Características sócio-emocionais do superdotado: questões atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar,Eunice M. L. Soriano de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000200018
Resumo: É o objetivo principal do artigo focalizar características sócio-emocionais do superdotado. Nota-se que essa dimensão, apesar de sua importância, vem recebendo menor atenção dos estudiosos da área do que habilidades cognitivas e necessidades educacionais do superdotado. Entre outros aspectos, a assincronia entre distintas dimensões do desenvolvimento, o perfeccionismo, a hipersensibilidade, o subrendimento são discutidos, apresentando-se fatores a eles associados bem como estudos nos quais distintas características sócio-emocionais do superdotado foram investigadas. O artigo finaliza apontando a necessidade de orientação ao superdotado e a sua família e de um sistema educacional que reconheça e atenda as necessidades desse aluno nas distintas esferas - intelectual, social e emocional.
id PUC_RIO-24_a4ee7414d4115760b47a3e907ac4dd7f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722007000200018
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Características sócio-emocionais do superdotado: questões atuaissuperdotadoscaracterísticas sócio-emocionaisajustamentoÉ o objetivo principal do artigo focalizar características sócio-emocionais do superdotado. Nota-se que essa dimensão, apesar de sua importância, vem recebendo menor atenção dos estudiosos da área do que habilidades cognitivas e necessidades educacionais do superdotado. Entre outros aspectos, a assincronia entre distintas dimensões do desenvolvimento, o perfeccionismo, a hipersensibilidade, o subrendimento são discutidos, apresentando-se fatores a eles associados bem como estudos nos quais distintas características sócio-emocionais do superdotado foram investigadas. O artigo finaliza apontando a necessidade de orientação ao superdotado e a sua família e de um sistema educacional que reconheça e atenda as necessidades desse aluno nas distintas esferas - intelectual, social e emocional.Universidade Estadual de Maringá2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000200018Psicologia em Estudo v.12 n.2 2007reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722007000200018info:eu-repo/semantics/openAccessAlencar,Eunice M. L. Soriano depor2007-10-23T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722007000200018Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2007-10-23T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Características sócio-emocionais do superdotado: questões atuais
title Características sócio-emocionais do superdotado: questões atuais
spellingShingle Características sócio-emocionais do superdotado: questões atuais
Alencar,Eunice M. L. Soriano de
superdotados
características sócio-emocionais
ajustamento
title_short Características sócio-emocionais do superdotado: questões atuais
title_full Características sócio-emocionais do superdotado: questões atuais
title_fullStr Características sócio-emocionais do superdotado: questões atuais
title_full_unstemmed Características sócio-emocionais do superdotado: questões atuais
title_sort Características sócio-emocionais do superdotado: questões atuais
author Alencar,Eunice M. L. Soriano de
author_facet Alencar,Eunice M. L. Soriano de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar,Eunice M. L. Soriano de
dc.subject.por.fl_str_mv superdotados
características sócio-emocionais
ajustamento
topic superdotados
características sócio-emocionais
ajustamento
description É o objetivo principal do artigo focalizar características sócio-emocionais do superdotado. Nota-se que essa dimensão, apesar de sua importância, vem recebendo menor atenção dos estudiosos da área do que habilidades cognitivas e necessidades educacionais do superdotado. Entre outros aspectos, a assincronia entre distintas dimensões do desenvolvimento, o perfeccionismo, a hipersensibilidade, o subrendimento são discutidos, apresentando-se fatores a eles associados bem como estudos nos quais distintas características sócio-emocionais do superdotado foram investigadas. O artigo finaliza apontando a necessidade de orientação ao superdotado e a sua família e de um sistema educacional que reconheça e atenda as necessidades desse aluno nas distintas esferas - intelectual, social e emocional.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000200018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000200018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722007000200018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.12 n.2 2007
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127904221757440