A PEDAGOGIA DE YHWH E O SEU POVO DIANTE DA LEI: UMA ANÁLISE DE DT 31,9-13

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DAISE GOMES DA COSTA
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54610@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54610@2
Resumo: A presente dissertação analisa Dt 31,9-13, reconhecendo as estratégias usadas por YHWH para conduzir o seu povo no conhecimento da verdade e na prática da justiça. O livro da Lei, que foi escrito por Moisés conforme a ordem de YHWH, é um elemento singular. Esse material pedagógico foi entregue aos sacerdotes, filhos de Levi, e aos anciãos. Josué, futuro sucessor de Moisés, é, no contexto, uma figura em destaque. O livro da Lei atesta a aliança estabelecida entre YHWH, o Deus único, e Israel, o povo eleito. Se o primeiro ponto de contato de YHWH e Israel teve como propósito libertá-los e salvá-los da escravidão do Egito; o segundo ponto indica o projeto pedagógico de YHWH: deseja que Israel seja um povo livre e fiel, e se torne um paradigma para as demais nações, ou seja, quer que o seu plano salvífico se estenda à toda humanidade. A terra prometida, dom e herança, após o tempo do deserto será o grande banco de prova. Moisés foi o escolhido para a sublime missão de conduzir o povo. A palavra de ordem é: obediência; que deve se traduzir em amor e fidelidade ao Deus da Aliança. Sendo obediente, o povo alcançará as bênçãos, ao passo que, desobediente, atrairá as maldições: perda da terra e exílio. A abordagem de Dt 31,9-13 foi feita através dos passos do Método Histórico-Crítico. Contudo, a pesquisa pela abordagem sincrônica aplicada no comentário, também procurou compreender, pela lógica do conjunto, a pedagogia de YHWH frente ao povo que elegeu como sua particular propriedade. Uma história com seus altos e baixos, marcada pela fidelidade de YHWH e pelas infidelidades do povo sempre chamado a viver de acordo com a aliança. Bênçãos e maldições marcam essa história que continua válida e sendo escrita na mente e no coração de cada fiel. A preocupação com a formação das futuras gerações é o dado fundamental, a fim de que a obediência da fé seja o caminho de conformação com a vontade salvífica de YHWH.
id PUC_RIO-1_fefbb60b94a0d0d83b5c542e87f1d3a3
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:54610
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA PEDAGOGIA DE YHWH E O SEU POVO DIANTE DA LEI: UMA ANÁLISE DE DT 31,9-13THE PEDAGOGY OF YHWH AND HIS PEOPLE IN FRONT OF THE LAW: AN ANALYZES OF DEUT 31,9-132021-07-27LEONARDO AGOSTINI FERNANDES84674806704lattes.cnpq.br/6431968963433274LEONARDO AGOSTINI FERNANDES84674806704lattes.cnpq.br/6431968963433274LEONARDO AGOSTINI FERNANDESWALDECIR GONZAGALEONARDO AGOSTINI FERNANDESLUIZ ALEXANDRE SOLANO ROSSIWALDECIR GONZAGA92203566787lattes.cnpq.br/6602043468491618DAISE GOMES DA COSTAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM TEOLOGIAPUC-RioBRA presente dissertação analisa Dt 31,9-13, reconhecendo as estratégias usadas por YHWH para conduzir o seu povo no conhecimento da verdade e na prática da justiça. O livro da Lei, que foi escrito por Moisés conforme a ordem de YHWH, é um elemento singular. Esse material pedagógico foi entregue aos sacerdotes, filhos de Levi, e aos anciãos. Josué, futuro sucessor de Moisés, é, no contexto, uma figura em destaque. O livro da Lei atesta a aliança estabelecida entre YHWH, o Deus único, e Israel, o povo eleito. Se o primeiro ponto de contato de YHWH e Israel teve como propósito libertá-los e salvá-los da escravidão do Egito; o segundo ponto indica o projeto pedagógico de YHWH: deseja que Israel seja um povo livre e fiel, e se torne um paradigma para as demais nações, ou seja, quer que o seu plano salvífico se estenda à toda humanidade. A terra prometida, dom e herança, após o tempo do deserto será o grande banco de prova. Moisés foi o escolhido para a sublime missão de conduzir o povo. A palavra de ordem é: obediência; que deve se traduzir em amor e fidelidade ao Deus da Aliança. Sendo obediente, o povo alcançará as bênçãos, ao passo que, desobediente, atrairá as maldições: perda da terra e exílio. A abordagem de Dt 31,9-13 foi feita através dos passos do Método Histórico-Crítico. Contudo, a pesquisa pela abordagem sincrônica aplicada no comentário, também procurou compreender, pela lógica do conjunto, a pedagogia de YHWH frente ao povo que elegeu como sua particular propriedade. Uma história com seus altos e baixos, marcada pela fidelidade de YHWH e pelas infidelidades do povo sempre chamado a viver de acordo com a aliança. Bênçãos e maldições marcam essa história que continua válida e sendo escrita na mente e no coração de cada fiel. A preocupação com a formação das futuras gerações é o dado fundamental, a fim de que a obediência da fé seja o caminho de conformação com a vontade salvífica de YHWH.This dissertation analyzes Deut 31,9-13, recognizing the strategies used by YHWH to conduct his people by the knowledge of truth and the practice of justice. The Book of the King, that was written by Moses as it was ordered by YHWH, is a singular element. This pedagogic material was delivered to the Priests, Levi s sons and to the ancients. Josue, Moses s future successor, is, in this context, a highlighted figure. The book of the law attests the alliance established between YHWH, the one and only God, and Israel, the elected people. If the first point for the contact between YHWH and Israel had the purpose of freeing and saving them from the slavery of Egpty; The second point indicates the pedagogic project of YHWH: wishes israel s people to be free and faithful, and become a paradigm for other nations, that is, he wants his saving plan to extend to all humanity. The promised land, gift and heritage, after the time of