[fr] DES CORPS DOCILES AU LIT DE PROCUSTE: CHIRURGIE BARIATRIQUE ET TRANSFORMATION CORPORELLE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53552@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53552@2 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53552@3 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53552 |
Resumo: | [pt] A atual pesquisa tem como objetivo investigar a observada hegemonia feminina na busca por procedimentos de alteração das formas corporais como expressão da tentativa de atender a uma demanda social que estimula a procura por um corpo magro e saudável como via de acesso a felicidade na contemporaneidade. A prática clínica, em um ambulatório para acompanhamento psicológico a pacientes de uma equipe de cirurgia bariátrica, colocou em evidência a ansiedade pela conquista do corpo magro idealizado. No entanto, o processo psíquico de reconstrução da imagem corporal após a perda significativa de peso e cirurgias reparadoras do contorno corporal é complexo, demorado e atravessado pela alteridade. Desenvolvemos uma malha teórica que, articulada à prática clínica, destaca as incidências do sistema capitalista sobre os corpos e os efeitos da atual primazia imagética sobre a constituição psíquica. Evidenciamos, em seguida, a partir de algumas contribuições trazidas pela psicanálise, a perpetuação de impasses relacionados ao corpo mesmo após o desejado emagrecimento. Por último, a partir do romance Frankenstein de Mary Shelley, analisamos o lugar social conferido à mulher, uma lógica prometeica que estimula a ênfase na aparência e a narrativa contemporânea de preconceitos às formas corporais que subvertem a norma. Com isso, refletimos que a pressão estética na qual as mulheres estão fortemente submetidas, sobretudo mulheres com obesidade, equivale à violência contida no mito grego de Procusto, que mutilava aquilo que era diferente. O mito da beleza e, agora, o culto ao corpo são aperfeiçoados de forma a assumir a função de coerção social em um sistema de crenças que funciona para manter as mulheres obedientes à norma e submetidas às exigências mercadológicas na sociedade capitalista e patriarcal. |
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[fr] DES CORPS DOCILES AU LIT DE PROCUSTE: CHIRURGIE BARIATRIQUE ET TRANSFORMATION CORPORELLE[pt] DOS CORPOS DÓCEIS À CAMA DE PROCUSTO: CIRURGIA BARIÁTRICA E TRANSFORMAÇÕES CORPORAIS[en] FROM DOCILE BODIES TO PROCUSTEAN BED: BARIATRIC SURGERY AND BODY MODIFICATION[pt] MULHER[pt] TRANSFORMACAO CORPORAL[pt] CIRURGIA BARIATRICA[pt] OBESIDADE[pt] SOCIEDADE DE CONSUMO[en] WOMAN[en] BODY MANIPULATION[en] BARIATRIC SURGERY[en] OBESITY[en] CONSUMER SOCIETY[fr] FEMME[fr] MANIPULATIONS CORPORELLES[fr] CHIRURGIE BARIATRIQUE[fr] OBESITE[pt] A atual pesquisa tem como objetivo investigar a observada hegemonia feminina na busca por procedimentos de alteração das formas corporais como expressão da tentativa de atender a uma demanda social que estimula a procura por um corpo magro e saudável como via de acesso a felicidade na contemporaneidade. A prática clínica, em um ambulatório para acompanhamento psicológico a pacientes de uma equipe de cirurgia bariátrica, colocou em evidência a ansiedade pela conquista do corpo magro idealizado. No entanto, o processo psíquico de reconstrução da imagem corporal após a perda significativa de peso e cirurgias reparadoras do contorno corporal é complexo, demorado e atravessado pela alteridade. Desenvolvemos uma malha teórica que, articulada à prática clínica, destaca as incidências do sistema capitalista sobre os corpos e os efeitos da atual primazia imagética sobre a constituição psíquica. Evidenciamos, em seguida, a partir de algumas contribuições trazidas pela psicanálise, a perpetuação de impasses relacionados ao corpo mesmo após o desejado emagrecimento. Por último, a partir do romance Frankenstein de Mary Shelley, analisamos o lugar social conferido à mulher, uma lógica prometeica que estimula a ênfase na aparência e a narrativa contemporânea de preconceitos às formas corporais que subvertem a norma. Com isso, refletimos que a pressão estética na qual as mulheres estão fortemente submetidas, sobretudo mulheres com obesidade, equivale à violência contida no mito grego de Procusto, que mutilava aquilo que era diferente. O mito da beleza e, agora, o culto ao corpo são aperfeiçoados de forma a assumir a função de coerção social em um sistema de crenças que funciona para manter as mulheres obedientes à norma e submetidas às exigências mercadológicas na sociedade capitalista e patriarcal.