Verbalizações de alunos de odontologia sobre a inclusão social de pessoas com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300017 |
Resumo: | Com o objetivo de conhecer modos de se expressar de estudantes de Odontologia em relação às pessoas com deficiência, foi aplicado um questionário aberto contendo exemplos de situações inclusivas, antes e após um módulo de ensino sobre pacientes especiais. As respostas foram categorizadas em: polarização positiva (ex: aprovação), negativa (ex: pena) ou sem polarização, fazendo-se distinção entre foco na pessoa e nas ações inclusivas. Os resultados indicaram totais mais altos para categorias com polarização positiva e aumento desses valores após o módulo de ensino, e foco predominante na pessoa. Discute-se a importância da formação dos estudantes de odontologia para atuação com pacientes especiais, assim como a contribuição da área de ciências humanas. |
id |
PUC_RIO-24_36f71ad3320ba92f673df83944485dd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722006000300017 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Verbalizações de alunos de odontologia sobre a inclusão social de pessoas com deficiênciaodontologia e psicologiainclusão socialpessoas com deficiênciaCom o objetivo de conhecer modos de se expressar de estudantes de Odontologia em relação às pessoas com deficiência, foi aplicado um questionário aberto contendo exemplos de situações inclusivas, antes e após um módulo de ensino sobre pacientes especiais. As respostas foram categorizadas em: polarização positiva (ex: aprovação), negativa (ex: pena) ou sem polarização, fazendo-se distinção entre foco na pessoa e nas ações inclusivas. Os resultados indicaram totais mais altos para categorias com polarização positiva e aumento desses valores após o módulo de ensino, e foco predominante na pessoa. Discute-se a importância da formação dos estudantes de odontologia para atuação com pacientes especiais, assim como a contribuição da área de ciências humanas.Universidade Estadual de Maringá2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300017Psicologia em Estudo v.11 n.3 2006reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722006000300017info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes,Antonio Bento Alves deBatista,Cecilia GuarnieriLombardo,IvaniHorino,Letícia EnyaRolim,Gustavo Sattolopor2007-03-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722006000300017Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2007-03-14T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Verbalizações de alunos de odontologia sobre a inclusão social de pessoas com deficiência |
title |
Verbalizações de alunos de odontologia sobre a inclusão social de pessoas com deficiência |
spellingShingle |
Verbalizações de alunos de odontologia sobre a inclusão social de pessoas com deficiência Moraes,Antonio Bento Alves de odontologia e psicologia inclusão social pessoas com deficiência |
title_short |
Verbalizações de alunos de odontologia sobre a inclusão social de pessoas com deficiência |
title_full |
Verbalizações de alunos de odontologia sobre a inclusão social de pessoas com deficiência |
title_fullStr |
Verbalizações de alunos de odontologia sobre a inclusão social de pessoas com deficiência |
title_full_unstemmed |
Verbalizações de alunos de odontologia sobre a inclusão social de pessoas com deficiência |
title_sort |
Verbalizações de alunos de odontologia sobre a inclusão social de pessoas com deficiência |
author |
Moraes,Antonio Bento Alves de |
author_facet |
Moraes,Antonio Bento Alves de Batista,Cecilia Guarnieri Lombardo,Ivani Horino,Letícia Enya Rolim,Gustavo Sattolo |
author_role |
author |
author2 |
Batista,Cecilia Guarnieri Lombardo,Ivani Horino,Letícia Enya Rolim,Gustavo Sattolo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes,Antonio Bento Alves de Batista,Cecilia Guarnieri Lombardo,Ivani Horino,Letícia Enya Rolim,Gustavo Sattolo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
odontologia e psicologia inclusão social pessoas com deficiência |
topic |
odontologia e psicologia inclusão social pessoas com deficiência |
description |
Com o objetivo de conhecer modos de se expressar de estudantes de Odontologia em relação às pessoas com deficiência, foi aplicado um questionário aberto contendo exemplos de situações inclusivas, antes e após um módulo de ensino sobre pacientes especiais. As respostas foram categorizadas em: polarização positiva (ex: aprovação), negativa (ex: pena) ou sem polarização, fazendo-se distinção entre foco na pessoa e nas ações inclusivas. Os resultados indicaram totais mais altos para categorias com polarização positiva e aumento desses valores após o módulo de ensino, e foco predominante na pessoa. Discute-se a importância da formação dos estudantes de odontologia para atuação com pacientes especiais, assim como a contribuição da área de ciências humanas. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300017 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722006000300017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.11 n.3 2006 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127903883067392 |