Método de pesquisa da temática deficiência nos currículos de psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velden,Helena Ferreira Vander
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Leite,Lúcia Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000300011
Resumo: O estudo de currículos permite verificar tendências e concepções e identificar práticas pedagógicas, o que, por sua vez, possibilita o planejamento e implantação de mudanças, quando necessárias. O material aqui apresentado constitui parte dos resultados obtidos em uma pesquisa de pós-graduação que trata da formação de psicólogos para atuação junto a pessoas com deficiência e na qual se recorreu à análise documental. Para realizar essa tarefa foi utilizado um procedimento metodológico denominado busca por radicais, que possibilitou imprimir maior agilidade à pesquisa e rápida identificação das disciplinas que continham os temas de interesse para a pesquisa, facilitando sua seleção para estudo. A utilização da pesquisa documental como metodologia possibilitou tanto a reunião e organização de informações que se encontravam dispersas, conferindo-lhes nova configuração como fonte de consulta, quanto o tratamento e a interpretação dos dados brutos, conferindo-lhes sentido e agregando-lhes valor. Dos 36 cursos, 35 apresentavam ao menos uma disciplina relacionada às pessoas com deficiência, e a soma dessas resultou em 85 disciplinas para análise. A interpretação dos dados levantados mediante a leitura das ementas trouxe informações sobre as intenções predominantes nas ementas das disciplinas, a realização de pesquisas na área, o ensino de procedimentos e técnicas e as possibilidades de atuação e inserção do psicólogo nos diferentes contextos em que este pode lidar com a questão da deficiência. Em uma perspectiva positiva, os resultados demonstraram que parece haver uma tendência a valorizar a interface da Psicologia com outras áreas do conhecimento para o entendimento das questões relacionadas à deficiência.
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