Imaginários sobre aposentadoria, trabalho, velhice: estudo de caso com professores universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000400005 |
Resumo: | O presente texto apresenta os primeiros resultados da pesquisa "Aposentadoria e velhice bem-sucedida: estudo de caso com professores universitários". O objetivo principal da pesquisa é desvelar os conceitos e imaginários relativos à velhice, ao trabalho e à aposentadoria entre professores universitários com mais de 60 anos que continuam trabalhando. Neste artigo pretendemos refletir sobre os imaginários desses professores em relação à velhice e aos sentidos do trabalho, e sobre como estes dois elementos podem influenciar sua relação com a aposentadoria. Acreditamos que o imaginário negativo em relação à velhice leva os entrevistados a desvincular velhice e aposentadoria e que o trabalho, devido à sua valorização em nossa cultura, é tido como central na vida. Assim, manter o vínculo empregatício oferece diversos ganhos, como manter a valorizada condição de trabalhador e afastar os fantasmas de perdas e limitações da velhice; e, por fim, permite articular aposentadoria e continuidade do vínculo empregatício. |
id |
PUC_RIO-24_ddcf49c0bf306c79ca10b2aa06cac943 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722011000400005 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Imaginários sobre aposentadoria, trabalho, velhice: estudo de caso com professores universitáriosVelhiceaposentadoriatrabalho docenteO presente texto apresenta os primeiros resultados da pesquisa "Aposentadoria e velhice bem-sucedida: estudo de caso com professores universitários". O objetivo principal da pesquisa é desvelar os conceitos e imaginários relativos à velhice, ao trabalho e à aposentadoria entre professores universitários com mais de 60 anos que continuam trabalhando. Neste artigo pretendemos refletir sobre os imaginários desses professores em relação à velhice e aos sentidos do trabalho, e sobre como estes dois elementos podem influenciar sua relação com a aposentadoria. Acreditamos que o imaginário negativo em relação à velhice leva os entrevistados a desvincular velhice e aposentadoria e que o trabalho, devido à sua valorização em nossa cultura, é tido como central na vida. Assim, manter o vínculo empregatício oferece diversos ganhos, como manter a valorizada condição de trabalhador e afastar os fantasmas de perdas e limitações da velhice; e, por fim, permite articular aposentadoria e continuidade do vínculo empregatício.Universidade Estadual de Maringá2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000400005Psicologia em Estudo v.16 n.4 2011reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722011000400005info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira,Jacqueline de Oliveirapor2012-05-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722011000400005Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2012-05-21T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imaginários sobre aposentadoria, trabalho, velhice: estudo de caso com professores universitários |
title |
Imaginários sobre aposentadoria, trabalho, velhice: estudo de caso com professores universitários |
spellingShingle |
Imaginários sobre aposentadoria, trabalho, velhice: estudo de caso com professores universitários Moreira,Jacqueline de Oliveira Velhice aposentadoria trabalho docente |
title_short |
Imaginários sobre aposentadoria, trabalho, velhice: estudo de caso com professores universitários |
title_full |
Imaginários sobre aposentadoria, trabalho, velhice: estudo de caso com professores universitários |
title_fullStr |
Imaginários sobre aposentadoria, trabalho, velhice: estudo de caso com professores universitários |
title_full_unstemmed |
Imaginários sobre aposentadoria, trabalho, velhice: estudo de caso com professores universitários |
title_sort |
Imaginários sobre aposentadoria, trabalho, velhice: estudo de caso com professores universitários |
author |
Moreira,Jacqueline de Oliveira |
author_facet |
Moreira,Jacqueline de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira,Jacqueline de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Velhice aposentadoria trabalho docente |
topic |
Velhice aposentadoria trabalho docente |
description |
O presente texto apresenta os primeiros resultados da pesquisa "Aposentadoria e velhice bem-sucedida: estudo de caso com professores universitários". O objetivo principal da pesquisa é desvelar os conceitos e imaginários relativos à velhice, ao trabalho e à aposentadoria entre professores universitários com mais de 60 anos que continuam trabalhando. Neste artigo pretendemos refletir sobre os imaginários desses professores em relação à velhice e aos sentidos do trabalho, e sobre como estes dois elementos podem influenciar sua relação com a aposentadoria. Acreditamos que o imaginário negativo em relação à velhice leva os entrevistados a desvincular velhice e aposentadoria e que o trabalho, devido à sua valorização em nossa cultura, é tido como central na vida. Assim, manter o vínculo empregatício oferece diversos ganhos, como manter a valorizada condição de trabalhador e afastar os fantasmas de perdas e limitações da velhice; e, por fim, permite articular aposentadoria e continuidade do vínculo empregatício. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000400005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000400005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722011000400005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.16 n.4 2011 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127905408745472 |