CRAS de Saltinho: rumo ao fortalecimento da rede de serviços socioassistenciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trzinski, Clarete
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Veiverberg, Taise, Cetolin, Sirlei Favero, Pinheiro, Eliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Textos & contextos (Porto Alegre)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/7670
Resumo: O Sistema Único de Assistência Social representa um avanço para a Política de Assistência Social, uma vez que definiu as bases para o novo modelo de gestão, foi deliberado na IV Conferência Nacional de Assistência Social – dez/2003. Para a efetivação do SUAS faz-se necessário apropriar-se de todos os mecanismos propostos por esse novo modelo de gestão que se faz presente nos municípios através dos CRAS - Unidade Pública estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de Assistência Social às famílias, ou seja, é visto como a porta de entrada dos usuários à rede de proteção social básica do SUAS. Oferta serviços a população em sua área de abrangência; concretiza direitos e oferta serviços sócio-assistenciais com centralidade na família. Os CRAS representam uma ruptura com a visão assistencialista, e volta-se para a garantia do direito. Diante disso, este artigo analisa os principais avanços ocorridos na vida das famílias que participam das ações sócio-educativas desenvolvidas pelos CRAS de Saltinho-SC. O estudo não tem a intenção de avaliar as ações desenvolvidas, mas verificar se em seu pouco tempo de implantação, assegura as condições fundamentais mínimas para que as famílias desenvolvam capacidades, superando a situação de vulnerabilidade social.
id PUC_RS-13_48b45af42a97c2007227dee7fa85c8a8
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/7670
network_acronym_str PUC_RS-13
network_name_str Textos & contextos (Porto Alegre)
repository_id_str
spelling CRAS de Saltinho: rumo ao fortalecimento da rede de serviços socioassistenciaisSUAS. CRAS.Trabalho Sócio-Educativo.O Sistema Único de Assistência Social representa um avanço para a Política de Assistência Social, uma vez que definiu as bases para o novo modelo de gestão, foi deliberado na IV Conferência Nacional de Assistência Social – dez/2003. Para a efetivação do SUAS faz-se necessário apropriar-se de todos os mecanismos propostos por esse novo modelo de gestão que se faz presente nos municípios através dos CRAS - Unidade Pública estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de Assistência Social às famílias, ou seja, é visto como a porta de entrada dos usuários à rede de proteção social básica do SUAS. Oferta serviços a população em sua área de abrangência; concretiza direitos e oferta serviços sócio-assistenciais com centralidade na família. Os CRAS representam uma ruptura com a visão assistencialista, e volta-se para a garantia do direito. Diante disso, este artigo analisa os principais avanços ocorridos na vida das famílias que participam das ações sócio-educativas desenvolvidas pelos CRAS de Saltinho-SC. O estudo não tem a intenção de avaliar as ações desenvolvidas, mas verificar se em seu pouco tempo de implantação, assegura as condições fundamentais mínimas para que as famílias desenvolvam capacidades, superando a situação de vulnerabilidade social.Editora da PUCRS - ediPUCRS2010-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/7670Textos & Contextos (Porto Alegre); Vol. 9 No. 2 (2010); 298 - 308Textos & Contextos (Porto Alegre); v. 9 n. 2 (2010); 298 - 3081677-9509reponame:Textos & contextos (Porto Alegre)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/7670/5790Trzinski, ClareteVeiverberg, TaiseCetolin, Sirlei FaveroPinheiro, Elianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-21T19:13:47Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/7670Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fassPUBhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/oaitextos@pucrs.br1677-95091677-9509opendoar:2017-08-21T19:13:47Textos & contextos (Porto Alegre) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)false
dc.title.none.fl_str_mv CRAS de Saltinho: rumo ao fortalecimento da rede de serviços socioassistenciais
title CRAS de Saltinho: rumo ao fortalecimento da rede de serviços socioassistenciais
spellingShingle CRAS de Saltinho: rumo ao fortalecimento da rede de serviços socioassistenciais
Trzinski, Clarete
SUAS. CRAS.Trabalho Sócio-Educativo.
title_short CRAS de Saltinho: rumo ao fortalecimento da rede de serviços socioassistenciais
title_full CRAS de Saltinho: rumo ao fortalecimento da rede de serviços socioassistenciais
title_fullStr CRAS de Saltinho: rumo ao fortalecimento da rede de serviços socioassistenciais
title_full_unstemmed CRAS de Saltinho: rumo ao fortalecimento da rede de serviços socioassistenciais
title_sort CRAS de Saltinho: rumo ao fortalecimento da rede de serviços socioassistenciais
author Trzinski, Clarete
author_facet Trzinski, Clarete
Veiverberg, Taise
Cetolin, Sirlei Favero
Pinheiro, Eliane
author_role author
author2 Veiverberg, Taise
Cetolin, Sirlei Favero
Pinheiro, Eliane
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trzinski, Clarete
Veiverberg, Taise
Cetolin, Sirlei Favero
Pinheiro, Eliane
dc.subject.por.fl_str_mv SUAS. CRAS.Trabalho Sócio-Educativo.
topic SUAS. CRAS.Trabalho Sócio-Educativo.
description O Sistema Único de Assistência Social representa um avanço para a Política de Assistência Social, uma vez que definiu as bases para o novo modelo de gestão, foi deliberado na IV Conferência Nacional de Assistência Social – dez/2003. Para a efetivação do SUAS faz-se necessário apropriar-se de todos os mecanismos propostos por esse novo modelo de gestão que se faz presente nos municípios através dos CRAS - Unidade Pública estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de Assistência Social às famílias, ou seja, é visto como a porta de entrada dos usuários à rede de proteção social básica do SUAS. Oferta serviços a população em sua área de abrangência; concretiza direitos e oferta serviços sócio-assistenciais com centralidade na família. Os CRAS representam uma ruptura com a visão assistencialista, e volta-se para a garantia do direito. Diante disso, este artigo analisa os principais avanços ocorridos na vida das famílias que participam das ações sócio-educativas desenvolvidas pelos CRAS de Saltinho-SC. O estudo não tem a intenção de avaliar as ações desenvolvidas, mas verificar se em seu pouco tempo de implantação, assegura as condições fundamentais mínimas para que as famílias desenvolvam capacidades, superando a situação de vulnerabilidade social.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/7670
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/7670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/7670/5790
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Textos & Contextos (Porto Alegre); Vol. 9 No. 2 (2010); 298 - 308
Textos & Contextos (Porto Alegre); v. 9 n. 2 (2010); 298 - 308
1677-9509
reponame:Textos & contextos (Porto Alegre)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Textos & contextos (Porto Alegre)
collection Textos & contextos (Porto Alegre)
repository.name.fl_str_mv Textos & contextos (Porto Alegre) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)
repository.mail.fl_str_mv textos@pucrs.br
_version_ 1799128637376561152