Exclusão social e responsabilidade social empresarial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000200021 |
Resumo: | Responsabilidade social empresarial é um dos novos fenômenos de mercado precipitados pela globalização da economia. Ao longo dos ciclos históricos, tivemos a empresa orientada sucessivamente para o produto, para o mercado e para o cliente. Agora assistimos a empresa orientada para o social. Ações corporativas em responsabilidade social são fruto de um momento histórico e atendem às necessidades mercadológicas do sistema capitalista de produção. Embora possam existir exceções, responsabilidade social, em geral, comparece como uma maneira de converter obstáculos sociais em oportunidade de negócios, usada como estratégia de marketing visando singularização no mercado e incremento de consumo. Faz-se necessário entender o contexto de seu advento na realidade brasileira. Apresentamos um quadro de macrovariáveis históricas, políticas e econômicas que contribuíram para o surgimento do fenômeno "Responsabilidade Social Empresarial" no mercado brasileiro, de forma a possibilitar uma visão crítica e contextualizada sobre o assunto. |
id |
PUC_RIO-24_0b742bda33f5bfcb60c8eaea2a057125 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722006000200021 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Exclusão social e responsabilidade social empresarialresponsabilidade socialexclusão socialglobalizaçãoResponsabilidade social empresarial é um dos novos fenômenos de mercado precipitados pela globalização da economia. Ao longo dos ciclos históricos, tivemos a empresa orientada sucessivamente para o produto, para o mercado e para o cliente. Agora assistimos a empresa orientada para o social. Ações corporativas em responsabilidade social são fruto de um momento histórico e atendem às necessidades mercadológicas do sistema capitalista de produção. Embora possam existir exceções, responsabilidade social, em geral, comparece como uma maneira de converter obstáculos sociais em oportunidade de negócios, usada como estratégia de marketing visando singularização no mercado e incremento de consumo. Faz-se necessário entender o contexto de seu advento na realidade brasileira. Apresentamos um quadro de macrovariáveis históricas, políticas e econômicas que contribuíram para o surgimento do fenômeno "Responsabilidade Social Empresarial" no mercado brasileiro, de forma a possibilitar uma visão crítica e contextualizada sobre o assunto.Universidade Estadual de Maringá2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000200021Psicologia em Estudo v.11 n.2 2006reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722006000200021info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Marley Rosana Melo depor2006-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722006000200021Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2006-12-01T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exclusão social e responsabilidade social empresarial |
title |
Exclusão social e responsabilidade social empresarial |
spellingShingle |
Exclusão social e responsabilidade social empresarial Araújo,Marley Rosana Melo de responsabilidade social exclusão social globalização |
title_short |
Exclusão social e responsabilidade social empresarial |
title_full |
Exclusão social e responsabilidade social empresarial |
title_fullStr |
Exclusão social e responsabilidade social empresarial |
title_full_unstemmed |
Exclusão social e responsabilidade social empresarial |
title_sort |
Exclusão social e responsabilidade social empresarial |
author |
Araújo,Marley Rosana Melo de |
author_facet |
Araújo,Marley Rosana Melo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo,Marley Rosana Melo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
responsabilidade social exclusão social globalização |
topic |
responsabilidade social exclusão social globalização |
description |
Responsabilidade social empresarial é um dos novos fenômenos de mercado precipitados pela globalização da economia. Ao longo dos ciclos históricos, tivemos a empresa orientada sucessivamente para o produto, para o mercado e para o cliente. Agora assistimos a empresa orientada para o social. Ações corporativas em responsabilidade social são fruto de um momento histórico e atendem às necessidades mercadológicas do sistema capitalista de produção. Embora possam existir exceções, responsabilidade social, em geral, comparece como uma maneira de converter obstáculos sociais em oportunidade de negócios, usada como estratégia de marketing visando singularização no mercado e incremento de consumo. Faz-se necessário entender o contexto de seu advento na realidade brasileira. Apresentamos um quadro de macrovariáveis históricas, políticas e econômicas que contribuíram para o surgimento do fenômeno "Responsabilidade Social Empresarial" no mercado brasileiro, de forma a possibilitar uma visão crítica e contextualizada sobre o assunto. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000200021 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000200021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722006000200021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.11 n.2 2006 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127903855804416 |