Understanding the strange: reconstructive methods of social sciences in German’s Social Work

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Küster, Ernst-Uwe
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Textos & contextos (Porto Alegre)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/1011
Resumo: Como podemos compreender os destinatários e as destinatárias do Serviço Social em seus mundos da vida? Como podemos interpretar adequadamente seus desejos, sonhos, suas situações individuais de vida, os potenciais de sua biografia e também as feridas de sua vida e o sentido específico de seus mundos culturais? Como fazer justiça às suas obstinações sem instrumentalizá-los juntamente com seus mundos subjetivos, sem idealizar aquilo que nos parece estranho neles, que talvez não nos agrade, que nos inquieta e amedronta? Por trás destas perguntas, num primeiro momento, muito concretas e voltadas à práxis, ocultam-se discussões decisivas para o Serviço Social na Alemanha, não apenas sobre seus métodos, mas também sobre sua identidade profissional, seu lugar como disciplina, seu posicionamento sociopolítico e as possibilidades da formação superior. Nestas discussões, jogam um papel importante as metodologias das ciências sociais, métodos compreensivos, assim como relatos etnográficos e entrevistas narrativas, que são analisadas hermeneuticamente em seminários de ensino-aprendizagem do curso.
id PUC_RS-13_466113a9cfb8a96b132b04c2dda9c846
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/1011
network_acronym_str PUC_RS-13
network_name_str Textos & contextos (Porto Alegre)
repository_id_str
spelling Understanding the strange: reconstructive methods of social sciences in German’s Social WorkCompreender o estranho: métodos reconstrutivos das ciências sociais no Serviço Social alemãoComo podemos compreender os destinatários e as destinatárias do Serviço Social em seus mundos da vida? Como podemos interpretar adequadamente seus desejos, sonhos, suas situações individuais de vida, os potenciais de sua biografia e também as feridas de sua vida e o sentido específico de seus mundos culturais? Como fazer justiça às suas obstinações sem instrumentalizá-los juntamente com seus mundos subjetivos, sem idealizar aquilo que nos parece estranho neles, que talvez não nos agrade, que nos inquieta e amedronta? Por trás destas perguntas, num primeiro momento, muito concretas e voltadas à práxis, ocultam-se discussões decisivas para o Serviço Social na Alemanha, não apenas sobre seus métodos, mas também sobre sua identidade profissional, seu lugar como disciplina, seu posicionamento sociopolítico e as possibilidades da formação superior. Nestas discussões, jogam um papel importante as metodologias das ciências sociais, métodos compreensivos, assim como relatos etnográficos e entrevistas narrativas, que são analisadas hermeneuticamente em seminários de ensino-aprendizagem do curso.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/1011Textos & Contextos (Porto Alegre); Vol. 4 No. 1 (2005); 1-13Textos & Contextos (Porto Alegre); v. 4 n. 1 (2005); 1-131677-9509reponame:Textos & contextos (Porto Alegre)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/1011/791Küster, Ernst-Uweinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-22T17:52:30Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/1011Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fassPUBhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/oaitextos@pucrs.br1677-95091677-9509opendoar:2017-08-22T17:52:30Textos & contextos (Porto Alegre) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)false
dc.title.none.fl_str_mv Understanding the strange: reconstructive methods of social sciences in German’s Social Work
Compreender o estranho: métodos reconstrutivos das ciências sociais no Serviço Social alemão
title Understanding the strange: reconstructive methods of social sciences in German’s Social Work
spellingShingle Understanding the strange: reconstructive methods of social sciences in German’s Social Work
Küster, Ernst-Uwe
title_short Understanding the strange: reconstructive methods of social sciences in German’s Social Work
title_full Understanding the strange: reconstructive methods of social sciences in German’s Social Work
title_fullStr Understanding the strange: reconstructive methods of social sciences in German’s Social Work
title_full_unstemmed Understanding the strange: reconstructive methods of social sciences in German’s Social Work
title_sort Understanding the strange: reconstructive methods of social sciences in German’s Social Work
author Küster, Ernst-Uwe
author_facet Küster, Ernst-Uwe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Küster, Ernst-Uwe
description Como podemos compreender os destinatários e as destinatárias do Serviço Social em seus mundos da vida? Como podemos interpretar adequadamente seus desejos, sonhos, suas situações individuais de vida, os potenciais de sua biografia e também as feridas de sua vida e o sentido específico de seus mundos culturais? Como fazer justiça às suas obstinações sem instrumentalizá-los juntamente com seus mundos subjetivos, sem idealizar aquilo que nos parece estranho neles, que talvez não nos agrade, que nos inquieta e amedronta? Por trás destas perguntas, num primeiro momento, muito concretas e voltadas à práxis, ocultam-se discussões decisivas para o Serviço Social na Alemanha, não apenas sobre seus métodos, mas também sobre sua identidade profissional, seu lugar como disciplina, seu posicionamento sociopolítico e as possibilidades da formação superior. Nestas discussões, jogam um papel importante as metodologias das ciências sociais, métodos compreensivos, assim como relatos etnográficos e entrevistas narrativas, que são analisadas hermeneuticamente em seminários de ensino-aprendizagem do curso.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/1011
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/1011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/1011/791
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Textos & Contextos (Porto Alegre); Vol. 4 No. 1 (2005); 1-13
Textos & Contextos (Porto Alegre); v. 4 n. 1 (2005); 1-13
1677-9509
reponame:Textos & contextos (Porto Alegre)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Textos & contextos (Porto Alegre)
collection Textos & contextos (Porto Alegre)
repository.name.fl_str_mv Textos & contextos (Porto Alegre) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)
repository.mail.fl_str_mv textos@pucrs.br
_version_ 1799128636775727104