Ensino de habilidades de vida na escola: uma experiência com adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minto,Elaine Cristina
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Pedro,Cristiane Pereira, Netto,Jaqueline Rodrigues da Cunha, Bugliani,Maria Aparecida Prioli, Gorayeb,Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300012
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar o conteúdo de uma intervenção psicológica para o desenvolvimento de habilidades de vida em adolescentes, a partir da descrição detalhada das estratégias utilizadas. A intervenção, realizada em contexto grupal, consistiu em 12 encontros semanais, de duas horas de duração. Discute-se a adequação desta modalidade de atendimento, temas, conteúdos abordados e metodologia adotada para o desenvolvimento dos mesmos. O detalhamento das técnicas de trabalho em grupo pode permitir sua replicação por outros profissionais. Acredita-se que este modelo de atendimento em promoção de saúde se caracteriza como uma importante estratégia para trabalhar com adolescentes, pois pode torná-los mais competentes psicossocialmente, o que influirá na sua qualidade de vida.
id PUC_RIO-24_b5374b094033ca6221772c4878cc4938
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722006000300012
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de habilidades de vida na escola: uma experiência com adolescentesadolescênciapromoção de saúdehabilidades de vidaEste trabalho tem como objetivo apresentar e analisar o conteúdo de uma intervenção psicológica para o desenvolvimento de habilidades de vida em adolescentes, a partir da descrição detalhada das estratégias utilizadas. A intervenção, realizada em contexto grupal, consistiu em 12 encontros semanais, de duas horas de duração. Discute-se a adequação desta modalidade de atendimento, temas, conteúdos abordados e metodologia adotada para o desenvolvimento dos mesmos. O detalhamento das técnicas de trabalho em grupo pode permitir sua replicação por outros profissionais. Acredita-se que este modelo de atendimento em promoção de saúde se caracteriza como uma importante estratégia para trabalhar com adolescentes, pois pode torná-los mais competentes psicossocialmente, o que influirá na sua qualidade de vida.Universidade Estadual de Maringá2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300012Psicologia em Estudo v.11 n.3 2006reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722006000300012info:eu-repo/semantics/openAccessMinto,Elaine CristinaPedro,Cristiane PereiraNetto,Jaqueline Rodrigues da CunhaBugliani,Maria Aparecida PrioliGorayeb,Ricardopor2007-03-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722006000300012Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2007-03-14T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de habilidades de vida na escola: uma experiência com adolescentes
title Ensino de habilidades de vida na escola: uma experiência com adolescentes
spellingShingle Ensino de habilidades de vida na escola: uma experiência com adolescentes
Minto,Elaine Cristina
adolescência
promoção de saúde
habilidades de vida
title_short Ensino de habilidades de vida na escola: uma experiência com adolescentes
title_full Ensino de habilidades de vida na escola: uma experiência com adolescentes
title_fullStr Ensino de habilidades de vida na escola: uma experiência com adolescentes
title_full_unstemmed Ensino de habilidades de vida na escola: uma experiência com adolescentes
title_sort Ensino de habilidades de vida na escola: uma experiência com adolescentes
author Minto,Elaine Cristina
author_facet Minto,Elaine Cristina
Pedro,Cristiane Pereira
Netto,Jaqueline Rodrigues da Cunha
Bugliani,Maria Aparecida Prioli
Gorayeb,Ricardo
author_role author
author2 Pedro,Cristiane Pereira
Netto,Jaqueline Rodrigues da Cunha
Bugliani,Maria Aparecida Prioli
Gorayeb,Ricardo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Minto,Elaine Cristina
Pedro,Cristiane Pereira
Netto,Jaqueline Rodrigues da Cunha
Bugliani,Maria Aparecida Prioli
Gorayeb,Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv adolescência
promoção de saúde
habilidades de vida
topic adolescência
promoção de saúde
habilidades de vida
description Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar o conteúdo de uma intervenção psicológica para o desenvolvimento de habilidades de vida em adolescentes, a partir da descrição detalhada das estratégias utilizadas. A intervenção, realizada em contexto grupal, consistiu em 12 encontros semanais, de duas horas de duração. Discute-se a adequação desta modalidade de atendimento, temas, conteúdos abordados e metodologia adotada para o desenvolvimento dos mesmos. O detalhamento das técnicas de trabalho em grupo pode permitir sua replicação por outros profissionais. Acredita-se que este modelo de atendimento em promoção de saúde se caracteriza como uma importante estratégia para trabalhar com adolescentes, pois pode torná-los mais competentes psicossocialmente, o que influirá na sua qualidade de vida.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722006000300012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.11 n.3 2006
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127903876775936