[pt] FORMAÇÃO MORAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA RESOLUÇÃO DE DILEMAS MORAIS A PARTIR DE HABERMAS E KOHLBERG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUIZ CLAUDIO DA SILVA CAMARA
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18247@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18247
Resumo: [pt] A pesquisa analisa como estudantes de uma escola pública de ensino médio da Cidade do Rio de Janeiro discutem e resolvem dilemas morais que envolvem questões de justiça, dignidade humana e práticas de discriminação e preconceito em função das diferenças de gênero, etnia e orientação sexual, tendo como referencial teórico a ética do discurso (Jürgen Habermas) e a teoria do desenvolvimento moral (Lawrence Kohlberg). Os dilemas morais foram aplicados e analisados através da metodologia de grupos focais. O trabalho foi motivado pela constatação da existência de muitas relações conflitivas no cotidiano escolar, causadas, em grande parte, pela falta de reconhecimento e respeito às diferenças interpessoais, bem como, pelos limites na formação docente para lidar com esses conflitos. A pesquisa teve como objetivo caracterizar os dilemas morais e investigar o processo de aprendizagem de atitudes e valores, a partir do referencial teórico selecionado, privilegiando os temas relacionados à diversidade no cotidiano escolar. A investigação está inserida no projeto de pesquisa institucional Diversidade Cultural, Prática Pedagógica e Mínimos Éticos (2008-2010), que vem sendo desenvolvido pela linha de pesquisa Ética Intercultural e Prática Pedagógica, do Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas (GECEC), do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Rio.
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spelling [pt] FORMAÇÃO MORAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA RESOLUÇÃO DE DILEMAS MORAIS A PARTIR DE HABERMAS E KOHLBERG[en] MORAL EDUCATION OF HIGH SCHOOL STUDENTS: AN ANALYSIS OF THE RESOLUTION OF MORAL DILEMMAS FROM THE PERSPECTIVE OF KOHLBERG AND HABERMAS[pt] EDUCACAO[pt] FORMACAO[pt] MORAL[pt] ETICA[en] EDUCATION[en] FORMATION[en] MORALS[en] ETHICS[pt] A pesquisa analisa como estudantes de uma escola pública de ensino médio da Cidade do Rio de Janeiro discutem e resolvem dilemas morais que envolvem questões de justiça, dignidade humana e práticas de discriminação e preconceito em função das diferenças de gênero, etnia e orientação sexual, tendo como referencial teórico a ética do discurso (Jürgen Habermas) e a teoria do desenvolvimento moral (Lawrence Kohlberg). Os dilemas morais foram aplicados e analisados através da metodologia de grupos focais. O trabalho foi motivado pela constatação da existência de muitas relações conflitivas no cotidiano escolar, causadas, em grande parte, pela falta de reconhecimento e respeito às diferenças interpessoais, bem como, pelos limites na formação docente para lidar com esses conflitos. A pesquisa teve como objetivo caracterizar os dilemas morais e investigar o processo de aprendizagem de atitudes e valores, a partir do referencial teórico selecionado, privilegiando os temas relacionados à diversidade no cotidiano escolar. A investigação está inserida no projeto de pesquisa institucional Diversidade Cultural, Prática Pedagógica e Mínimos Éticos (2008-2010), que vem sendo desenvolvido pela linha de pesquisa Ética Intercultural e Prática Pedagógica, do Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas (GECEC), do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Rio.[en] This research examines how students, from a public high school of Rio de Janeiro, discuss and resolve moral dilemmas involving issues of justice, human dignity and practices of discrimination and prejudice on the basis of gender differences, ethnicity and sexual orientation, having as theoretical background both the discourse’s ethics (Jürgen Habermas) and the theory of moral development (Lawrence Kohlberg). The moral dilemmas were applied and analyzed using the methodology of focal groups. This work was motivated by the finding of many conflicting relationships in school life, caused largely by lack of recognition and respect for interpersonal differences as well as because of the limits on teacher training to deal with these conflicts. The study aimed to characterize the moral dilemmas and investigate the learning process of attitudes and values from the selected theoretical framework, focusing on issues related to diversity in school life. This research is bound to an institutional research project entitled Cultural Diversity, Educational Practice and Ethical Minimum (2008- 2010), which is being developed by the research line Ethics and Intercultural Pedagogical Practice, from the Study Group on Everyday Life, Education and Cultures (GECEC), at the Graduate Program in Education at PUC-Rio.MAXWELLMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZAMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZAMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZALUIZ CLAUDIO DA SILVA CAMARA2011-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18247@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18247@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18247porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-20T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:18247Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-20T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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