A casa: cultura e sociedade na expressão do desenho infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grubits,Sonia
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722003000300012
Resumo: Pesquisas sobre a identidade de crianças de periferia e de diferentes grupos indígenas nos indicaram a casa como tema freqüentemente escolhido nos trabalhos de expressão artística. Os estudos sobre o desenho, de um modo geral, favorecem investigações sobre o desenvolvimento infantil no que se refere à inteligência, à cognição, à motricidade e à afetividade, além da identificação de aspectos sociais e culturais do meio ambiente das crianças. Casas desenhadas por crianças Guarani/Kaiowá, em pesquisa sobre identidade, crianças Bororo, numa oficina de desenho e o estudo de caso de uma menina Kadiwéu revelaram as organizações sociais e importantes aspectos culturais dos referidos grupos indígenas.
id PUC_RIO-24_1497bc339ca77d829cacb73998a7bbb4
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722003000300012
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling A casa: cultura e sociedade na expressão do desenho infantildesenho da casaculturasociedadePesquisas sobre a identidade de crianças de periferia e de diferentes grupos indígenas nos indicaram a casa como tema freqüentemente escolhido nos trabalhos de expressão artística. Os estudos sobre o desenho, de um modo geral, favorecem investigações sobre o desenvolvimento infantil no que se refere à inteligência, à cognição, à motricidade e à afetividade, além da identificação de aspectos sociais e culturais do meio ambiente das crianças. Casas desenhadas por crianças Guarani/Kaiowá, em pesquisa sobre identidade, crianças Bororo, numa oficina de desenho e o estudo de caso de uma menina Kadiwéu revelaram as organizações sociais e importantes aspectos culturais dos referidos grupos indígenas.Universidade Estadual de Maringá2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722003000300012Psicologia em Estudo v.8 n.spe 2003reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722003000300012info:eu-repo/semantics/openAccessGrubits,Soniapor2004-07-12T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722003000300012Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2004-07-12T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A casa: cultura e sociedade na expressão do desenho infantil
title A casa: cultura e sociedade na expressão do desenho infantil
spellingShingle A casa: cultura e sociedade na expressão do desenho infantil
Grubits,Sonia
desenho da casa
cultura
sociedade
title_short A casa: cultura e sociedade na expressão do desenho infantil
title_full A casa: cultura e sociedade na expressão do desenho infantil
title_fullStr A casa: cultura e sociedade na expressão do desenho infantil
title_full_unstemmed A casa: cultura e sociedade na expressão do desenho infantil
title_sort A casa: cultura e sociedade na expressão do desenho infantil
author Grubits,Sonia
author_facet Grubits,Sonia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grubits,Sonia
dc.subject.por.fl_str_mv desenho da casa
cultura
sociedade
topic desenho da casa
cultura
sociedade
description Pesquisas sobre a identidade de crianças de periferia e de diferentes grupos indígenas nos indicaram a casa como tema freqüentemente escolhido nos trabalhos de expressão artística. Os estudos sobre o desenho, de um modo geral, favorecem investigações sobre o desenvolvimento infantil no que se refere à inteligência, à cognição, à motricidade e à afetividade, além da identificação de aspectos sociais e culturais do meio ambiente das crianças. Casas desenhadas por crianças Guarani/Kaiowá, em pesquisa sobre identidade, crianças Bororo, numa oficina de desenho e o estudo de caso de uma menina Kadiwéu revelaram as organizações sociais e importantes aspectos culturais dos referidos grupos indígenas.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722003000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722003000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722003000300012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.8 n.spe 2003
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127903393382400