A ETNOPSICANÁLISE DE DEVEREUX NO FILME JIMMY P.: UMA INTRODUÇÃO À CLÍNICA TRANSCULTURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues,Eliane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Honda,Hélio, Reis,Juliana Gomes dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100209
Resumo: RESUMO Georges Devereux (1908-1985) é conhecido como, juntamente com Géza Rohéim (1891-1953), um dos criadores da etnopsicanálise, disciplina que articula os saberes da Psicanálise e da Antropologia. Sua primeira grande obra foi Psychoterapie d’un indien des plaines, livro publicado em 1951 e que narra a análise de um indígena Blackfoot, ex-combatente da Segunda Guerra. O livro foi a base para a elaboração do filme Jimmy P., traduzido no Brasil como Terapia intensiva. O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão introdutória a algumas das ideias de Devereux a partir de recortes do filme Jimmy P., dirigido por Arnaud Desplechin em 2013. Além disso, também buscamos as aproximações e inovações do autor em relação a Freud. Concluímos que, no que diz respeito às aproximações enquanto técnica e prática entre Devereux e Freud, observamos no filme que Devereux incorpora à sua técnica a prática da interpretação dos sonhos, a associação livre e faz referências à teoria freudiana durante o tratamento, como o complexo de Édipo e a transferência. A partir das intuições freudianas sobre a relação entre cultura e psiquismo, Devereux avança para a formulação de uma etnopsicanálise, resultado do reconhecimento do entrelaçamento inseparável de esquemas individuais e culturais. Se as proposições de Devereux fomentaram na França o desenvolvimento de uma prática clínica que considera as diferenças culturais de populações de imigrantes oriundas de diferentes países, mais promissoras ainda parecem ser as chances de florescimento de uma psicanálise transcultural num terreno fértil em diversidade étnica como o Brasil.
id PUC_RIO-24_695e11b8a3b46042d6c1c2da1260487b
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722019000100209
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling A ETNOPSICANÁLISE DE DEVEREUX NO FILME JIMMY P.: UMA INTRODUÇÃO À CLÍNICA TRANSCULTURALEtnopsicanálisepsicanálise e culturapsiquiatria transculturalRESUMO Georges Devereux (1908-1985) é conhecido como, juntamente com Géza Rohéim (1891-1953), um dos criadores da etnopsicanálise, disciplina que articula os saberes da Psicanálise e da Antropologia. Sua primeira grande obra foi Psychoterapie d’un indien des plaines, livro publicado em 1951 e que narra a análise de um indígena Blackfoot, ex-combatente da Segunda Guerra. O livro foi a base para a elaboração do filme Jimmy P., traduzido no Brasil como Terapia intensiva. O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão introdutória a algumas das ideias de Devereux a partir de recortes do filme Jimmy P., dirigido por Arnaud Desplechin em 2013. Além disso, também buscamos as aproximações e inovações do autor em relação a Freud. Concluímos que, no que diz respeito às aproximações enquanto técnica e prática entre Devereux e Freud, observamos no filme que Devereux incorpora à sua técnica a prática da interpretação dos sonhos, a associação livre e faz referências à teoria freudiana durante o tratamento, como o complexo de Édipo e a transferência. A partir das intuições freudianas sobre a relação entre cultura e psiquismo, Devereux avança para a formulação de uma etnopsicanálise, resultado do reconhecimento do entrelaçamento inseparável de esquemas individuais e culturais. Se as proposições de Devereux fomentaram na França o desenvolvimento de uma prática clínica que considera as diferenças culturais de populações de imigrantes oriundas de diferentes países, mais promissoras ainda parecem ser as chances de florescimento de uma psicanálise transcultural num terreno fértil em diversidade étnica como o Brasil.Universidade Estadual de Maringá2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100209Psicologia em Estudo v.24 2019reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.4025/psicolestud.v24i0.38337info:eu-repo/semantics/openAccessDomingues,ElianeHonda,HélioReis,Juliana Gomes dospor2019-08-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722019000100209Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2019-08-09T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A ETNOPSICANÁLISE DE DEVEREUX NO FILME JIMMY P.: UMA INTRODUÇÃO À CLÍNICA TRANSCULTURAL
title A ETNOPSICANÁLISE DE DEVEREUX NO FILME JIMMY P.: UMA INTRODUÇÃO À CLÍNICA TRANSCULTURAL
spellingShingle A ETNOPSICANÁLISE DE DEVEREUX NO FILME JIMMY P.: UMA INTRODUÇÃO À CLÍNICA TRANSCULTURAL
Domingues,Eliane
Etnopsicanálise
psicanálise e cultura
psiquiatria transcultural
title_short A ETNOPSICANÁLISE DE DEVEREUX NO FILME JIMMY P.: UMA INTRODUÇÃO À CLÍNICA TRANSCULTURAL
title_full A ETNOPSICANÁLISE DE DEVEREUX NO FILME JIMMY P.: UMA INTRODUÇÃO À CLÍNICA TRANSCULTURAL
title_fullStr A ETNOPSICANÁLISE DE DEVEREUX NO FILME JIMMY P.: UMA INTRODUÇÃO À CLÍNICA TRANSCULTURAL
title_full_unstemmed A ETNOPSICANÁLISE DE DEVEREUX NO FILME JIMMY P.: UMA INTRODUÇÃO À CLÍNICA TRANSCULTURAL
title_sort A ETNOPSICANÁLISE DE DEVEREUX NO FILME JIMMY P.: UMA INTRODUÇÃO À CLÍNICA TRANSCULTURAL
author Domingues,Eliane
author_facet Domingues,Eliane
Honda,Hélio
Reis,Juliana Gomes dos
author_role author
author2 Honda,Hélio
Reis,Juliana Gomes dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues,Eliane
Honda,Hélio
Reis,Juliana Gomes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Etnopsicanálise
psicanálise e cultura
psiquiatria transcultural
topic Etnopsicanálise
psicanálise e cultura
psiquiatria transcultural
description RESUMO Georges Devereux (1908-1985) é conhecido como, juntamente com Géza Rohéim (1891-1953), um dos criadores da etnopsicanálise, disciplina que articula os saberes da Psicanálise e da Antropologia. Sua primeira grande obra foi Psychoterapie d’un indien des plaines, livro publicado em 1951 e que narra a análise de um indígena Blackfoot, ex-combatente da Segunda Guerra. O livro foi a base para a elaboração do filme Jimmy P., traduzido no Brasil como Terapia intensiva. O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão introdutória a algumas das ideias de Devereux a partir de recortes do filme Jimmy P., dirigido por Arnaud Desplechin em 2013. Além disso, também buscamos as aproximações e inovações do autor em relação a Freud. Concluímos que, no que diz respeito às aproximações enquanto técnica e prática entre Devereux e Freud, observamos no filme que Devereux incorpora à sua técnica a prática da interpretação dos sonhos, a associação livre e faz referências à teoria freudiana durante o tratamento, como o complexo de Édipo e a transferência. A partir das intuições freudianas sobre a relação entre cultura e psiquismo, Devereux avança para a formulação de uma etnopsicanálise, resultado do reconhecimento do entrelaçamento inseparável de esquemas individuais e culturais. Se as proposições de Devereux fomentaram na França o desenvolvimento de uma prática clínica que considera as diferenças culturais de populações de imigrantes oriundas de diferentes países, mais promissoras ainda parecem ser as chances de florescimento de uma psicanálise transcultural num terreno fértil em diversidade étnica como o Brasil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100209
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4025/psicolestud.v24i0.38337
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.24 2019
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127906463612928