Agressão entre pares no espaço virtual: definições, impactos e desafios do cyberbullying
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652013000100005 |
Resumo: | O presente artigo visa apresentar uma revisão da literatura sobre publicações teóricas e empíricas relacionadas ao processo de cyberbullying. Embora existam poucos estudos sobre o tema e haja carência de evidências empíricas na América Latina, o cyberbullying tem sido concebido enquanto uma categoria específica, única e sem precedentes de violência, podendo ser mais abrangente que o fenômeno bullying por ocorrer a qualquer momento e sem um espaço circunscrito e delimitado fisicamente. Os estudos mostram que vítimas de cyberbullying podem estar mais propensas a tentarem suicídio, bem como mais vulneráveis ao desenvolvimento de problemas sociais e emocionais, como a evasão escolar e desempenho acadêmico prejudicado. Além disso, as pesquisas mostram que os envolvidos neste fenômeno apresentam risco aumentado para abuso de substâncias psicoativas e desenvolvimento de sintomas de ansiedade e depressão quando comparados àqueles que não vivenciaram essa forma de agressão entre pares. Assim, aponta-se a importância de um debate atual sobre os aspectos relacionados à prevenção e intervenção em relação ao cyberbullying, envolvendo a família, a escola e também os responsáveis pelo desenvolvimento e execução de políticas públicas. |
id |
PUC_RIO-23_3402985c6a8345313edf05ddab8fb1c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-56652013000100005 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-23 |
network_name_str |
Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Agressão entre pares no espaço virtual: definições, impactos e desafios do cyberbullyingcyberbullyingbullyingagressãoadolescênciageração digitalO presente artigo visa apresentar uma revisão da literatura sobre publicações teóricas e empíricas relacionadas ao processo de cyberbullying. Embora existam poucos estudos sobre o tema e haja carência de evidências empíricas na América Latina, o cyberbullying tem sido concebido enquanto uma categoria específica, única e sem precedentes de violência, podendo ser mais abrangente que o fenômeno bullying por ocorrer a qualquer momento e sem um espaço circunscrito e delimitado fisicamente. Os estudos mostram que vítimas de cyberbullying podem estar mais propensas a tentarem suicídio, bem como mais vulneráveis ao desenvolvimento de problemas sociais e emocionais, como a evasão escolar e desempenho acadêmico prejudicado. Além disso, as pesquisas mostram que os envolvidos neste fenômeno apresentam risco aumentado para abuso de substâncias psicoativas e desenvolvimento de sintomas de ansiedade e depressão quando comparados àqueles que não vivenciaram essa forma de agressão entre pares. Assim, aponta-se a importância de um debate atual sobre os aspectos relacionados à prevenção e intervenção em relação ao cyberbullying, envolvendo a família, a escola e também os responsáveis pelo desenvolvimento e execução de políticas públicas.Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652013000100005Psicologia Clínica v.25 n.1 2013reponame:Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIO10.1590/S0103-56652013000100005info:eu-repo/semantics/openAccessWendt,Guilherme WelterLisboa,Carolina Saraiva de Macedopor2013-07-23T00:00:00Zoai:scielo:S0103-56652013000100005Revistahttps://www.scielo.br/j/pc/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppsirevista@puc-rio.br1980-54380103-5665opendoar:2013-07-23T00:00Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Agressão entre pares no espaço virtual: definições, impactos e desafios do cyberbullying |
title |
Agressão entre pares no espaço virtual: definições, impactos e desafios do cyberbullying |
spellingShingle |
Agressão entre pares no espaço virtual: definições, impactos e desafios do cyberbullying Wendt,Guilherme Welter cyberbullying bullying agressão adolescência geração digital |
title_short |
Agressão entre pares no espaço virtual: definições, impactos e desafios do cyberbullying |
title_full |
Agressão entre pares no espaço virtual: definições, impactos e desafios do cyberbullying |
title_fullStr |
Agressão entre pares no espaço virtual: definições, impactos e desafios do cyberbullying |
title_full_unstemmed |
Agressão entre pares no espaço virtual: definições, impactos e desafios do cyberbullying |
title_sort |
Agressão entre pares no espaço virtual: definições, impactos e desafios do cyberbullying |
author |
Wendt,Guilherme Welter |
author_facet |
Wendt,Guilherme Welter Lisboa,Carolina Saraiva de Macedo |
author_role |
author |
author2 |
Lisboa,Carolina Saraiva de Macedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wendt,Guilherme Welter Lisboa,Carolina Saraiva de Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cyberbullying bullying agressão adolescência geração digital |
topic |
cyberbullying bullying agressão adolescência geração digital |
description |
O presente artigo visa apresentar uma revisão da literatura sobre publicações teóricas e empíricas relacionadas ao processo de cyberbullying. Embora existam poucos estudos sobre o tema e haja carência de evidências empíricas na América Latina, o cyberbullying tem sido concebido enquanto uma categoria específica, única e sem precedentes de violência, podendo ser mais abrangente que o fenômeno bullying por ocorrer a qualquer momento e sem um espaço circunscrito e delimitado fisicamente. Os estudos mostram que vítimas de cyberbullying podem estar mais propensas a tentarem suicídio, bem como mais vulneráveis ao desenvolvimento de problemas sociais e emocionais, como a evasão escolar e desempenho acadêmico prejudicado. Além disso, as pesquisas mostram que os envolvidos neste fenômeno apresentam risco aumentado para abuso de substâncias psicoativas e desenvolvimento de sintomas de ansiedade e depressão quando comparados àqueles que não vivenciaram essa forma de agressão entre pares. Assim, aponta-se a importância de um debate atual sobre os aspectos relacionados à prevenção e intervenção em relação ao cyberbullying, envolvendo a família, a escola e também os responsáveis pelo desenvolvimento e execução de políticas públicas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652013000100005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652013000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-56652013000100005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Clínica v.25 n.1 2013 reponame:Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@puc-rio.br |
_version_ |
1752127861653766144 |