Duplo e identificação na adolescência: a propósito de um caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hocini,Férodja
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652007000100011
Resumo: A autora explora os processos de identificação que atuam na constituição do sujeito. Através de um caso clínico, são abordados os mecanismos inconscientes em jogo no que Freud denominava de "apropriação" das qualidades e características do outro. Por meio da investigação do tema do duplo na adolescência, a autora chega às origens inconscientes do processo de identificação, desvelando a relevância das fantasias ancestrais, ou seja, de elementos identificatórios inconscientes que são transmitidos de geração a geração e que atuam no processo de identificação de cada sujeito. No estudo do caso clínico, ela se defronta com os fantasmas inconscientes ancestrais que conduzem a essa identificação, reunindo a história familiar e os acontecimentos vividos pelo sujeito.
id PUC_RIO-23_ddd90055c87cc5ec0462d67e827b1503
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-56652007000100011
network_acronym_str PUC_RIO-23
network_name_str Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Duplo e identificação na adolescência: a propósito de um casoadolescênciaduploidentificaçãosubjetivaçãoA autora explora os processos de identificação que atuam na constituição do sujeito. Através de um caso clínico, são abordados os mecanismos inconscientes em jogo no que Freud denominava de "apropriação" das qualidades e características do outro. Por meio da investigação do tema do duplo na adolescência, a autora chega às origens inconscientes do processo de identificação, desvelando a relevância das fantasias ancestrais, ou seja, de elementos identificatórios inconscientes que são transmitidos de geração a geração e que atuam no processo de identificação de cada sujeito. No estudo do caso clínico, ela se defronta com os fantasmas inconscientes ancestrais que conduzem a essa identificação, reunindo a história familiar e os acontecimentos vividos pelo sujeito.Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652007000100011Psicologia Clínica v.19 n.1 2007reponame:Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIO10.1590/S0103-56652007000100011info:eu-repo/semantics/openAccessHocini,Férodjapor2007-12-12T00:00:00Zoai:scielo:S0103-56652007000100011Revistahttps://www.scielo.br/j/pc/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppsirevista@puc-rio.br1980-54380103-5665opendoar:2007-12-12T00:00Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Duplo e identificação na adolescência: a propósito de um caso
title Duplo e identificação na adolescência: a propósito de um caso
spellingShingle Duplo e identificação na adolescência: a propósito de um caso
Hocini,Férodja
adolescência
duplo
identificação
subjetivação
title_short Duplo e identificação na adolescência: a propósito de um caso
title_full Duplo e identificação na adolescência: a propósito de um caso
title_fullStr Duplo e identificação na adolescência: a propósito de um caso
title_full_unstemmed Duplo e identificação na adolescência: a propósito de um caso
title_sort Duplo e identificação na adolescência: a propósito de um caso
author Hocini,Férodja
author_facet Hocini,Férodja
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hocini,Férodja
dc.subject.por.fl_str_mv adolescência
duplo
identificação
subjetivação
topic adolescência
duplo
identificação
subjetivação
description A autora explora os processos de identificação que atuam na constituição do sujeito. Através de um caso clínico, são abordados os mecanismos inconscientes em jogo no que Freud denominava de "apropriação" das qualidades e características do outro. Por meio da investigação do tema do duplo na adolescência, a autora chega às origens inconscientes do processo de identificação, desvelando a relevância das fantasias ancestrais, ou seja, de elementos identificatórios inconscientes que são transmitidos de geração a geração e que atuam no processo de identificação de cada sujeito. No estudo do caso clínico, ela se defronta com os fantasmas inconscientes ancestrais que conduzem a essa identificação, reunindo a história familiar e os acontecimentos vividos pelo sujeito.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652007000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652007000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-56652007000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Clínica v.19 n.1 2007
reponame:Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
collection Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@puc-rio.br
_version_ 1752127861045592064