RICHARD SERRA E ROBERT SMITHSON: A ESCULTURA NO CONTEXTO NOVA-IORQUINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25753@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25753@2 |
Resumo: | Os trabalhos de Richard Serra e Robert Smithson apresentamuma relação constituitiva com o espaço público da megalópole contemporânea. Explorando a noção de tempo específico da matéria, suas produções expandem a concepção de processo artístico e criam uma tensão com a arquitetura e o espaço institucional da arte. Ao propor a crítica a estes espaços e explorar o mundo, ambas as obras estabelecem um jogo de semelhança com a megalópole, incorporando a racionalidade de seu espaço ético, político e cultural. Para tal, considero a relação com a Nova York laboratorial na qual Serra e Smithson desenvolvem intenso debate com seus pares, relação constitutiva que aconteceu com e na caótica Manhattan do final dos anos de 1960, bem como nas áreas suburbanas de New Jersey. Smithson constrói sua obra tendo a entopia do subúrbio de new Jersey como referência determinante, a partir da qual tempos e espaços infinitos são trazidos às suas realizações. O embate de Serra com a cidade assume por sua vez um caráter concreto e literal. Trabalhando no próprio caos e nas ruínas contemporâneas da urbe, ele propõe uma nova relação entre obra, o espectador e o entorno. Em ambos os artistas encontrados o esforço do largamento do conceito da escultura contemporânea numa nova relação como mundo. |
id |
PUC_RIO-1_fec8db0ab7c8b715fc5098c2a6ac4441 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:25753 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisRICHARD SERRA E ROBERT SMITHSON: A ESCULTURA NO CONTEXTO NOVA-IORQUINOROBERT SMITHSON AND RICHARD SERRA: SCULTURE IN THE NEW YORK CONTEXT2008-11-27JOAO MASAO KAMITA53503520910lattes.cnpq.br/3375529151382237JOAO MASAO KAMITALUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDACECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO PAULO VENANCIO FILHOSHEILA CABO GERALDO80441971768lattes.cnpq.br/2427315705620000MARTHA TELLES MACHADO DA SILVAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURAPUC-RioBROs trabalhos de Richard Serra e Robert Smithson apresentamuma relação constituitiva com o espaço público da megalópole contemporânea. Explorando a noção de tempo específico da matéria, suas produções expandem a concepção de processo artístico e criam uma tensão com a arquitetura e o espaço institucional da arte. Ao propor a crítica a estes espaços e explorar o mundo, ambas as obras estabelecem um jogo de semelhança com a megalópole, incorporando a racionalidade de seu espaço ético, político e cultural. Para tal, considero a relação com a Nova York laboratorial na qual Serra e Smithson desenvolvem intenso debate com seus pares, relação constitutiva que aconteceu com e na caótica Manhattan do final dos anos de 1960, bem como nas áreas suburbanas de New Jersey. Smithson constrói sua obra tendo a entopia do subúrbio de new Jersey como referência determinante, a partir da qual tempos e espaços infinitos são trazidos às suas realizações. O embate de Serra com a cidade assume por sua vez um caráter concreto e literal. Trabalhando no próprio caos e nas ruínas contemporâneas da urbe, ele propõe uma nova relação entre obra, o espectador e o entorno. Em ambos os artistas encontrados o esforço do largamento do conceito da escultura contemporânea numa nova relação como mundo.The works os Richard Serra and Robert Smithson have a founding relationship with the public space of the contemporary megalopolis. By incorporating the notion of the specific time of material, their output expands conceptions of the artistic process and sets up a tension with architecture and the institutional space of art. As they propose to criticize institutional space and explore the word, the works set a play of similarities with the megalopolis, incorporating the rationale of its ethical, political and cultural space. I therefore investigate the relationship with the New York laboratory where Serra and Smithson engage in intense debate with their peers. This founding relationship was formed in and through the bustling Manhattan of the late 1960s and suburban areas of new Jersey. The decisive reference for Smithson s work was the entropy of the New Jersey suburb, from which infinite times and spaces are brought into his work. Serra s clash with the city is concrete and literal in nature. Working in the midst of the chaos and contemporary ruins of the city, he proposes a new relationship between the work, the spectator and the surroundings. There are elements in both artists that strive to broaden the concept of contemporary sculpture in a new relationship with the world.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25753@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25753@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:26:09Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25753Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-09T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
RICHARD SERRA E ROBERT SMITHSON: A ESCULTURA NO CONTEXTO NOVA-IORQUINO |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
ROBERT SMITHSON AND RICHARD SERRA: SCULTURE IN THE NEW YORK CONTEXT |
title |
RICHARD SERRA E ROBERT SMITHSON: A ESCULTURA NO CONTEXTO NOVA-IORQUINO |
spellingShingle |
RICHARD SERRA E ROBERT SMITHSON: A ESCULTURA NO CONTEXTO NOVA-IORQUINO MARTHA TELLES MACHADO DA SILVA |
title_short |
RICHARD SERRA E ROBERT SMITHSON: A ESCULTURA NO CONTEXTO NOVA-IORQUINO |
title_full |
RICHARD SERRA E ROBERT SMITHSON: A ESCULTURA NO CONTEXTO NOVA-IORQUINO |
title_fullStr |
RICHARD SERRA E ROBERT SMITHSON: A ESCULTURA NO CONTEXTO NOVA-IORQUINO |
title_full_unstemmed |
RICHARD SERRA E ROBERT SMITHSON: A ESCULTURA NO CONTEXTO NOVA-IORQUINO |
title_sort |
RICHARD SERRA E ROBERT SMITHSON: A ESCULTURA NO CONTEXTO NOVA-IORQUINO |
author |
MARTHA TELLES MACHADO DA SILVA |
author_facet |
MARTHA TELLES MACHADO DA SILVA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
JOAO MASAO KAMITA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
53503520910 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/3375529151382237 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JOAO MASAO KAMITA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
PAULO VENANCIO FILHO |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
SHEILA CABO GERALDO |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
80441971768 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/2427315705620000 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARTHA TELLES MACHADO DA SILVA |
contributor_str_mv |
JOAO MASAO KAMITA JOAO MASAO KAMITA LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO PAULO VENANCIO FILHO SHEILA CABO GERALDO |
description |
Os trabalhos de Richard Serra e Robert Smithson apresentamuma relação constituitiva com o espaço público da megalópole contemporânea. Explorando a noção de tempo específico da matéria, suas produções expandem a concepção de processo artístico e criam uma tensão com a arquitetura e o espaço institucional da arte. Ao propor a crítica a estes espaços e explorar o mundo, ambas as obras estabelecem um jogo de semelhança com a megalópole, incorporando a racionalidade de seu espaço ético, político e cultural. Para tal, considero a relação com a Nova York laboratorial na qual Serra e Smithson desenvolvem intenso debate com seus pares, relação constitutiva que aconteceu com e na caótica Manhattan do final dos anos de 1960, bem como nas áreas suburbanas de New Jersey. Smithson constrói sua obra tendo a entopia do subúrbio de new Jersey como referência determinante, a partir da qual tempos e espaços infinitos são trazidos às suas realizações. O embate de Serra com a cidade assume por sua vez um caráter concreto e literal. Trabalhando no próprio caos e nas ruínas contemporâneas da urbe, ele propõe uma nova relação entre obra, o espectador e o entorno. Em ambos os artistas encontrados o esforço do largamento do conceito da escultura contemporânea numa nova relação como mundo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25753@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25753@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25753@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25753@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324923264204800 |