Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlotto,Mary Sandra
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Câmara,Sheila Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300018
Resumo: O Inventário de Burnout de Maslach (MBI) foi projetado para avaliar a Síndrome de Burnout em trabalhadores. Este artigo analisa o comportamento psicométrico (fidedignidade e validade de construto) do MBI numa amostra de 563 professores que atuam em instituições particulares de ensino fundamental, médio e superior, na região metropolitana de Porto Alegre-RS. A análise fatorial identificou três fatores correlatos às três dimensões originalmente identificadas pelo inventário: exaustão emocional, despersonalização e realização profissional. Os três fatores explicaram, neste estudo, 47% da variância total das respostas dos sujeitos ao MBI. Todos eles alcançaram um nível satisfatório de consistência interna, sendo que o fator 1 (exaustão emocional) e o fator 2 (realização profissional) poderiam funcionar independentemente. Já o fator 3 (despersonalização) é utilizado no âmbito deste estudo em nível explicativo, contribuindo para uma compreensão mais ampla acerca da configuração de Burnout em professores.
id PUC_RIO-24_d85db3d4f21fc048ad6b25c45be9356e
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722004000300018
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particularesInventário de Burnout de Maslach (MBI)análise fatorialO Inventário de Burnout de Maslach (MBI) foi projetado para avaliar a Síndrome de Burnout em trabalhadores. Este artigo analisa o comportamento psicométrico (fidedignidade e validade de construto) do MBI numa amostra de 563 professores que atuam em instituições particulares de ensino fundamental, médio e superior, na região metropolitana de Porto Alegre-RS. A análise fatorial identificou três fatores correlatos às três dimensões originalmente identificadas pelo inventário: exaustão emocional, despersonalização e realização profissional. Os três fatores explicaram, neste estudo, 47% da variância total das respostas dos sujeitos ao MBI. Todos eles alcançaram um nível satisfatório de consistência interna, sendo que o fator 1 (exaustão emocional) e o fator 2 (realização profissional) poderiam funcionar independentemente. Já o fator 3 (despersonalização) é utilizado no âmbito deste estudo em nível explicativo, contribuindo para uma compreensão mais ampla acerca da configuração de Burnout em professores.Universidade Estadual de Maringá2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300018Psicologia em Estudo v.9 n.3 2004reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722004000300018info:eu-repo/semantics/openAccessCarlotto,Mary SandraCâmara,Sheila Gonçalvespor2014-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722004000300018Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2014-11-11T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares
title Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares
spellingShingle Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares
Carlotto,Mary Sandra
Inventário de Burnout de Maslach (MBI)
análise fatorial
title_short Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares
title_full Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares
title_fullStr Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares
title_full_unstemmed Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares
title_sort Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares
author Carlotto,Mary Sandra
author_facet Carlotto,Mary Sandra
Câmara,Sheila Gonçalves
author_role author
author2 Câmara,Sheila Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlotto,Mary Sandra
Câmara,Sheila Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Inventário de Burnout de Maslach (MBI)
análise fatorial
topic Inventário de Burnout de Maslach (MBI)
análise fatorial
description O Inventário de Burnout de Maslach (MBI) foi projetado para avaliar a Síndrome de Burnout em trabalhadores. Este artigo analisa o comportamento psicométrico (fidedignidade e validade de construto) do MBI numa amostra de 563 professores que atuam em instituições particulares de ensino fundamental, médio e superior, na região metropolitana de Porto Alegre-RS. A análise fatorial identificou três fatores correlatos às três dimensões originalmente identificadas pelo inventário: exaustão emocional, despersonalização e realização profissional. Os três fatores explicaram, neste estudo, 47% da variância total das respostas dos sujeitos ao MBI. Todos eles alcançaram um nível satisfatório de consistência interna, sendo que o fator 1 (exaustão emocional) e o fator 2 (realização profissional) poderiam funcionar independentemente. Já o fator 3 (despersonalização) é utilizado no âmbito deste estudo em nível explicativo, contribuindo para uma compreensão mais ampla acerca da configuração de Burnout em professores.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722004000300018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.9 n.3 2004
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127903463636992