A dialética da linguagem oral e escrita no desenvolvimento das funções psíquicas superiores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000300016 |
Resumo: | O objetivo deste texto é examinar as contribuições de Vygotsky e Luria relativas à construção dos processos psíquicos superiores, porquanto estamos certos de que seus conceitos apresentam uma riqueza heurística a ser incorporada nas análises dos processos de escolarização e apropriação da escrita. Essa reflexão teve origem em trabalhos de pesquisa sobre esses processos e suas conseqüências sociais, culturais e cognitivas. As pesquisas desenvolvidas há aproximadamente 20 anos suscitaram problemas teóricos e metodológicos, dentre os quais se destaca a compreensão dos processos por meio dos quais sujeitos pertencentes a culturas tradicionalmente orais constroem referências sobre a cultura escrita, situando-se ainda como sujeitos de sua própria história. O confronto de princípios teóricos e metodológicos disponíveis no campo da psicologia e da antropologia tem sido fundamental nessa busca, acentuando a necessidade de superação das antinomias clássicas na psicologia: indivíduo e cultura, concreto e abstrato. |
id |
PUC_RIO-24_b5cd756cdc6629bb060d00742df42262 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722008000300016 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A dialética da linguagem oral e escrita no desenvolvimento das funções psíquicas superioresdesenvolvimento da linguagemlinguagem escritafunções psíquicas superioresO objetivo deste texto é examinar as contribuições de Vygotsky e Luria relativas à construção dos processos psíquicos superiores, porquanto estamos certos de que seus conceitos apresentam uma riqueza heurística a ser incorporada nas análises dos processos de escolarização e apropriação da escrita. Essa reflexão teve origem em trabalhos de pesquisa sobre esses processos e suas conseqüências sociais, culturais e cognitivas. As pesquisas desenvolvidas há aproximadamente 20 anos suscitaram problemas teóricos e metodológicos, dentre os quais se destaca a compreensão dos processos por meio dos quais sujeitos pertencentes a culturas tradicionalmente orais constroem referências sobre a cultura escrita, situando-se ainda como sujeitos de sua própria história. O confronto de princípios teóricos e metodológicos disponíveis no campo da psicologia e da antropologia tem sido fundamental nessa busca, acentuando a necessidade de superação das antinomias clássicas na psicologia: indivíduo e cultura, concreto e abstrato.Universidade Estadual de Maringá2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000300016Psicologia em Estudo v.13 n.3 2008reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722008000300016info:eu-repo/semantics/openAccessGerken,Carlos Henrique de Souzapor2008-12-22T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722008000300016Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2008-12-22T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dialética da linguagem oral e escrita no desenvolvimento das funções psíquicas superiores |
title |
A dialética da linguagem oral e escrita no desenvolvimento das funções psíquicas superiores |
spellingShingle |
A dialética da linguagem oral e escrita no desenvolvimento das funções psíquicas superiores Gerken,Carlos Henrique de Souza desenvolvimento da linguagem linguagem escrita funções psíquicas superiores |
title_short |
A dialética da linguagem oral e escrita no desenvolvimento das funções psíquicas superiores |
title_full |
A dialética da linguagem oral e escrita no desenvolvimento das funções psíquicas superiores |
title_fullStr |
A dialética da linguagem oral e escrita no desenvolvimento das funções psíquicas superiores |
title_full_unstemmed |
A dialética da linguagem oral e escrita no desenvolvimento das funções psíquicas superiores |
title_sort |
A dialética da linguagem oral e escrita no desenvolvimento das funções psíquicas superiores |
author |
Gerken,Carlos Henrique de Souza |
author_facet |
Gerken,Carlos Henrique de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gerken,Carlos Henrique de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desenvolvimento da linguagem linguagem escrita funções psíquicas superiores |
topic |
desenvolvimento da linguagem linguagem escrita funções psíquicas superiores |
description |
O objetivo deste texto é examinar as contribuições de Vygotsky e Luria relativas à construção dos processos psíquicos superiores, porquanto estamos certos de que seus conceitos apresentam uma riqueza heurística a ser incorporada nas análises dos processos de escolarização e apropriação da escrita. Essa reflexão teve origem em trabalhos de pesquisa sobre esses processos e suas conseqüências sociais, culturais e cognitivas. As pesquisas desenvolvidas há aproximadamente 20 anos suscitaram problemas teóricos e metodológicos, dentre os quais se destaca a compreensão dos processos por meio dos quais sujeitos pertencentes a culturas tradicionalmente orais constroem referências sobre a cultura escrita, situando-se ainda como sujeitos de sua própria história. O confronto de princípios teóricos e metodológicos disponíveis no campo da psicologia e da antropologia tem sido fundamental nessa busca, acentuando a necessidade de superação das antinomias clássicas na psicologia: indivíduo e cultura, concreto e abstrato. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000300016 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000300016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722008000300016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.13 n.3 2008 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127904570933248 |