O papel do conflito sociocognitivo na aquisição da conservação de comprimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha,Claudia Araújo da
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000100014
Resumo: O objetivo deste trabalho foi o estudo das formas de passagem de um nível não operatório a um nível operatório de pensamento, mediada por situações de conflito sociocognitivo em duplas de crianças entre 5, 6 e 7 anos, em três sessões de interação social frente à prova de conservação de comprimento. Os resultados evidenciaram a criação de cinco padrões de conduta de aprendizagem, indo desde a presença de flutuações constantes até a estabilidade da resposta desde o primeiro argumento operatório. Concluiu-se que o uso da técnica do conflito sociocognitivo foi eficaz na promoção da aprendizagem de sujeitos.
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