Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300010 |
Resumo: | As habilidades sociais são consideradas situacionais, mas há poucos estudos no Brasil relacionando-as a variáveis sociodemográficas, especialmente com crianças. Investigou-se a importância e freqüência das habilidades sociais em relação a variáveis sociodemográficas, com 257 estudantes, de 1ª a 4 ª série do ensino fundamental. Para avaliar habilidades sociais, utilizou-se o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS) e, para o nível socioeconômico, o Critério Brasil. Participaram, como informantes, 185 pais e 12 professoras. Os resultados mostraram um efeito significativo do sexo, idade e indicadores socioeconômicos. Os melhores escores foram das meninas nas auto-avaliações e avaliação das professoras. A idade se correlacionou negativamente com auto-avaliação das habilidades sociais. Quanto maior a escolaridade dos pais e seu nível socioeconômico, maior o escore das habilidades sociais; quanto menor a importância atribuída pelos pais às habilidades sociais, menores os escores das crianças. O nível de habilidades sociais das crianças variou, portanto, em função de características sociodemográficas e sociais. |
id |
PUC_RIO-24_2982cf7aacb07834ea6d9d42b0d1202a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722006000300010 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamentalhabilidades sociaisvariáveis sociodemográficasestudantes do ensino fundamentalAs habilidades sociais são consideradas situacionais, mas há poucos estudos no Brasil relacionando-as a variáveis sociodemográficas, especialmente com crianças. Investigou-se a importância e freqüência das habilidades sociais em relação a variáveis sociodemográficas, com 257 estudantes, de 1ª a 4 ª série do ensino fundamental. Para avaliar habilidades sociais, utilizou-se o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS) e, para o nível socioeconômico, o Critério Brasil. Participaram, como informantes, 185 pais e 12 professoras. Os resultados mostraram um efeito significativo do sexo, idade e indicadores socioeconômicos. Os melhores escores foram das meninas nas auto-avaliações e avaliação das professoras. A idade se correlacionou negativamente com auto-avaliação das habilidades sociais. Quanto maior a escolaridade dos pais e seu nível socioeconômico, maior o escore das habilidades sociais; quanto menor a importância atribuída pelos pais às habilidades sociais, menores os escores das crianças. O nível de habilidades sociais das crianças variou, portanto, em função de características sociodemográficas e sociais.Universidade Estadual de Maringá2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300010Psicologia em Estudo v.11 n.3 2006reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722006000300010info:eu-repo/semantics/openAccessBandeira,MarinaRocha,Sandra SilvaFreitas,Lucas CordeiroDel Prette,Zilda Aparecida PereiraDel Prette,Almirpor2007-03-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722006000300010Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2007-03-14T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental |
title |
Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental |
spellingShingle |
Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental Bandeira,Marina habilidades sociais variáveis sociodemográficas estudantes do ensino fundamental |
title_short |
Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental |
title_full |
Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental |
title_fullStr |
Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental |
title_sort |
Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental |
author |
Bandeira,Marina |
author_facet |
Bandeira,Marina Rocha,Sandra Silva Freitas,Lucas Cordeiro Del Prette,Zilda Aparecida Pereira Del Prette,Almir |
author_role |
author |
author2 |
Rocha,Sandra Silva Freitas,Lucas Cordeiro Del Prette,Zilda Aparecida Pereira Del Prette,Almir |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bandeira,Marina Rocha,Sandra Silva Freitas,Lucas Cordeiro Del Prette,Zilda Aparecida Pereira Del Prette,Almir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
habilidades sociais variáveis sociodemográficas estudantes do ensino fundamental |
topic |
habilidades sociais variáveis sociodemográficas estudantes do ensino fundamental |
description |
As habilidades sociais são consideradas situacionais, mas há poucos estudos no Brasil relacionando-as a variáveis sociodemográficas, especialmente com crianças. Investigou-se a importância e freqüência das habilidades sociais em relação a variáveis sociodemográficas, com 257 estudantes, de 1ª a 4 ª série do ensino fundamental. Para avaliar habilidades sociais, utilizou-se o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS) e, para o nível socioeconômico, o Critério Brasil. Participaram, como informantes, 185 pais e 12 professoras. Os resultados mostraram um efeito significativo do sexo, idade e indicadores socioeconômicos. Os melhores escores foram das meninas nas auto-avaliações e avaliação das professoras. A idade se correlacionou negativamente com auto-avaliação das habilidades sociais. Quanto maior a escolaridade dos pais e seu nível socioeconômico, maior o escore das habilidades sociais; quanto menor a importância atribuída pelos pais às habilidades sociais, menores os escores das crianças. O nível de habilidades sociais das crianças variou, portanto, em função de características sociodemográficas e sociais. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722006000300010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.11 n.3 2006 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127903873630208 |