O papel de síntese da escola de Copenhague nos estudos de segurança internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duque,Marina Guedes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto Internacional
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-85292009000300003
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a contribuição da Escola de Copenhague para os estudos de segurança internacional, por meio do exame de sua relação com as teorias das Relações Internacionais e seus desdobramentos no campo de segurança internacional. Para cumpri-lo, realiza-se uma breve contextualização da literatura acadêmica mainstream dos estudos de segurança desde a gênese do campo, com vistas a melhor se compreender o impacto do construtivismo na área a partir da década de 1990. Posteriormente, procede-se a uma breve revisão dos debates realizados tanto entre racionalistas e construtivistas como entre as variações do construtivismo, com vistas a situar o trabalho do grupo de Copenhague nas discussões da área. Apresenta-se, por fim, um panorama da produção da Escola de Copenhague, sustentado em dois eixos principais: (a) as contribuições que mais se destacaram; e (b) os debates suscitados, com as críticas recebidas e as respostas fornecidas pelos autores. Conclui-se que uma das principais contribuições dos autores de Copenhague para os estudos de segurança internacional diz respeito ao papel de síntese de seu trabalho em relação aos debates mais amplos realizados no campo de teoria das Relações Internacionais e ao debate sobre segurança internacional no pós-Guerra Fria.
id PUC_RIO-22_075ecec8f6d98023e07e39f8e1b5e3d2
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-85292009000300003
network_acronym_str PUC_RIO-22
network_name_str Contexto Internacional
repository_id_str
spelling O papel de síntese da escola de Copenhague nos estudos de segurança internacionalTeoria das Relações InternacionaisRacionalismo e ConstrutivismoEstudos de Segurança InternacionalO objetivo deste artigo é analisar a contribuição da Escola de Copenhague para os estudos de segurança internacional, por meio do exame de sua relação com as teorias das Relações Internacionais e seus desdobramentos no campo de segurança internacional. Para cumpri-lo, realiza-se uma breve contextualização da literatura acadêmica mainstream dos estudos de segurança desde a gênese do campo, com vistas a melhor se compreender o impacto do construtivismo na área a partir da década de 1990. Posteriormente, procede-se a uma breve revisão dos debates realizados tanto entre racionalistas e construtivistas como entre as variações do construtivismo, com vistas a situar o trabalho do grupo de Copenhague nas discussões da área. Apresenta-se, por fim, um panorama da produção da Escola de Copenhague, sustentado em dois eixos principais: (a) as contribuições que mais se destacaram; e (b) os debates suscitados, com as críticas recebidas e as respostas fornecidas pelos autores. Conclui-se que uma das principais contribuições dos autores de Copenhague para os estudos de segurança internacional diz respeito ao papel de síntese de seu trabalho em relação aos debates mais amplos realizados no campo de teoria das Relações Internacionais e ao debate sobre segurança internacional no pós-Guerra Fria.Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Instituto de Relações Internacionais2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-85292009000300003Contexto Internacional v.31 n.3 2009reponame:Contexto Internacionalinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIO10.1590/S0102-85292009000300003info:eu-repo/semantics/openAccessDuque,Marina Guedespor2010-05-28T00:00:00Zoai:scielo:S0102-85292009000300003Revistahttp://contextointernacional.iri.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=homePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcintjournal@puc-rio.br||contextointernacional@puc-rio.br1982-02400102-8529opendoar:2010-05-28T00:00Contexto Internacional - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel de síntese da escola de Copenhague nos estudos de segurança internacional
title O papel de síntese da escola de Copenhague nos estudos de segurança internacional
spellingShingle O papel de síntese da escola de Copenhague nos estudos de segurança internacional
Duque,Marina Guedes
Teoria das Relações Internacionais
Racionalismo e Construtivismo
Estudos de Segurança Internacional
title_short O papel de síntese da escola de Copenhague nos estudos de segurança internacional
title_full O papel de síntese da escola de Copenhague nos estudos de segurança internacional
title_fullStr O papel de síntese da escola de Copenhague nos estudos de segurança internacional
title_full_unstemmed O papel de síntese da escola de Copenhague nos estudos de segurança internacional
title_sort O papel de síntese da escola de Copenhague nos estudos de segurança internacional
author Duque,Marina Guedes
author_facet Duque,Marina Guedes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duque,Marina Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria das Relações Internacionais
Racionalismo e Construtivismo
Estudos de Segurança Internacional
topic Teoria das Relações Internacionais
Racionalismo e Construtivismo
Estudos de Segurança Internacional
description O objetivo deste artigo é analisar a contribuição da Escola de Copenhague para os estudos de segurança internacional, por meio do exame de sua relação com as teorias das Relações Internacionais e seus desdobramentos no campo de segurança internacional. Para cumpri-lo, realiza-se uma breve contextualização da literatura acadêmica mainstream dos estudos de segurança desde a gênese do campo, com vistas a melhor se compreender o impacto do construtivismo na área a partir da década de 1990. Posteriormente, procede-se a uma breve revisão dos debates realizados tanto entre racionalistas e construtivistas como entre as variações do construtivismo, com vistas a situar o trabalho do grupo de Copenhague nas discussões da área. Apresenta-se, por fim, um panorama da produção da Escola de Copenhague, sustentado em dois eixos principais: (a) as contribuições que mais se destacaram; e (b) os debates suscitados, com as críticas recebidas e as respostas fornecidas pelos autores. Conclui-se que uma das principais contribuições dos autores de Copenhague para os estudos de segurança internacional diz respeito ao papel de síntese de seu trabalho em relação aos debates mais amplos realizados no campo de teoria das Relações Internacionais e ao debate sobre segurança internacional no pós-Guerra Fria.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-85292009000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-85292009000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-85292009000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Instituto de Relações Internacionais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Instituto de Relações Internacionais
dc.source.none.fl_str_mv Contexto Internacional v.31 n.3 2009
reponame:Contexto Internacional
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Contexto Internacional
collection Contexto Internacional
repository.name.fl_str_mv Contexto Internacional - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv cintjournal@puc-rio.br||contextointernacional@puc-rio.br
_version_ 1752127871871090688