Verbalizações de alunos de odontologia sobre a inclusão social de pessoas com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes,Antonio Bento Alves de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Batista,Cecilia Guarnieri, Lombardo,Ivani, Horino,Letícia Enya, Rolim,Gustavo Sattolo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300017
Resumo: Com o objetivo de conhecer modos de se expressar de estudantes de Odontologia em relação às pessoas com deficiência, foi aplicado um questionário aberto contendo exemplos de situações inclusivas, antes e após um módulo de ensino sobre pacientes especiais. As respostas foram categorizadas em: polarização positiva (ex: aprovação), negativa (ex: pena) ou sem polarização, fazendo-se distinção entre foco na pessoa e nas ações inclusivas. Os resultados indicaram totais mais altos para categorias com polarização positiva e aumento desses valores após o módulo de ensino, e foco predominante na pessoa. Discute-se a importância da formação dos estudantes de odontologia para atuação com pacientes especiais, assim como a contribuição da área de ciências humanas.
id PUC_RIO-24_36f71ad3320ba92f673df83944485dd3
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722006000300017
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Verbalizações de alunos de odontologia sobre a inclusão social de pessoas com deficiênciaodontologia e psicologiainclusão socialpessoas com deficiênciaCom o objetivo de conhecer modos de se expressar de estudantes de Odontologia em relação às pessoas com deficiência, foi aplicado um questionário aberto contendo exemplos de situações inclusivas, antes e após um módulo de ensino sobre pacientes especiais. As respostas foram categorizadas em: polarização positiva (ex: aprovação), negativa (ex: pena) ou sem polarização, fazendo-se distinção entre foco na pessoa e nas ações inclusivas. Os resultados indicaram totais mais altos para categorias com polarização positiva e aumento desses valores após o módulo de ensino, e foco predominante na pessoa. Discute-se a importância da formação dos estudantes de odontologia para atuação com pacientes especiais, assim como a contribuição da área de ciências humanas.Universidade Estadual de Maringá2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300017Psicologia em Estudo v.11 n.3 2006reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722006000300017info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes,Antonio Bento Alves deBatista,Cecilia GuarnieriLombardo,IvaniHorino,Letícia EnyaRolim,Gustavo Sattolopor2007-03-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722006000300017Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2007-03-14T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Verbalizações de alunos de odontologia sobre a inclusão social de pessoas com deficiência
title Verbalizações de alunos de odontologia sobre a inclusão social de pessoas com deficiência
spellingShingle Verbalizações de alunos de odontologia sobre a inclusão social de pessoas com deficiência
Moraes,Antonio Bento Alves de
odontologia e psicologia
inclusão social
pessoas com deficiência
title_short Verbalizações de alunos de odontologia sobre a inclusão social de pessoas com deficiência
title_full Verbalizações de alunos de odontologia sobre a inclusão social de pessoas com deficiência
title_fullStr Verbalizações de alunos de odontologia sobre a inclusão social de pessoas com deficiência
title_full_unstemmed Verbalizações de alunos de odontologia sobre a inclusão social de pessoas com deficiência
title_sort Verbalizações de alunos de odontologia sobre a inclusão social de pessoas com deficiência
author Moraes,Antonio Bento Alves de
author_facet Moraes,Antonio Bento Alves de
Batista,Cecilia Guarnieri
Lombardo,Ivani
Horino,Letícia Enya
Rolim,Gustavo Sattolo
author_role author
author2 Batista,Cecilia Guarnieri
Lombardo,Ivani
Horino,Letícia Enya
Rolim,Gustavo Sattolo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes,Antonio Bento Alves de
Batista,Cecilia Guarnieri
Lombardo,Ivani
Horino,Letícia Enya
Rolim,Gustavo Sattolo
dc.subject.por.fl_str_mv odontologia e psicologia
inclusão social
pessoas com deficiência
topic odontologia e psicologia
inclusão social
pessoas com deficiência
description Com o objetivo de conhecer modos de se expressar de estudantes de Odontologia em relação às pessoas com deficiência, foi aplicado um questionário aberto contendo exemplos de situações inclusivas, antes e após um módulo de ensino sobre pacientes especiais. As respostas foram categorizadas em: polarização positiva (ex: aprovação), negativa (ex: pena) ou sem polarização, fazendo-se distinção entre foco na pessoa e nas ações inclusivas. Os resultados indicaram totais mais altos para categorias com polarização positiva e aumento desses valores após o módulo de ensino, e foco predominante na pessoa. Discute-se a importância da formação dos estudantes de odontologia para atuação com pacientes especiais, assim como a contribuição da área de ciências humanas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722006000300017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.11 n.3 2006
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127903883067392