the desert there will be the great trial. Moses was chosen for the sublime mission of conducting the people. The word of order is: obedience; that must translate into love and fidelity to the alliance s God. By being obedient, his people will reach their blessings, otherwise, by being disobedient, they will attract curses, lose their lands and will be exiled. The approach of the Dt 31,9-13 was done following the Historical and critical method, however, the research through the synchronic approach applied in the commentary, also sought to understand, through the logic, the pedagogy of YHWH in front of the people that he elected as private property. A history with its highs and lows, marked by the fidelity of YHWH and infidelities of his people always called to live according to the alliance. Blessings and curses mark this history that keeps going and being written in the mind and heart of each believer. The concern with the development of the future generations is the fundamental fact, in order for the obedience of the faith to be the way of conformation with the saving will of YHWH.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54610@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54610@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:03:51Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:54610Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-18T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv A PEDAGOGIA DE YHWH E O SEU POVO DIANTE DA LEI: UMA ANÁLISE DE DT 31,9-13
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE PEDAGOGY OF YHWH AND HIS PEOPLE IN FRONT OF THE LAW: AN ANALYZES OF DEUT 31,9-13
title A PEDAGOGIA DE YHWH E O SEU POVO DIANTE DA LEI: UMA ANÁLISE DE DT 31,9-13
spellingShingle A PEDAGOGIA DE YHWH E O SEU POVO DIANTE DA LEI: UMA ANÁLISE DE DT 31,9-13
DAISE GOMES DA COSTA
title_short A PEDAGOGIA DE YHWH E O SEU POVO DIANTE DA LEI: UMA ANÁLISE DE DT 31,9-13
title_full A PEDAGOGIA DE YHWH E O SEU POVO DIANTE DA LEI: UMA ANÁLISE DE DT 31,9-13
title_fullStr A PEDAGOGIA DE YHWH E O SEU POVO DIANTE DA LEI: UMA ANÁLISE DE DT 31,9-13
title_full_unstemmed A PEDAGOGIA DE YHWH E O SEU POVO DIANTE DA LEI: UMA ANÁLISE DE DT 31,9-13
title_sort A PEDAGOGIA DE YHWH E O SEU POVO DIANTE DA LEI: UMA ANÁLISE DE DT 31,9-13
author DAISE GOMES DA COSTA
author_facet DAISE GOMES DA COSTA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 84674806704
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LEONARDO AGOSTINI FERNANDES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 84674806704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6431968963433274
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv LEONARDO AGOSTINI FERNANDES
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6431968963433274
dc.contributor.referee1.fl_str_mv LEONARDO AGOSTINI FERNANDES
dc.contributor.referee2.fl_str_mv WALDECIR GONZAGA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LEONARDO AGOSTINI FERNANDES
dc.contributor.referee4.fl_str_mv LUIZ ALEXANDRE SOLANO ROSSI
dc.contributor.referee5.fl_str_mv WALDECIR GONZAGA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 92203566787
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6602043468491618
dc.contributor.author.fl_str_mv DAISE GOMES DA COSTA
contributor_str_mv LEONARDO AGOSTINI FERNANDES
LEONARDO AGOSTINI FERNANDES
LEONARDO AGOSTINI FERNANDES
WALDECIR GONZAGA
LEONARDO AGOSTINI FERNANDES
LUIZ ALEXANDRE SOLANO ROSSI
WALDECIR GONZAGA
description A presente dissertação analisa Dt 31,9-13, reconhecendo as estratégias usadas por YHWH para conduzir o seu povo no conhecimento da verdade e na prática da justiça. O livro da Lei, que foi escrito por Moisés conforme a ordem de YHWH, é um elemento singular. Esse material pedagógico foi entregue aos sacerdotes, filhos de Levi, e aos anciãos. Josué, futuro sucessor de Moisés, é, no contexto, uma figura em destaque. O livro da Lei atesta a aliança estabelecida entre YHWH, o Deus único, e Israel, o povo eleito. Se o primeiro ponto de contato de YHWH e Israel teve como propósito libertá-los e salvá-los da escravidão do Egito; o segundo ponto indica o projeto pedagógico de YHWH: deseja que Israel seja um povo livre e fiel, e se torne um paradigma para as demais nações, ou seja, quer que o seu plano salvífico se estenda à toda humanidade. A terra prometida, dom e herança, após o tempo do deserto será o grande banco de prova. Moisés foi o escolhido para a sublime missão de conduzir o povo. A palavra de ordem é: obediência; que deve se traduzir em amor e fidelidade ao Deus da Aliança. Sendo obediente, o povo alcançará as bênçãos, ao passo que, desobediente, atrairá as maldições: perda da terra e exílio. A abordagem de Dt 31,9-13 foi feita através dos passos do Método Histórico-Crítico. Contudo, a pesquisa pela abordagem sincrônica aplicada no comentário, também procurou compreender, pela lógica do conjunto, a pedagogia de YHWH frente ao povo que elegeu como sua particular propriedade. Uma história com seus altos e baixos, marcada pela fidelidade de YHWH e pelas infidelidades do povo sempre chamado a viver de acordo com a aliança. Bênçãos e maldições marcam essa história que continua válida e sendo escrita na mente e no coração de cada fiel. A preocupação com a formação das futuras gerações é o dado fundamental, a fim de que a obediência da fé seja o caminho de conformação com a vontade salvífica de YHWH.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54610@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54610@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54610@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54610@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM TEOLOGIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324958335926272