Psicologia Clínica e aprendizagem significativa: relatando uma pesquisa fenomenológica colaborativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722000000200005 |
Resumo: | Este artigo é resultado de uma experiência de um grupo de estudo em pesquisa fenomenológica em psicologia. O grupo foi formado em abril de 1998 e encerrado em março de 1999, sob a orientação da autora. Em encontros semanais ou quinzenais de duas a três horas eram discutidos textos sobre fenomenologia e a influência desta no saber e na pesquisa em psicologia, com destaque para a área clínica. A pesquisa serviu para possibilitar aos membros aprenderem o método fenomenológico pela vivência do próprio método, além de ter viabilizado um estudo clínico do processo de aprendizagem significativa vivenciado pelos participantes. |
id |
PUC_RIO-24_1207a7af267187160b7721ab48586006 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722000000200005 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicologia Clínica e aprendizagem significativa: relatando uma pesquisa fenomenológica colaborativaPesquisa fenomenológica colaborativaaprendizagem significativaPsicologia ClínicaEste artigo é resultado de uma experiência de um grupo de estudo em pesquisa fenomenológica em psicologia. O grupo foi formado em abril de 1998 e encerrado em março de 1999, sob a orientação da autora. Em encontros semanais ou quinzenais de duas a três horas eram discutidos textos sobre fenomenologia e a influência desta no saber e na pesquisa em psicologia, com destaque para a área clínica. A pesquisa serviu para possibilitar aos membros aprenderem o método fenomenológico pela vivência do próprio método, além de ter viabilizado um estudo clínico do processo de aprendizagem significativa vivenciado pelos participantes.Universidade Estadual de Maringá2000-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722000000200005Psicologia em Estudo v.5 n.2 2000reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722000000200005info:eu-repo/semantics/openAccessMacêdo,Shirley Martins depor2011-03-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722000000200005Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2011-03-10T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicologia Clínica e aprendizagem significativa: relatando uma pesquisa fenomenológica colaborativa |
title |
Psicologia Clínica e aprendizagem significativa: relatando uma pesquisa fenomenológica colaborativa |
spellingShingle |
Psicologia Clínica e aprendizagem significativa: relatando uma pesquisa fenomenológica colaborativa Macêdo,Shirley Martins de Pesquisa fenomenológica colaborativa aprendizagem significativa Psicologia Clínica |
title_short |
Psicologia Clínica e aprendizagem significativa: relatando uma pesquisa fenomenológica colaborativa |
title_full |
Psicologia Clínica e aprendizagem significativa: relatando uma pesquisa fenomenológica colaborativa |
title_fullStr |
Psicologia Clínica e aprendizagem significativa: relatando uma pesquisa fenomenológica colaborativa |
title_full_unstemmed |
Psicologia Clínica e aprendizagem significativa: relatando uma pesquisa fenomenológica colaborativa |
title_sort |
Psicologia Clínica e aprendizagem significativa: relatando uma pesquisa fenomenológica colaborativa |
author |
Macêdo,Shirley Martins de |
author_facet |
Macêdo,Shirley Martins de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macêdo,Shirley Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa fenomenológica colaborativa aprendizagem significativa Psicologia Clínica |
topic |
Pesquisa fenomenológica colaborativa aprendizagem significativa Psicologia Clínica |
description |
Este artigo é resultado de uma experiência de um grupo de estudo em pesquisa fenomenológica em psicologia. O grupo foi formado em abril de 1998 e encerrado em março de 1999, sob a orientação da autora. Em encontros semanais ou quinzenais de duas a três horas eram discutidos textos sobre fenomenologia e a influência desta no saber e na pesquisa em psicologia, com destaque para a área clínica. A pesquisa serviu para possibilitar aos membros aprenderem o método fenomenológico pela vivência do próprio método, além de ter viabilizado um estudo clínico do processo de aprendizagem significativa vivenciado pelos participantes. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722000000200005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722000000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722000000200005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.5 n.2 2000 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127902943543296 |