Agressão entre pares no espaço virtual: definições, impactos e desafios do cyberbullying

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wendt,Guilherme Welter
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lisboa,Carolina Saraiva de Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652013000100005
Resumo: O presente artigo visa apresentar uma revisão da literatura sobre publicações teóricas e empíricas relacionadas ao processo de cyberbullying. Embora existam poucos estudos sobre o tema e haja carência de evidências empíricas na América Latina, o cyberbullying tem sido concebido enquanto uma categoria específica, única e sem precedentes de violência, podendo ser mais abrangente que o fenômeno bullying por ocorrer a qualquer momento e sem um espaço circunscrito e delimitado fisicamente. Os estudos mostram que vítimas de cyberbullying podem estar mais propensas a tentarem suicídio, bem como mais vulneráveis ao desenvolvimento de problemas sociais e emocionais, como a evasão escolar e desempenho acadêmico prejudicado. Além disso, as pesquisas mostram que os envolvidos neste fenômeno apresentam risco aumentado para abuso de substâncias psicoativas e desenvolvimento de sintomas de ansiedade e depressão quando comparados àqueles que não vivenciaram essa forma de agressão entre pares. Assim, aponta-se a importância de um debate atual sobre os aspectos relacionados à prevenção e intervenção em relação ao cyberbullying, envolvendo a família, a escola e também os responsáveis pelo desenvolvimento e execução de políticas públicas.
id PUC_RIO-23_3402985c6a8345313edf05ddab8fb1c8
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-56652013000100005
network_acronym_str PUC_RIO-23
network_name_str Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Agressão entre pares no espaço virtual: definições, impactos e desafios do cyberbullyingcyberbullyingbullyingagressãoadolescênciageração digitalO presente artigo visa apresentar uma revisão da literatura sobre publicações teóricas e empíricas relacionadas ao processo de cyberbullying. Embora existam poucos estudos sobre o tema e haja carência de evidências empíricas na América Latina, o cyberbullying tem sido concebido enquanto uma categoria específica, única e sem precedentes de violência, podendo ser mais abrangente que o fenômeno bullying por ocorrer a qualquer momento e sem um espaço circunscrito e delimitado fisicamente. Os estudos mostram que vítimas de cyberbullying podem estar mais propensas a tentarem suicídio, bem como mais vulneráveis ao desenvolvimento de problemas sociais e emocionais, como a evasão escolar e desempenho acadêmico prejudicado. Além disso, as pesquisas mostram que os envolvidos neste fenômeno apresentam risco aumentado para abuso de substâncias psicoativas e desenvolvimento de sintomas de ansiedade e depressão quando comparados àqueles que não vivenciaram essa forma de agressão entre pares. Assim, aponta-se a importância de um debate atual sobre os aspectos relacionados à prevenção e intervenção em relação ao cyberbullying, envolvendo a família, a escola e também os responsáveis pelo desenvolvimento e execução de políticas públicas.Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652013000100005Psicologia Clínica v.25 n.1 2013reponame:Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIO10.1590/S0103-56652013000100005info:eu-repo/semantics/openAccessWendt,Guilherme WelterLisboa,Carolina Saraiva de Macedopor2013-07-23T00:00:00Zoai:scielo:S0103-56652013000100005Revistahttps://www.scielo.br/j/pc/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppsirevista@puc-rio.br1980-54380103-5665opendoar:2013-07-23T00:00Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Agressão entre pares no espaço virtual: definições, impactos e desafios do cyberbullying
title Agressão entre pares no espaço virtual: definições, impactos e desafios do cyberbullying
spellingShingle Agressão entre pares no espaço virtual: definições, impactos e desafios do cyberbullying
Wendt,Guilherme Welter
cyberbullying
bullying
agressão
adolescência
geração digital
title_short Agressão entre pares no espaço virtual: definições, impactos e desafios do cyberbullying
title_full Agressão entre pares no espaço virtual: definições, impactos e desafios do cyberbullying
title_fullStr Agressão entre pares no espaço virtual: definições, impactos e desafios do cyberbullying
title_full_unstemmed Agressão entre pares no espaço virtual: definições, impactos e desafios do cyberbullying
title_sort Agressão entre pares no espaço virtual: definições, impactos e desafios do cyberbullying
author Wendt,Guilherme Welter
author_facet Wendt,Guilherme Welter
Lisboa,Carolina Saraiva de Macedo
author_role author
author2 Lisboa,Carolina Saraiva de Macedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wendt,Guilherme Welter
Lisboa,Carolina Saraiva de Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv cyberbullying
bullying
agressão
adolescência
geração digital
topic cyberbullying
bullying
agressão
adolescência
geração digital
description O presente artigo visa apresentar uma revisão da literatura sobre publicações teóricas e empíricas relacionadas ao processo de cyberbullying. Embora existam poucos estudos sobre o tema e haja carência de evidências empíricas na América Latina, o cyberbullying tem sido concebido enquanto uma categoria específica, única e sem precedentes de violência, podendo ser mais abrangente que o fenômeno bullying por ocorrer a qualquer momento e sem um espaço circunscrito e delimitado fisicamente. Os estudos mostram que vítimas de cyberbullying podem estar mais propensas a tentarem suicídio, bem como mais vulneráveis ao desenvolvimento de problemas sociais e emocionais, como a evasão escolar e desempenho acadêmico prejudicado. Além disso, as pesquisas mostram que os envolvidos neste fenômeno apresentam risco aumentado para abuso de substâncias psicoativas e desenvolvimento de sintomas de ansiedade e depressão quando comparados àqueles que não vivenciaram essa forma de agressão entre pares. Assim, aponta-se a importância de um debate atual sobre os aspectos relacionados à prevenção e intervenção em relação ao cyberbullying, envolvendo a família, a escola e também os responsáveis pelo desenvolvimento e execução de políticas públicas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652013000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652013000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-56652013000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Clínica v.25 n.1 2013
reponame:Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
collection Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@puc-rio.br
_version_ 1752127861653766144