Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300018 |
Resumo: | O Inventário de Burnout de Maslach (MBI) foi projetado para avaliar a Síndrome de Burnout em trabalhadores. Este artigo analisa o comportamento psicométrico (fidedignidade e validade de construto) do MBI numa amostra de 563 professores que atuam em instituições particulares de ensino fundamental, médio e superior, na região metropolitana de Porto Alegre-RS. A análise fatorial identificou três fatores correlatos às três dimensões originalmente identificadas pelo inventário: exaustão emocional, despersonalização e realização profissional. Os três fatores explicaram, neste estudo, 47% da variância total das respostas dos sujeitos ao MBI. Todos eles alcançaram um nível satisfatório de consistência interna, sendo que o fator 1 (exaustão emocional) e o fator 2 (realização profissional) poderiam funcionar independentemente. Já o fator 3 (despersonalização) é utilizado no âmbito deste estudo em nível explicativo, contribuindo para uma compreensão mais ampla acerca da configuração de Burnout em professores. |
id |
PUC_RIO-24_d85db3d4f21fc048ad6b25c45be9356e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722004000300018 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particularesInventário de Burnout de Maslach (MBI)análise fatorialO Inventário de Burnout de Maslach (MBI) foi projetado para avaliar a Síndrome de Burnout em trabalhadores. Este artigo analisa o comportamento psicométrico (fidedignidade e validade de construto) do MBI numa amostra de 563 professores que atuam em instituições particulares de ensino fundamental, médio e superior, na região metropolitana de Porto Alegre-RS. A análise fatorial identificou três fatores correlatos às três dimensões originalmente identificadas pelo inventário: exaustão emocional, despersonalização e realização profissional. Os três fatores explicaram, neste estudo, 47% da variância total das respostas dos sujeitos ao MBI. Todos eles alcançaram um nível satisfatório de consistência interna, sendo que o fator 1 (exaustão emocional) e o fator 2 (realização profissional) poderiam funcionar independentemente. Já o fator 3 (despersonalização) é utilizado no âmbito deste estudo em nível explicativo, contribuindo para uma compreensão mais ampla acerca da configuração de Burnout em professores.Universidade Estadual de Maringá2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300018Psicologia em Estudo v.9 n.3 2004reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722004000300018info:eu-repo/semantics/openAccessCarlotto,Mary SandraCâmara,Sheila Gonçalvespor2014-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722004000300018Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2014-11-11T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares |
title |
Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares |
spellingShingle |
Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares Carlotto,Mary Sandra Inventário de Burnout de Maslach (MBI) análise fatorial |
title_short |
Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares |
title_full |
Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares |
title_fullStr |
Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares |
title_full_unstemmed |
Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares |
title_sort |
Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares |
author |
Carlotto,Mary Sandra |
author_facet |
Carlotto,Mary Sandra Câmara,Sheila Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Câmara,Sheila Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlotto,Mary Sandra Câmara,Sheila Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inventário de Burnout de Maslach (MBI) análise fatorial |
topic |
Inventário de Burnout de Maslach (MBI) análise fatorial |
description |
O Inventário de Burnout de Maslach (MBI) foi projetado para avaliar a Síndrome de Burnout em trabalhadores. Este artigo analisa o comportamento psicométrico (fidedignidade e validade de construto) do MBI numa amostra de 563 professores que atuam em instituições particulares de ensino fundamental, médio e superior, na região metropolitana de Porto Alegre-RS. A análise fatorial identificou três fatores correlatos às três dimensões originalmente identificadas pelo inventário: exaustão emocional, despersonalização e realização profissional. Os três fatores explicaram, neste estudo, 47% da variância total das respostas dos sujeitos ao MBI. Todos eles alcançaram um nível satisfatório de consistência interna, sendo que o fator 1 (exaustão emocional) e o fator 2 (realização profissional) poderiam funcionar independentemente. Já o fator 3 (despersonalização) é utilizado no âmbito deste estudo em nível explicativo, contribuindo para uma compreensão mais ampla acerca da configuração de Burnout em professores. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300018 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722004000300018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.9 n.3 2004 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127903463636992 |