Inclusão social de um paciente com déficit intelectual moderado por meio de repertório verbal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cecato,Juliana Francisca
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fiorese,Bruna, Bartholomeu,Luana Luz, Bastos,Eliana Leite, Grigolato,Ana Maria Serafim, Martinelli,José Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia clínica (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652012000200006
Resumo: A inclusão social pode ser compreendida com estímulos e treinamentos para promover o máximo de autonomia e independência aos portadores de deficiência no cotidiano em que vivem. O objetivo da pesquisa foi observar e identificar comportamentos verbais inadequados em um indivíduo deficiente intelectual moderado e instalar comportamentos verbais que favoreçam sua inclusão. O estudo foi conduzido em uma instituição de excepcionais, localizada na cidade de Vinhedo-SP, e uma participante com deficiência intelectual moderada participou da pesquisa. Os resultados mostraram que os comportamentos verbais adequados aumentaram depois das intervenções. Pode-se concluir que a psicologia comportamental foi importante para a modificação do comportamento e por treinar os repertórios verbais do individuo nas atividades de vida diária.
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