ASCENSÃO PROFISSIONAL FEMININA, GESTAÇÃO TARDIA E CONJUGALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruzamarello,Diogo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Patias,Naiana Dapieve, Cenci,Cláudia Mara Bosetto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100204
Resumo: RESUMO A ascensão profissional feminina, dentre outras mudanças sociais e culturais, tem modificado os padrões das famílias na contemporaneidade. Um dos padrões refere-se ao adiamento da maternidade e como os casais vivenciam esta decisão, na relação conjugal. O objetivo desse estudo é compreender a decisão dos casais, principalmente da mulher, de adiar a parentalidade e como esta decisão impacta na relação conjugal. A pesquisa é de cunho qualitativo, transversal e descritivo. Participaram 16 indivíduos heterossexuais casados que responderam a uma entrevista semiestruturada. A análise das entrevistas foi realizada por meio da análise de conteúdo, da qual emergiram três categorias: (a) questão financeira no processo parental: 'ter filho com que dinheiro?', (b) tentativa de controle versus surpresa da gestação, e (c) gestação tardia e calmaria na conjugalidade. Evidenciou-se uma preocupação significativa quanto à seguridade financeira para gestar, assim como o desejo de controle dos casais com relação ao momento adequado da gestação e da maturidade emocional vivenciada pelos entrevistados quanto à gestação tardia. No que diz respeito à conjugalidade, os casais manifestam que a mesma trouxe união e compreensão.
id PUC_RIO-24_94d9b9f9c8c088afe95f3335db8ad726
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722019000100204
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling ASCENSÃO PROFISSIONAL FEMININA, GESTAÇÃO TARDIA E CONJUGALIDADEAscensão profissional femininagestação tardiaconjugalidadeRESUMO A ascensão profissional feminina, dentre outras mudanças sociais e culturais, tem modificado os padrões das famílias na contemporaneidade. Um dos padrões refere-se ao adiamento da maternidade e como os casais vivenciam esta decisão, na relação conjugal. O objetivo desse estudo é compreender a decisão dos casais, principalmente da mulher, de adiar a parentalidade e como esta decisão impacta na relação conjugal. A pesquisa é de cunho qualitativo, transversal e descritivo. Participaram 16 indivíduos heterossexuais casados que responderam a uma entrevista semiestruturada. A análise das entrevistas foi realizada por meio da análise de conteúdo, da qual emergiram três categorias: (a) questão financeira no processo parental: 'ter filho com que dinheiro?', (b) tentativa de controle versus surpresa da gestação, e (c) gestação tardia e calmaria na conjugalidade. Evidenciou-se uma preocupação significativa quanto à seguridade financeira para gestar, assim como o desejo de controle dos casais com relação ao momento adequado da gestação e da maturidade emocional vivenciada pelos entrevistados quanto à gestação tardia. No que diz respeito à conjugalidade, os casais manifestam que a mesma trouxe união e compreensão.Universidade Estadual de Maringá2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100204Psicologia em Estudo v.24 2019reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.4025/1807-0329e41860info:eu-repo/semantics/openAccessBruzamarello,DiogoPatias,Naiana DapieveCenci,Cláudia Mara Bosettopor2019-05-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722019000100204Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2019-05-07T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv ASCENSÃO PROFISSIONAL FEMININA, GESTAÇÃO TARDIA E CONJUGALIDADE
title ASCENSÃO PROFISSIONAL FEMININA, GESTAÇÃO TARDIA E CONJUGALIDADE
spellingShingle ASCENSÃO PROFISSIONAL FEMININA, GESTAÇÃO TARDIA E CONJUGALIDADE
Bruzamarello,Diogo
Ascensão profissional feminina
gestação tardia
conjugalidade
title_short ASCENSÃO PROFISSIONAL FEMININA, GESTAÇÃO TARDIA E CONJUGALIDADE
title_full ASCENSÃO PROFISSIONAL FEMININA, GESTAÇÃO TARDIA E CONJUGALIDADE
title_fullStr ASCENSÃO PROFISSIONAL FEMININA, GESTAÇÃO TARDIA E CONJUGALIDADE
title_full_unstemmed ASCENSÃO PROFISSIONAL FEMININA, GESTAÇÃO TARDIA E CONJUGALIDADE
title_sort ASCENSÃO PROFISSIONAL FEMININA, GESTAÇÃO TARDIA E CONJUGALIDADE
author Bruzamarello,Diogo
author_facet Bruzamarello,Diogo
Patias,Naiana Dapieve
Cenci,Cláudia Mara Bosetto
author_role author
author2 Patias,Naiana Dapieve
Cenci,Cláudia Mara Bosetto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruzamarello,Diogo
Patias,Naiana Dapieve
Cenci,Cláudia Mara Bosetto
dc.subject.por.fl_str_mv Ascensão profissional feminina
gestação tardia
conjugalidade
topic Ascensão profissional feminina
gestação tardia
conjugalidade
description RESUMO A ascensão profissional feminina, dentre outras mudanças sociais e culturais, tem modificado os padrões das famílias na contemporaneidade. Um dos padrões refere-se ao adiamento da maternidade e como os casais vivenciam esta decisão, na relação conjugal. O objetivo desse estudo é compreender a decisão dos casais, principalmente da mulher, de adiar a parentalidade e como esta decisão impacta na relação conjugal. A pesquisa é de cunho qualitativo, transversal e descritivo. Participaram 16 indivíduos heterossexuais casados que responderam a uma entrevista semiestruturada. A análise das entrevistas foi realizada por meio da análise de conteúdo, da qual emergiram três categorias: (a) questão financeira no processo parental: 'ter filho com que dinheiro?', (b) tentativa de controle versus surpresa da gestação, e (c) gestação tardia e calmaria na conjugalidade. Evidenciou-se uma preocupação significativa quanto à seguridade financeira para gestar, assim como o desejo de controle dos casais com relação ao momento adequado da gestação e da maturidade emocional vivenciada pelos entrevistados quanto à gestação tardia. No que diz respeito à conjugalidade, os casais manifestam que a mesma trouxe união e compreensão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100204
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722019000100204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4025/1807-0329e41860
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.24 2019
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127906456272896