Análise dos itens do mayer-salovey-caruso emotional intelligence test: escalas da área estratégica
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000200023 |
Resumo: | O presente estudo objetivou analisar os itens da Área Estratégica do Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intellligence Test - MSCEIT, a fim de investigar a consistência interna dos sub-testes, a correlação item-total e a correção das respostas dos itens do instrumento. Para tanto, fizeram parte deste estudo 522 participantes com idade média de 23,78, tendo variado entre 16 e 65 anos (DP = 7,543). Dentre esses, 281 (F=53,3%) eram do sexo feminino e 238 (F=45,2%) do masculino. A aplicação do instrumento se deu de forma coletiva, tendo sido realizada por diferentes aplicadores, treinados para a tarefa, e foi realizada em universidades e empresas do interior do estado de São Paulo, com duração média de 45 minutos. Os resultados indicaram que no geral, os sub-testes apresentaram níveis de consistência interna aceitáveis considerando os padrões estabelecidos pelo Conselho Federal de Psicologia, embora alguns problemas tenham sido encontrados; e que o método de correção por consenso, de alguma forma, dificulta a criação de itens difíceis. |
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Análise dos itens do mayer-salovey-caruso emotional intelligence test: escalas da área estratégicaavaliação psicológicainteligência emocionalparâmetros psicométricosO presente estudo objetivou analisar os itens da Área Estratégica do Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intellligence Test - MSCEIT, a fim de investigar a consistência interna dos sub-testes, a correlação item-total e a correção das respostas dos itens do instrumento. Para tanto, fizeram parte deste estudo 522 participantes com idade média de 23,78, tendo variado entre 16 e 65 anos (DP = 7,543). Dentre esses, 281 (F=53,3%) eram do sexo feminino e 238 (F=45,2%) do masculino. A aplicação do instrumento se deu de forma coletiva, tendo sido realizada por diferentes aplicadores, treinados para a tarefa, e foi realizada em universidades e empresas do interior do estado de São Paulo, com duração média de 45 minutos. Os resultados indicaram que no geral, os sub-testes apresentaram níveis de consistência interna aceitáveis considerando os padrões estabelecidos pelo Conselho Federal de Psicologia, embora alguns problemas tenham sido encontrados; e que o método de correção por consenso, de alguma forma, dificulta a criação de itens difíceis.Universidade Estadual de Maringá2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000200023Psicologia em Estudo v.12 n.2 2007reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722007000200023info:eu-repo/semantics/openAccessNoronha,Ana Paula PortoPrimi,RicardoFreitas,Fernanda Andrade deDantas,Marilda Aparecidapor2007-10-23T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722007000200023Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2007-10-23T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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