Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira,Marina
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Rocha,Sandra Silva, Freitas,Lucas Cordeiro, Del Prette,Zilda Aparecida Pereira, Del Prette,Almir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300010
Resumo: As habilidades sociais são consideradas situacionais, mas há poucos estudos no Brasil relacionando-as a variáveis sociodemográficas, especialmente com crianças. Investigou-se a importância e freqüência das habilidades sociais em relação a variáveis sociodemográficas, com 257 estudantes, de 1ª a 4 ª série do ensino fundamental. Para avaliar habilidades sociais, utilizou-se o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS) e, para o nível socioeconômico, o Critério Brasil. Participaram, como informantes, 185 pais e 12 professoras. Os resultados mostraram um efeito significativo do sexo, idade e indicadores socioeconômicos. Os melhores escores foram das meninas nas auto-avaliações e avaliação das professoras. A idade se correlacionou negativamente com auto-avaliação das habilidades sociais. Quanto maior a escolaridade dos pais e seu nível socioeconômico, maior o escore das habilidades sociais; quanto menor a importância atribuída pelos pais às habilidades sociais, menores os escores das crianças. O nível de habilidades sociais das crianças variou, portanto, em função de características sociodemográficas e sociais.
id PUC_RIO-24_2982cf7aacb07834ea6d9d42b0d1202a
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722006000300010
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamentalhabilidades sociaisvariáveis sociodemográficasestudantes do ensino fundamentalAs habilidades sociais são consideradas situacionais, mas há poucos estudos no Brasil relacionando-as a variáveis sociodemográficas, especialmente com crianças. Investigou-se a importância e freqüência das habilidades sociais em relação a variáveis sociodemográficas, com 257 estudantes, de 1ª a 4 ª série do ensino fundamental. Para avaliar habilidades sociais, utilizou-se o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS) e, para o nível socioeconômico, o Critério Brasil. Participaram, como informantes, 185 pais e 12 professoras. Os resultados mostraram um efeito significativo do sexo, idade e indicadores socioeconômicos. Os melhores escores foram das meninas nas auto-avaliações e avaliação das professoras. A idade se correlacionou negativamente com auto-avaliação das habilidades sociais. Quanto maior a escolaridade dos pais e seu nível socioeconômico, maior o escore das habilidades sociais; quanto menor a importância atribuída pelos pais às habilidades sociais, menores os escores das crianças. O nível de habilidades sociais das crianças variou, portanto, em função de características sociodemográficas e sociais.Universidade Estadual de Maringá2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300010Psicologia em Estudo v.11 n.3 2006reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722006000300010info:eu-repo/semantics/openAccessBandeira,MarinaRocha,Sandra SilvaFreitas,Lucas CordeiroDel Prette,Zilda Aparecida PereiraDel Prette,Almirpor2007-03-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722006000300010Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2007-03-14T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental
title Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental
spellingShingle Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental
Bandeira,Marina
habilidades sociais
variáveis sociodemográficas
estudantes do ensino fundamental
title_short Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental
title_full Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental
title_fullStr Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental
title_full_unstemmed Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental
title_sort Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental
author Bandeira,Marina
author_facet Bandeira,Marina
Rocha,Sandra Silva
Freitas,Lucas Cordeiro
Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
Del Prette,Almir
author_role author
author2 Rocha,Sandra Silva
Freitas,Lucas Cordeiro
Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
Del Prette,Almir
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira,Marina
Rocha,Sandra Silva
Freitas,Lucas Cordeiro
Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
Del Prette,Almir
dc.subject.por.fl_str_mv habilidades sociais
variáveis sociodemográficas
estudantes do ensino fundamental
topic habilidades sociais
variáveis sociodemográficas
estudantes do ensino fundamental
description As habilidades sociais são consideradas situacionais, mas há poucos estudos no Brasil relacionando-as a variáveis sociodemográficas, especialmente com crianças. Investigou-se a importância e freqüência das habilidades sociais em relação a variáveis sociodemográficas, com 257 estudantes, de 1ª a 4 ª série do ensino fundamental. Para avaliar habilidades sociais, utilizou-se o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS) e, para o nível socioeconômico, o Critério Brasil. Participaram, como informantes, 185 pais e 12 professoras. Os resultados mostraram um efeito significativo do sexo, idade e indicadores socioeconômicos. Os melhores escores foram das meninas nas auto-avaliações e avaliação das professoras. A idade se correlacionou negativamente com auto-avaliação das habilidades sociais. Quanto maior a escolaridade dos pais e seu nível socioeconômico, maior o escore das habilidades sociais; quanto menor a importância atribuída pelos pais às habilidades sociais, menores os escores das crianças. O nível de habilidades sociais das crianças variou, portanto, em função de características sociodemográficas e sociais.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722006000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.11 n.3 2006
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127903873630208