DIMENSÕES DA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM MIGRANTES EM URGÊNCIA SOCIAL: A REDE TRANSFERENCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seincman,Pedro Magalhães
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rosa,Miriam Debieux
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722021000100224
Resumo: RESUMO O presente trabalho apresenta, no bojo da clínica psicanalítica, um estudo de caso permeado pelas especificidades dos contextos de urgência social no campo da migração. Entendemos como uma situação de urgência social aquela em que a falta de condições materiais a que uma parcela de pessoas é submetida se une a discursos que colocam o sujeito em posições de objetificação, de submissão ao outro no laço social, em situações, pois, de desamparo discursivo (Rosa, 2016). As elaborações teórico-clínicas estão fundadas na experiência clínica que embasou a construção do caso clínico de uma criança e seus pais, bolivianos, marcados pelas consequências do trabalho escravo e pelo diagnóstico de autismo do filho. Guiando-nos pelas movimentações oriundas desse caso, apresentamos as posições assumidas pelo psicanalista diante do contexto em que se articulam aspectos sócio-políticos do sofrimento e situações de migração forçada. Esse percurso conflui na direção de situar novas abordagens e dispositivos psicanalíticos que considerem a posição do sujeito no laço social, propondo possibilidades diante das demandas endereçadas à clínica psicanalítica nos contextos institucionais e de urgência social. Além disso, propomos a noção de rede transferencial, como instrumento que norteia o trabalho do psicanalista no contato interinstitucional, com os profissionais de outras áreas e com aqueles que se encontram em situações de urgência social.
id PUC_RIO-24_7931d18114852b4e0a36e5af34744723
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722021000100224
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling DIMENSÕES DA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM MIGRANTES EM URGÊNCIA SOCIAL: A REDE TRANSFERENCIALPsicanáliseimigraçãopolíticaRESUMO O presente trabalho apresenta, no bojo da clínica psicanalítica, um estudo de caso permeado pelas especificidades dos contextos de urgência social no campo da migração. Entendemos como uma situação de urgência social aquela em que a falta de condições materiais a que uma parcela de pessoas é submetida se une a discursos que colocam o sujeito em posições de objetificação, de submissão ao outro no laço social, em situações, pois, de desamparo discursivo (Rosa, 2016). As elaborações teórico-clínicas estão fundadas na experiência clínica que embasou a construção do caso clínico de uma criança e seus pais, bolivianos, marcados pelas consequências do trabalho escravo e pelo diagnóstico de autismo do filho. Guiando-nos pelas movimentações oriundas desse caso, apresentamos as posições assumidas pelo psicanalista diante do contexto em que se articulam aspectos sócio-políticos do sofrimento e situações de migração forçada. Esse percurso conflui na direção de situar novas abordagens e dispositivos psicanalíticos que considerem a posição do sujeito no laço social, propondo possibilidades diante das demandas endereçadas à clínica psicanalítica nos contextos institucionais e de urgência social. Além disso, propomos a noção de rede transferencial, como instrumento que norteia o trabalho do psicanalista no contato interinstitucional, com os profissionais de outras áreas e com aqueles que se encontram em situações de urgência social.Universidade Estadual de Maringá2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722021000100224Psicologia em Estudo v.26 2021reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.4025/psicolestud.v26i0.47467info:eu-repo/semantics/openAccessSeincman,Pedro MagalhãesRosa,Miriam Debieuxpor2021-12-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722021000100224Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2021-12-09T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv DIMENSÕES DA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM MIGRANTES EM URGÊNCIA SOCIAL: A REDE TRANSFERENCIAL
title DIMENSÕES DA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM MIGRANTES EM URGÊNCIA SOCIAL: A REDE TRANSFERENCIAL
spellingShingle DIMENSÕES DA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM MIGRANTES EM URGÊNCIA SOCIAL: A REDE TRANSFERENCIAL
Seincman,Pedro Magalhães
Psicanálise
imigração
política
title_short DIMENSÕES DA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM MIGRANTES EM URGÊNCIA SOCIAL: A REDE TRANSFERENCIAL
title_full DIMENSÕES DA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM MIGRANTES EM URGÊNCIA SOCIAL: A REDE TRANSFERENCIAL
title_fullStr DIMENSÕES DA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM MIGRANTES EM URGÊNCIA SOCIAL: A REDE TRANSFERENCIAL
title_full_unstemmed DIMENSÕES DA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM MIGRANTES EM URGÊNCIA SOCIAL: A REDE TRANSFERENCIAL
title_sort DIMENSÕES DA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM MIGRANTES EM URGÊNCIA SOCIAL: A REDE TRANSFERENCIAL
author Seincman,Pedro Magalhães
author_facet Seincman,Pedro Magalhães
Rosa,Miriam Debieux
author_role author
author2 Rosa,Miriam Debieux
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seincman,Pedro Magalhães
Rosa,Miriam Debieux
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
imigração
política
topic Psicanálise
imigração
política
description RESUMO O presente trabalho apresenta, no bojo da clínica psicanalítica, um estudo de caso permeado pelas especificidades dos contextos de urgência social no campo da migração. Entendemos como uma situação de urgência social aquela em que a falta de condições materiais a que uma parcela de pessoas é submetida se une a discursos que colocam o sujeito em posições de objetificação, de submissão ao outro no laço social, em situações, pois, de desamparo discursivo (Rosa, 2016). As elaborações teórico-clínicas estão fundadas na experiência clínica que embasou a construção do caso clínico de uma criança e seus pais, bolivianos, marcados pelas consequências do trabalho escravo e pelo diagnóstico de autismo do filho. Guiando-nos pelas movimentações oriundas desse caso, apresentamos as posições assumidas pelo psicanalista diante do contexto em que se articulam aspectos sócio-políticos do sofrimento e situações de migração forçada. Esse percurso conflui na direção de situar novas abordagens e dispositivos psicanalíticos que considerem a posição do sujeito no laço social, propondo possibilidades diante das demandas endereçadas à clínica psicanalítica nos contextos institucionais e de urgência social. Além disso, propomos a noção de rede transferencial, como instrumento que norteia o trabalho do psicanalista no contato interinstitucional, com os profissionais de outras áreas e com aqueles que se encontram em situações de urgência social.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722021000100224
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722021000100224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4025/psicolestud.v26i0.47467
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.26 2021
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127906782380032