Psicologia Clínica e aprendizagem significativa: relatando uma pesquisa fenomenológica colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macêdo,Shirley Martins de
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722000000200005
Resumo: Este artigo é resultado de uma experiência de um grupo de estudo em pesquisa fenomenológica em psicologia. O grupo foi formado em abril de 1998 e encerrado em março de 1999, sob a orientação da autora. Em encontros semanais ou quinzenais de duas a três horas eram discutidos textos sobre fenomenologia e a influência desta no saber e na pesquisa em psicologia, com destaque para a área clínica. A pesquisa serviu para possibilitar aos membros aprenderem o método fenomenológico pela vivência do próprio método, além de ter viabilizado um estudo clínico do processo de aprendizagem significativa vivenciado pelos participantes.
id PUC_RIO-24_1207a7af267187160b7721ab48586006
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722000000200005
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Psicologia Clínica e aprendizagem significativa: relatando uma pesquisa fenomenológica colaborativaPesquisa fenomenológica colaborativaaprendizagem significativaPsicologia ClínicaEste artigo é resultado de uma experiência de um grupo de estudo em pesquisa fenomenológica em psicologia. O grupo foi formado em abril de 1998 e encerrado em março de 1999, sob a orientação da autora. Em encontros semanais ou quinzenais de duas a três horas eram discutidos textos sobre fenomenologia e a influência desta no saber e na pesquisa em psicologia, com destaque para a área clínica. A pesquisa serviu para possibilitar aos membros aprenderem o método fenomenológico pela vivência do próprio método, além de ter viabilizado um estudo clínico do processo de aprendizagem significativa vivenciado pelos participantes.Universidade Estadual de Maringá2000-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722000000200005Psicologia em Estudo v.5 n.2 2000reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722000000200005info:eu-repo/semantics/openAccessMacêdo,Shirley Martins depor2011-03-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722000000200005Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2011-03-10T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia Clínica e aprendizagem significativa: relatando uma pesquisa fenomenológica colaborativa
title Psicologia Clínica e aprendizagem significativa: relatando uma pesquisa fenomenológica colaborativa
spellingShingle Psicologia Clínica e aprendizagem significativa: relatando uma pesquisa fenomenológica colaborativa
Macêdo,Shirley Martins de
Pesquisa fenomenológica colaborativa
aprendizagem significativa
Psicologia Clínica
title_short Psicologia Clínica e aprendizagem significativa: relatando uma pesquisa fenomenológica colaborativa
title_full Psicologia Clínica e aprendizagem significativa: relatando uma pesquisa fenomenológica colaborativa
title_fullStr Psicologia Clínica e aprendizagem significativa: relatando uma pesquisa fenomenológica colaborativa
title_full_unstemmed Psicologia Clínica e aprendizagem significativa: relatando uma pesquisa fenomenológica colaborativa
title_sort Psicologia Clínica e aprendizagem significativa: relatando uma pesquisa fenomenológica colaborativa
author Macêdo,Shirley Martins de
author_facet Macêdo,Shirley Martins de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macêdo,Shirley Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa fenomenológica colaborativa
aprendizagem significativa
Psicologia Clínica
topic Pesquisa fenomenológica colaborativa
aprendizagem significativa
Psicologia Clínica
description Este artigo é resultado de uma experiência de um grupo de estudo em pesquisa fenomenológica em psicologia. O grupo foi formado em abril de 1998 e encerrado em março de 1999, sob a orientação da autora. Em encontros semanais ou quinzenais de duas a três horas eram discutidos textos sobre fenomenologia e a influência desta no saber e na pesquisa em psicologia, com destaque para a área clínica. A pesquisa serviu para possibilitar aos membros aprenderem o método fenomenológico pela vivência do próprio método, além de ter viabilizado um estudo clínico do processo de aprendizagem significativa vivenciado pelos participantes.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722000000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722000000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722000000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.5 n.2 2000
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127902943543296