Suporte parental: um estudo sobre crianças com queixas escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Avila-Bacarji,Keiko Maly Garcia
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Marturano,Edna Maria, Elias,Luciana Carla dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000100013
Resumo: O objetivo deste artigo foi investigar o suporte parental recebido por crianças encaminhadas para atendimento psicológico em razão do baixo desempenho escolar, em comparação com crianças não encaminhadas. Os participantes foram 60 crianças de 7 a 11 anos e suas mães, selecionadas em uma clínica de psicologia e em uma escola, ambas públicas. O suporte foi avaliado em três domínios: acadêmico, desenvolvimental e emocional. Da criança avaliou-se o nível de inteligência, o desempenho escolar e a presença de problemas de comportamento. Em concordância com estudos anteriores, o grupo encaminhado mostrou desempenho cognitivo e acadêmico mais baixo e mais problemas de comportamento. O suporte acadêmico não diferiu entre os grupos. As mães de crianças encaminhadas relataram menos suporte desenvolvimental e emocional, com problemas nas práticas educativas e relacionamento pais-criança conflituoso. Os resultados salientam a necessidade de cuidados de saúde mental para crianças vulneráveis que vivem em ambientes pouco apoiadores.
id PUC_RIO-24_22884b580c06f8a3293dca93c0b1921b
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722005000100013
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Suporte parental: um estudo sobre crianças com queixas escolaressuporte parentaldesempenho escolarproblema de comportamentoO objetivo deste artigo foi investigar o suporte parental recebido por crianças encaminhadas para atendimento psicológico em razão do baixo desempenho escolar, em comparação com crianças não encaminhadas. Os participantes foram 60 crianças de 7 a 11 anos e suas mães, selecionadas em uma clínica de psicologia e em uma escola, ambas públicas. O suporte foi avaliado em três domínios: acadêmico, desenvolvimental e emocional. Da criança avaliou-se o nível de inteligência, o desempenho escolar e a presença de problemas de comportamento. Em concordância com estudos anteriores, o grupo encaminhado mostrou desempenho cognitivo e acadêmico mais baixo e mais problemas de comportamento. O suporte acadêmico não diferiu entre os grupos. As mães de crianças encaminhadas relataram menos suporte desenvolvimental e emocional, com problemas nas práticas educativas e relacionamento pais-criança conflituoso. Os resultados salientam a necessidade de cuidados de saúde mental para crianças vulneráveis que vivem em ambientes pouco apoiadores.Universidade Estadual de Maringá2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000100013Psicologia em Estudo v.10 n.1 2005reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722005000100013info:eu-repo/semantics/openAccessD'Avila-Bacarji,Keiko Maly GarciaMarturano,Edna MariaElias,Luciana Carla dos Santospor2005-06-29T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722005000100013Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2005-06-29T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Suporte parental: um estudo sobre crianças com queixas escolares
title Suporte parental: um estudo sobre crianças com queixas escolares
spellingShingle Suporte parental: um estudo sobre crianças com queixas escolares
D'Avila-Bacarji,Keiko Maly Garcia
suporte parental
desempenho escolar
problema de comportamento
title_short Suporte parental: um estudo sobre crianças com queixas escolares
title_full Suporte parental: um estudo sobre crianças com queixas escolares
title_fullStr Suporte parental: um estudo sobre crianças com queixas escolares
title_full_unstemmed Suporte parental: um estudo sobre crianças com queixas escolares
title_sort Suporte parental: um estudo sobre crianças com queixas escolares
author D'Avila-Bacarji,Keiko Maly Garcia
author_facet D'Avila-Bacarji,Keiko Maly Garcia
Marturano,Edna Maria
Elias,Luciana Carla dos Santos
author_role author
author2 Marturano,Edna Maria
Elias,Luciana Carla dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Avila-Bacarji,Keiko Maly Garcia
Marturano,Edna Maria
Elias,Luciana Carla dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv suporte parental
desempenho escolar
problema de comportamento
topic suporte parental
desempenho escolar
problema de comportamento
description O objetivo deste artigo foi investigar o suporte parental recebido por crianças encaminhadas para atendimento psicológico em razão do baixo desempenho escolar, em comparação com crianças não encaminhadas. Os participantes foram 60 crianças de 7 a 11 anos e suas mães, selecionadas em uma clínica de psicologia e em uma escola, ambas públicas. O suporte foi avaliado em três domínios: acadêmico, desenvolvimental e emocional. Da criança avaliou-se o nível de inteligência, o desempenho escolar e a presença de problemas de comportamento. Em concordância com estudos anteriores, o grupo encaminhado mostrou desempenho cognitivo e acadêmico mais baixo e mais problemas de comportamento. O suporte acadêmico não diferiu entre os grupos. As mães de crianças encaminhadas relataram menos suporte desenvolvimental e emocional, com problemas nas práticas educativas e relacionamento pais-criança conflituoso. Os resultados salientam a necessidade de cuidados de saúde mental para crianças vulneráveis que vivem em ambientes pouco apoiadores.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000100013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722005000100013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.10 n.1 2005
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127903480414208