TRABALHO POR TURNOS E VIDA FAMILIAR E SOCIAL NA PERSPECTIVA DOS/AS FILHOS/AS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves,Soraia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva,Isabel, Veloso,Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722020000100229
Resumo: RESUMO. Nos estudos sobre o impacto do trabalho por turnos nos domínios social e familiar é mais comum os efeitos serem estudados ao nível do/a trabalhador/a e na sua própria perspectiva. Tendo em consideração tal constatação, o presente estudo pretende compreender o impacto do trabalho por turnos na esfera familiar e social, tendo em conta a perspectiva dos/as filhos/as de trabalhadores/as por turnos. Participaram no estudo 19 filhos/as de trabalhadores/as por turnos. A recolha de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, tendo esta abordado temas como tempo em família, comunicação ou acompanhamento escolar. De um modo geral, os resultados indicaram a existência quer de impactos negativos (tempo em família, educação parental, acompanhamento escolar, atividades regulares, atividades pontuais e comunicação), quer de impactos positivos (acompanhamento escolar, atividades pontuais) ou, sem percepção de impacto, nas áreas avaliadas. O impacto percepcionado pelos/as filhos/as nas diferentes áreas avaliadas está em boa medida dependente do tipo de horário de trabalho a que está sujeito o progenitor que labora por turnos e da flexibilidade permitida ou não pela organização na gestão dos horários de trabalho (ex., possibilidade ou não de permutas).
id PUC_RIO-24_9d9d34d4aeae847d68de60e249c71eb6
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722020000100229
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling TRABALHO POR TURNOS E VIDA FAMILIAR E SOCIAL NA PERSPECTIVA DOS/AS FILHOS/ASTrabalho por turnosvida familiar e socialperspectiva dos filhosRESUMO. Nos estudos sobre o impacto do trabalho por turnos nos domínios social e familiar é mais comum os efeitos serem estudados ao nível do/a trabalhador/a e na sua própria perspectiva. Tendo em consideração tal constatação, o presente estudo pretende compreender o impacto do trabalho por turnos na esfera familiar e social, tendo em conta a perspectiva dos/as filhos/as de trabalhadores/as por turnos. Participaram no estudo 19 filhos/as de trabalhadores/as por turnos. A recolha de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, tendo esta abordado temas como tempo em família, comunicação ou acompanhamento escolar. De um modo geral, os resultados indicaram a existência quer de impactos negativos (tempo em família, educação parental, acompanhamento escolar, atividades regulares, atividades pontuais e comunicação), quer de impactos positivos (acompanhamento escolar, atividades pontuais) ou, sem percepção de impacto, nas áreas avaliadas. O impacto percepcionado pelos/as filhos/as nas diferentes áreas avaliadas está em boa medida dependente do tipo de horário de trabalho a que está sujeito o progenitor que labora por turnos e da flexibilidade permitida ou não pela organização na gestão dos horários de trabalho (ex., possibilidade ou não de permutas).Universidade Estadual de Maringá2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722020000100229Psicologia em Estudo v.25 2020reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.4025/psicolestud.v25i0.48999info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves,SoraiaSilva,IsabelVeloso,Anapor2020-10-02T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722020000100229Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2020-10-02T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv TRABALHO POR TURNOS E VIDA FAMILIAR E SOCIAL NA PERSPECTIVA DOS/AS FILHOS/AS
title TRABALHO POR TURNOS E VIDA FAMILIAR E SOCIAL NA PERSPECTIVA DOS/AS FILHOS/AS
spellingShingle TRABALHO POR TURNOS E VIDA FAMILIAR E SOCIAL NA PERSPECTIVA DOS/AS FILHOS/AS
Gonçalves,Soraia
Trabalho por turnos
vida familiar e social
perspectiva dos filhos
title_short TRABALHO POR TURNOS E VIDA FAMILIAR E SOCIAL NA PERSPECTIVA DOS/AS FILHOS/AS
title_full TRABALHO POR TURNOS E VIDA FAMILIAR E SOCIAL NA PERSPECTIVA DOS/AS FILHOS/AS
title_fullStr TRABALHO POR TURNOS E VIDA FAMILIAR E SOCIAL NA PERSPECTIVA DOS/AS FILHOS/AS
title_full_unstemmed TRABALHO POR TURNOS E VIDA FAMILIAR E SOCIAL NA PERSPECTIVA DOS/AS FILHOS/AS
title_sort TRABALHO POR TURNOS E VIDA FAMILIAR E SOCIAL NA PERSPECTIVA DOS/AS FILHOS/AS
author Gonçalves,Soraia
author_facet Gonçalves,Soraia
Silva,Isabel
Veloso,Ana
author_role author
author2 Silva,Isabel
Veloso,Ana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves,Soraia
Silva,Isabel
Veloso,Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho por turnos
vida familiar e social
perspectiva dos filhos
topic Trabalho por turnos
vida familiar e social
perspectiva dos filhos
description RESUMO. Nos estudos sobre o impacto do trabalho por turnos nos domínios social e familiar é mais comum os efeitos serem estudados ao nível do/a trabalhador/a e na sua própria perspectiva. Tendo em consideração tal constatação, o presente estudo pretende compreender o impacto do trabalho por turnos na esfera familiar e social, tendo em conta a perspectiva dos/as filhos/as de trabalhadores/as por turnos. Participaram no estudo 19 filhos/as de trabalhadores/as por turnos. A recolha de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, tendo esta abordado temas como tempo em família, comunicação ou acompanhamento escolar. De um modo geral, os resultados indicaram a existência quer de impactos negativos (tempo em família, educação parental, acompanhamento escolar, atividades regulares, atividades pontuais e comunicação), quer de impactos positivos (acompanhamento escolar, atividades pontuais) ou, sem percepção de impacto, nas áreas avaliadas. O impacto percepcionado pelos/as filhos/as nas diferentes áreas avaliadas está em boa medida dependente do tipo de horário de trabalho a que está sujeito o progenitor que labora por turnos e da flexibilidade permitida ou não pela organização na gestão dos horários de trabalho (ex., possibilidade ou não de permutas).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722020000100229
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722020000100229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4025/psicolestud.v25i0.48999
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.25 2020
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127906551693312