Electronic media in the light of torches: a study of communication, everyday life and mythology

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Cláudio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologia
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3171
Resumo: This paper analyses the inspirational role of arquetypes, mythic images, symbols and allegories in the study of human communications, culture and society.
id PUC_RS-12_5eaaeafb6829350ab1f4200779859f5f
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/3171
network_acronym_str PUC_RS-12
network_name_str Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologia
repository_id_str
spelling Electronic media in the light of torches: a study of communication, everyday life and mythologyA mídia eletrônica à luz das tochas:um estudo de comunicação, cotidiano e mitologiaCommunicationmythscultureArchetypesComunicaçãomitosculturaArquétiposThis paper analyses the inspirational role of arquetypes, mythic images, symbols and allegories in the study of human communications, culture and society.A referência aos arquétipos, imagens mitológicas, símbolos e alegorias tem sido um expediente recorrente nos estudos de comunicação, cultura e sociedade, propiciando vertentes metodológicas de fôlego, que não raro, têm engendrado muitas investigações consistentes. Aqui utilizamos as noções e conceitos caros ao “jogos de linguagem” da investigação científica e nos remetemos também às metáforas presentes na imaginação mitológica, acreditando que a sabedoria encantada das mitologias tem servido não apenas como vetor de prescrição de “uma moral da história” ou como um refúgio que reconforta o espírito; consiste, sobretudo, numa sabedoria que participa também da formação de um campo crítico em que proliferam a dúvida, o questionamento e o ceticismo.Editora da PUCRS - ediPUCRS2008-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/317110.15448/1980-3729.2002.18.3171Revista FAMECOS; Vol. 9 No. 18 (2002); 83-99Revista FAMECOS; Vol. 9 Núm. 18 (2002); 83-99Revista FAMECOS; v. 9 n. 18 (2002); 83-991980-37291415-054910.15448/1980-3729.2002.18reponame:Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologiainstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3171/2441Paiva, Cláudioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-11T03:07:13Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/3171Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecosPRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/oai||revistafamecos@gmail.com1980-37291980-3729opendoar:2017-05-11T03:07:13Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologia - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Electronic media in the light of torches: a study of communication, everyday life and mythology
A mídia eletrônica à luz das tochas:um estudo de comunicação, cotidiano e mitologia
title Electronic media in the light of torches: a study of communication, everyday life and mythology
spellingShingle Electronic media in the light of torches: a study of communication, everyday life and mythology
Paiva, Cláudio
Communication
myths
culture
Archetypes
Comunicação
mitos
cultura
Arquétipos
title_short Electronic media in the light of torches: a study of communication, everyday life and mythology
title_full Electronic media in the light of torches: a study of communication, everyday life and mythology
title_fullStr Electronic media in the light of torches: a study of communication, everyday life and mythology
title_full_unstemmed Electronic media in the light of torches: a study of communication, everyday life and mythology
title_sort Electronic media in the light of torches: a study of communication, everyday life and mythology
author Paiva, Cláudio
author_facet Paiva, Cláudio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Cláudio
dc.subject.por.fl_str_mv Communication
myths
culture
Archetypes
Comunicação
mitos
cultura
Arquétipos
topic Communication
myths
culture
Archetypes
Comunicação
mitos
cultura
Arquétipos
description This paper analyses the inspirational role of arquetypes, mythic images, symbols and allegories in the study of human communications, culture and society.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3171
10.15448/1980-3729.2002.18.3171
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3171
identifier_str_mv 10.15448/1980-3729.2002.18.3171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3171/2441
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Revista FAMECOS; Vol. 9 No. 18 (2002); 83-99
Revista FAMECOS; Vol. 9 Núm. 18 (2002); 83-99
Revista FAMECOS; v. 9 n. 18 (2002); 83-99
1980-3729
1415-0549
10.15448/1980-3729.2002.18
reponame:Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologia
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologia
collection Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologia - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistafamecos@gmail.com
_version_ 1799128659176456192