português Álvaro Siza. Em Sizígia, a imagem em movimento foi encarada não apenas como representação da arquitetura, mas como forma de investigação do espaço, explorando suas qualidades e seu potencial narrativo. O cinema, como uma forma de expressão, busca contar os enredos da vida vivida nos lugares por meio da imagem em movimento, conectando os dilemas da vida humana à arquitetura. Sua linguagem acaba por captar eventos, vinculando-os ao espaço e, como consequência, sua narrativa revela a arquitetura onde o enredo da vida se dá. Nesse sentido, a pesquisa busca no cinema um meio alternativo de investigação e representação da arquitetura.[en] The research aims to analyze how cinema could transcribe the experience lived in spaces and help to unveil architecture in layers other than just technical, formal and objective. For this, it uses the short film Sizígia (2012), in which architecture is not only an approached topic, but a fundamental part of its configuration. The short film by researcher Luis Urbano falls within the academic scope of architecture analysis and was filmed in the project Piscina das Marés (1959-65) by Portuguese architect Álvaro Siza. In Sizígia, the moving image was seen not only as a representation of architecture, but as a way of investigating space, exploring its qualities and its narrative potential. Cinema, as a form of expression, seeks to tell the plots of life lived in places through the moving image, connecting the dilemmas of human life to architecture. His language ends up capturing events, linking them to space and, as a consequence, his narrative reveals the architecture where the plot of life takes place. In this sense, research seeks in cinema an alternative means of investigation and representation of architecture.MAXWELLOTAVIO LEONIDIO RIBEIROOTAVIO LEONIDIO RIBEIRORODRIGO SERAFINO DA CRUZ2020-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50926@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50926@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50926porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-11T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:50926Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] ARCHITECTURE REVEALED BY CINEMA: THE FILM AS A PROCESS OF INVESTIGATION OF ARCHITECTURE [pt] ARQUITETURA REVELADA PELO CINEMA: O FILME COMO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO DA ARQUITETURA |
title |
[en] ARCHITECTURE REVEALED BY CINEMA: THE FILM AS A PROCESS OF INVESTIGATION OF ARCHITECTURE |
spellingShingle |
[en] ARCHITECTURE REVEALED BY CINEMA: THE FILM AS A PROCESS OF INVESTIGATION OF ARCHITECTURE RODRIGO SERAFINO DA CRUZ [pt] FENOMENOLOGIA [pt] ESPACO [pt] ARQUITETURA [pt] EXPERIENCIA [pt] CINEMA [en] PHENOMENOLOGY [en] SPACE [en] ARCHITECTURE [en] EXPERIENCE [en] MOVIE |
title_short |
[en] ARCHITECTURE REVEALED BY CINEMA: THE FILM AS A PROCESS OF INVESTIGATION OF ARCHITECTURE |
title_full |
[en] ARCHITECTURE REVEALED BY CINEMA: THE FILM AS A PROCESS OF INVESTIGATION OF ARCHITECTURE |
title_fullStr |
[en] ARCHITECTURE REVEALED BY CINEMA: THE FILM AS A PROCESS OF INVESTIGATION OF ARCHITECTURE |
title_full_unstemmed |
[en] ARCHITECTURE REVEALED BY CINEMA: THE FILM AS A PROCESS OF INVESTIGATION OF ARCHITECTURE |
title_sort |
[en] ARCHITECTURE REVEALED BY CINEMA: THE FILM AS A PROCESS OF INVESTIGATION OF ARCHITECTURE |
author |
RODRIGO SERAFINO DA CRUZ |
author_facet |
RODRIGO SERAFINO DA CRUZ |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGO SERAFINO DA CRUZ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] FENOMENOLOGIA [pt] ESPACO [pt] ARQUITETURA [pt] EXPERIENCIA [pt] CINEMA [en] PHENOMENOLOGY [en] SPACE [en] ARCHITECTURE [en] EXPERIENCE [en] MOVIE |
topic |
[pt] FENOMENOLOGIA [pt] ESPACO [pt] ARQUITETURA [pt] EXPERIENCIA [pt] CINEMA [en] PHENOMENOLOGY [en] SPACE [en] ARCHITECTURE [en] EXPERIENCE [en] MOVIE |
description |
[pt] A pesquisa se propõe a analisar como o cinema poderia transcrever a experiência vivenciada nos espaços e ajudar a desvelar a arquitetura em outras camadas que não apenas técnicas, formais e objetivas. Para isso, recorre ao curta-metragem Sizígia (2012), no qual a arquitetura não é apenas um tema abordado, mas parte fundamental de sua configuração. O curta-metragem do pesquisador Luis Urbano se insere no âmbito acadêmico de análise da arquitetura e foi filmado no projeto Piscina das Marés (1959-65) do arquiteto português Álvaro Siza. Em Sizígia, a imagem em movimento foi encarada não apenas como representação da arquitetura, mas como forma de investigação do espaço, explorando suas qualidades e seu potencial narrativo. O cinema, como uma forma de expressão, busca contar os enredos da vida vivida nos lugares por meio da imagem em movimento, conectando os dilemas da vida humana à arquitetura. Sua linguagem acaba por captar eventos, vinculando-os ao espaço e, como consequência, sua narrativa revela a arquitetura onde o enredo da vida se dá. Nesse sentido, a pesquisa busca no cinema um meio alternativo de investigação e representação da arquitetura. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50926@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50926@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50926 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50926@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50926@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822625213415424 |