Ações Afirmativas: política de cotas raciais para o ingresso nas universidades públicas
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Textos & contextos (Porto Alegre) |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/7621 |
Resumo: | O presente ensaio temático tem por objetivo analisar a implantação das ações afirmativas a partir da política de cotas raciais, como critério para ingresso nas universidades públicas, tendo como pressuposto o exemplo da Universidade Federal de Santa Maria /RS – UFSM. A discussão permeia os critérios de avaliação para a inclusão de negros/pardos nas instituições públicas, concebendo que há uma exclusão/discriminação da população negra no que diz respeito ao acesso à educação superior. Esta discussão torna-se pertinente no que tange aos critérios de inclusão, uma vez que a formação social e racial no Brasil perpassa pela mistura de culturas, já que a política de cotas é uma forma de garantir a inclusão social de segmentos excluídos. |
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Ações Afirmativas: política de cotas raciais para o ingresso nas universidades públicasCotas raciaisações afirmativasdiscriminação racial.O presente ensaio temático tem por objetivo analisar a implantação das ações afirmativas a partir da política de cotas raciais, como critério para ingresso nas universidades públicas, tendo como pressuposto o exemplo da Universidade Federal de Santa Maria /RS – UFSM. A discussão permeia os critérios de avaliação para a inclusão de negros/pardos nas instituições públicas, concebendo que há uma exclusão/discriminação da população negra no que diz respeito ao acesso à educação superior. Esta discussão torna-se pertinente no que tange aos critérios de inclusão, uma vez que a formação social e racial no Brasil perpassa pela mistura de culturas, já que a política de cotas é uma forma de garantir a inclusão social de segmentos excluídos.Editora da PUCRS - ediPUCRS2010-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/7621Textos & Contextos (Porto Alegre); Vol. 9 No. 2 (2010); 244 - 250Textos & Contextos (Porto Alegre); v. 9 n. 2 (2010); 244 - 2501677-9509reponame:Textos & contextos (Porto Alegre)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/7621/5786Pereira, Andresa BragaRodrigues, ElianeGuilherme, Rosilaine Coradiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-21T19:10:50Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/7621Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fassPUBhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/oaitextos@pucrs.br1677-95091677-9509opendoar:2017-08-21T19:10:50Textos & contextos (Porto Alegre) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)false |
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