A “escola de São Paulo” de psicologia social: apontamentos históricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Bruno Peixoto
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Souza,Terezinha Martins dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000400007
Resumo: Tendo surgido como resposta à chamada “crise da psicologia social”, a “Escola de São Paulo” de psicologia social colocou como leitmotiv de suas práticas a transformação social. Tal posição, hoje comum na psicologia social, nem sempre foi tão explícita e é produto e síntese de uma série de rupturas e superações. Esta revisão de literatura tem por objetivo reunir um conjunto de produções teórico-bibliográficas a respeito do surgimento e desenvolvimento da “Escola de São Paulo” de psicologia social. Para tanto, foram analisados três momentos de seu desenvolvimento: inicialmente, são caracterizadas as perspectivas norte-americana e europeia de psicologia social, que marcaram a produção da área no Brasil até o fim dos anos 70; em seguida, é apresentado o que se convencionou chamar “crise da psicologia social”; e, por fim, expõe-se a proposta de superação da “crise” que emergiu na América Latina e tem como seu representante no Brasil a chamada “Escola de São Paulo”.
id PUC_RIO-24_718abe9470dffcda55844446af8eb39e
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722010000400007
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling A “escola de São Paulo” de psicologia social: apontamentos históricosHistória recente da psicologia social“Escola de São Paulo” de psicologia socialrevisão bibliográficaTendo surgido como resposta à chamada “crise da psicologia social”, a “Escola de São Paulo” de psicologia social colocou como leitmotiv de suas práticas a transformação social. Tal posição, hoje comum na psicologia social, nem sempre foi tão explícita e é produto e síntese de uma série de rupturas e superações. Esta revisão de literatura tem por objetivo reunir um conjunto de produções teórico-bibliográficas a respeito do surgimento e desenvolvimento da “Escola de São Paulo” de psicologia social. Para tanto, foram analisados três momentos de seu desenvolvimento: inicialmente, são caracterizadas as perspectivas norte-americana e europeia de psicologia social, que marcaram a produção da área no Brasil até o fim dos anos 70; em seguida, é apresentado o que se convencionou chamar “crise da psicologia social”; e, por fim, expõe-se a proposta de superação da “crise” que emergiu na América Latina e tem como seu representante no Brasil a chamada “Escola de São Paulo”.Universidade Estadual de Maringá2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000400007Psicologia em Estudo v.15 n.4 2010reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722010000400007info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Bruno PeixotoSouza,Terezinha Martins dos Santospor2011-05-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722010000400007Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2011-05-24T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A “escola de São Paulo” de psicologia social: apontamentos históricos
title A “escola de São Paulo” de psicologia social: apontamentos históricos
spellingShingle A “escola de São Paulo” de psicologia social: apontamentos históricos
Carvalho,Bruno Peixoto
História recente da psicologia social
“Escola de São Paulo” de psicologia social
revisão bibliográfica
title_short A “escola de São Paulo” de psicologia social: apontamentos históricos
title_full A “escola de São Paulo” de psicologia social: apontamentos históricos
title_fullStr A “escola de São Paulo” de psicologia social: apontamentos históricos
title_full_unstemmed A “escola de São Paulo” de psicologia social: apontamentos históricos
title_sort A “escola de São Paulo” de psicologia social: apontamentos históricos
author Carvalho,Bruno Peixoto
author_facet Carvalho,Bruno Peixoto
Souza,Terezinha Martins dos Santos
author_role author
author2 Souza,Terezinha Martins dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Bruno Peixoto
Souza,Terezinha Martins dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv História recente da psicologia social
“Escola de São Paulo” de psicologia social
revisão bibliográfica
topic História recente da psicologia social
“Escola de São Paulo” de psicologia social
revisão bibliográfica
description Tendo surgido como resposta à chamada “crise da psicologia social”, a “Escola de São Paulo” de psicologia social colocou como leitmotiv de suas práticas a transformação social. Tal posição, hoje comum na psicologia social, nem sempre foi tão explícita e é produto e síntese de uma série de rupturas e superações. Esta revisão de literatura tem por objetivo reunir um conjunto de produções teórico-bibliográficas a respeito do surgimento e desenvolvimento da “Escola de São Paulo” de psicologia social. Para tanto, foram analisados três momentos de seu desenvolvimento: inicialmente, são caracterizadas as perspectivas norte-americana e europeia de psicologia social, que marcaram a produção da área no Brasil até o fim dos anos 70; em seguida, é apresentado o que se convencionou chamar “crise da psicologia social”; e, por fim, expõe-se a proposta de superação da “crise” que emergiu na América Latina e tem como seu representante no Brasil a chamada “Escola de São Paulo”.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000400007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000400007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722010000400007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.15 n.4 2010
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127905307033600