[en] The purpose of this work is to investigate the observed female hegemony in the search for body shapes changing procedures as an expression of the attempt to meet a social demand that stimulates the search for a slim and healthy body as a way to access happiness. The psychological practice, in an outpatient clinic of a bariatric surgery staff, highlighted the anxiety for the achievement of the idealized thin body standard. However, the psychic process of reconstructing body image after significant weight loss and body contouring surgery is complex, time-consuming and crossed by otherness. We developed a theoretical network that, together with the clinical practice, highlights the incidences of the capitalism on bodies and the effects of the current culture of images on the psychic constitution. Then we highlighted, based on some contributions brought by psychoanalysis, the perpetuation of deadlocks related to the body even after the desired weight loss. Lastly, from Mary Shelley s novel Frankenstein, we analyzed the social place given to women, a Promethean logic that emphasizes appearance and the contemporary narrative of prejudices against body forms that subvert the norm. As a result, we reflect that the aesthetic pressure to which women are strongly subjected, especially women with obesity, is equivalent to the violence contained in the Greek myth of Procust, which mutilated what was different. The beauty myth and, now, the cult of the body are improved in order to assume the function of social coercion in a belief system that works to keep women obedient to the norm and submitted to market demands in capitalist and patriarchal society.[fr] La recherche actuelle vise à enquêter sur l hégémonie féminine observée dans la cherche de procédures pour changer les formes du corps comme expression de la tentative de répondre à une demande sociale qui stimule la fouille d un corps maigre et sain comme moyen d accéder au bonheur à l époque contemporaine. La pratique clinique d une équipe de chirurgie bariatrique en ambulatoire de suivi psychologique des patients a mis en évidence l angoisse pour la réalisation du corps mince idéalisé. Cependant, le processus psychique de reconstruction de l image corporelle après une perte de poids importante et chirurgies réparatrice du remodelage corporel est complexe, lent et est traversé par l altérité. Nous avons développé un cadre théorique qui, lié à la pratique clinique, met en évidence les incidences du système capitaliste sur les corps et les effets de la primauté actuelle de l imagerie sur la constitution psychique. Nous montrons ensuite, à partir de quelques apportées par la psychanalyse, la perpétuation d impasses liées au corps même après la perte de poids souhaitée. Enfin, à partir du roman Frankenstein de Mary Shelley, nous avons analysé la place sociale donnée aux femmes, une logique prométhéenne qui stimule l accent mis sur l apparence et le récit contemporain des préjugés contre les formes corporelles qui renversent la norme. Ainsi, nous réfléchissons que la pression esthétique à laquelle les femmes sont fortement soumises, surtout les femmes obèses, équivaut à la violence contenue dans le mythe grec de Procusto, qui a mutilé ce qui était différent. Le mythe de la beauté et, maintenant, le culte du corps sont perfectionnés pour assumer la fonction de coercition sociale dans un système de croyance qui oeuvre pour maintenir les femmes obéissantes à la norme et soumises aux demandes du marché dans la société capitaliste et patriarcale.MAXWELLJUNIA DE VILHENANELIA MARIA MENDES NEIVA FERNANDES2021-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53552@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53552@2https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53552@3http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53552porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-21T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:53552Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-21T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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