QUEBRA DO SILÊNCIO EM GRUPO ON-LINE DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO SEXUAL INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Cristiane Moreira da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pereira,Daniela Roberta de Paula, Andrade,Francyne dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722023000100205
Resumo: RESUMO O presente artigo apresenta um recorte dos dados coletados em entrevistas durante pesquisa etnográfica on-line acerca da exposição das vivências de vítimas de violência sexual em grupo no Facebook intitulado ‘Luta contra o abuso sexual infantil’. Entendemos que os relatos funcionam como uma possibilidade de quebra do pacto de silêncio e se constituem como o início da elaboração do trauma psíquico. As interações no grupo foram registradas em diário de campo durante o período de quatro meses de acompanhamento e os dados aprofundados em dez entrevistas semiestruturadas com participantes contactadas por meio de convite postado no grupo. As entrevistas aconteceram por vídeochamada e perguntavam sobre o sentido que elas produzem ao utilizar o grupo, refletindo sobre a possibilidade de ultrapassar a condição de vítimas. Verifica-se que o uso da plataforma surge como uma possibilidade de fazer algo que ajude outras vítimas, seja por meio do compartilhamento de histórias ou do fornecimento de informações que auxiliem a romper com o ciclo abusivo. Observa-se que cada vítima lida de forma única com o evento traumático, enfrentando impactos psíquicos da agressão e do momento de revelação permeado pela dinâmica familiar e pela assimetria de poder. Desta forma, fica evidenciada a necessidade de uma escuta qualificada que viabilize a reconstrução subjetiva facilitada por um processo de elaboração do ocorrido.
id PUC_RIO-24_226c61e70ad58c55407f5021a753e251
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722023000100205
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling QUEBRA DO SILÊNCIO EM GRUPO ON-LINE DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO SEXUAL INFANTILEtnografia on-lineFacebookabuso sexual infantilRESUMO O presente artigo apresenta um recorte dos dados coletados em entrevistas durante pesquisa etnográfica on-line acerca da exposição das vivências de vítimas de violência sexual em grupo no Facebook intitulado ‘Luta contra o abuso sexual infantil’. Entendemos que os relatos funcionam como uma possibilidade de quebra do pacto de silêncio e se constituem como o início da elaboração do trauma psíquico. As interações no grupo foram registradas em diário de campo durante o período de quatro meses de acompanhamento e os dados aprofundados em dez entrevistas semiestruturadas com participantes contactadas por meio de convite postado no grupo. As entrevistas aconteceram por vídeochamada e perguntavam sobre o sentido que elas produzem ao utilizar o grupo, refletindo sobre a possibilidade de ultrapassar a condição de vítimas. Verifica-se que o uso da plataforma surge como uma possibilidade de fazer algo que ajude outras vítimas, seja por meio do compartilhamento de histórias ou do fornecimento de informações que auxiliem a romper com o ciclo abusivo. Observa-se que cada vítima lida de forma única com o evento traumático, enfrentando impactos psíquicos da agressão e do momento de revelação permeado pela dinâmica familiar e pela assimetria de poder. Desta forma, fica evidenciada a necessidade de uma escuta qualificada que viabilize a reconstrução subjetiva facilitada por um processo de elaboração do ocorrido.Universidade Estadual de Maringá2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722023000100205Psicologia em Estudo v.28 2023reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.4025/psicolestud.v28i0.51583info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Cristiane Moreira daPereira,Daniela Roberta de PaulaAndrade,Francyne dos Santospor2022-11-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722023000100205Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2022-11-03T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv QUEBRA DO SILÊNCIO EM GRUPO ON-LINE DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO SEXUAL INFANTIL
title QUEBRA DO SILÊNCIO EM GRUPO ON-LINE DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO SEXUAL INFANTIL
spellingShingle QUEBRA DO SILÊNCIO EM GRUPO ON-LINE DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO SEXUAL INFANTIL
Silva,Cristiane Moreira da
Etnografia on-line
Facebook
abuso sexual infantil
title_short QUEBRA DO SILÊNCIO EM GRUPO ON-LINE DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO SEXUAL INFANTIL
title_full QUEBRA DO SILÊNCIO EM GRUPO ON-LINE DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO SEXUAL INFANTIL
title_fullStr QUEBRA DO SILÊNCIO EM GRUPO ON-LINE DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO SEXUAL INFANTIL
title_full_unstemmed QUEBRA DO SILÊNCIO EM GRUPO ON-LINE DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO SEXUAL INFANTIL
title_sort QUEBRA DO SILÊNCIO EM GRUPO ON-LINE DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO SEXUAL INFANTIL
author Silva,Cristiane Moreira da
author_facet Silva,Cristiane Moreira da
Pereira,Daniela Roberta de Paula
Andrade,Francyne dos Santos
author_role author
author2 Pereira,Daniela Roberta de Paula
Andrade,Francyne dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Cristiane Moreira da
Pereira,Daniela Roberta de Paula
Andrade,Francyne dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Etnografia on-line
Facebook
abuso sexual infantil
topic Etnografia on-line
Facebook
abuso sexual infantil
description RESUMO O presente artigo apresenta um recorte dos dados coletados em entrevistas durante pesquisa etnográfica on-line acerca da exposição das vivências de vítimas de violência sexual em grupo no Facebook intitulado ‘Luta contra o abuso sexual infantil’. Entendemos que os relatos funcionam como uma possibilidade de quebra do pacto de silêncio e se constituem como o início da elaboração do trauma psíquico. As interações no grupo foram registradas em diário de campo durante o período de quatro meses de acompanhamento e os dados aprofundados em dez entrevistas semiestruturadas com participantes contactadas por meio de convite postado no grupo. As entrevistas aconteceram por vídeochamada e perguntavam sobre o sentido que elas produzem ao utilizar o grupo, refletindo sobre a possibilidade de ultrapassar a condição de vítimas. Verifica-se que o uso da plataforma surge como uma possibilidade de fazer algo que ajude outras vítimas, seja por meio do compartilhamento de histórias ou do fornecimento de informações que auxiliem a romper com o ciclo abusivo. Observa-se que cada vítima lida de forma única com o evento traumático, enfrentando impactos psíquicos da agressão e do momento de revelação permeado pela dinâmica familiar e pela assimetria de poder. Desta forma, fica evidenciada a necessidade de uma escuta qualificada que viabilize a reconstrução subjetiva facilitada por um processo de elaboração do ocorrido.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722023000100205
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722023000100205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4025/psicolestud.v28i0.51583
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.28 2023
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127906835857408