Valorização de professores por meio da Arteterapia / Teacher appreciation through Art Therapy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amelio, Marlene Rozario
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Borges, Luiz Henrique, Dalbello-Araujo, Maristela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Textos & contextos (Porto Alegre)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/24098
Resumo: As transformações nas políticas educacionais repercutem nas condições de trabalho dos professores, causando-lhes sobrecargas diretamente ligadas a formas de mal-estar, sofrimento e adoecimento. Este estudo de abordagem qualitativa teve como objetivo descrever e analisar os efeitos à saúde possibilitados pela Oficina de Arteterapia, do Programa de Valorização do Servidor da Prefeitura Municipal de Vitória/ES, segundo a opinião de seus idealizadores, executores e participantes e confrontar tais julgamentos, em face de outras experiências semelhantes. No levantamento teórico-conceitual realizado, ficou claro que há um consenso de que a valorização docente deve constituir caráter central quando se pensa nas políticas públicas que visam oferecer educação de qualidade para a população. Entretanto, apesar de a iniciativa analisada ter seu valor no bem-estar e alívio de tensões dos participantes, não constitui, de fato, uma política de governo voltada para a valorização dos professores da rede municipal.
id PUC_RS-13_93a2e3bf492a9287bf61f08b4e5d7ef3
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/24098
network_acronym_str PUC_RS-13
network_name_str Textos & contextos (Porto Alegre)
repository_id_str
spelling Valorização de professores por meio da Arteterapia / Teacher appreciation through Art TherapyValorização docente. Saúde do professor. Servidor. Arteterapia.As transformações nas políticas educacionais repercutem nas condições de trabalho dos professores, causando-lhes sobrecargas diretamente ligadas a formas de mal-estar, sofrimento e adoecimento. Este estudo de abordagem qualitativa teve como objetivo descrever e analisar os efeitos à saúde possibilitados pela Oficina de Arteterapia, do Programa de Valorização do Servidor da Prefeitura Municipal de Vitória/ES, segundo a opinião de seus idealizadores, executores e participantes e confrontar tais julgamentos, em face de outras experiências semelhantes. No levantamento teórico-conceitual realizado, ficou claro que há um consenso de que a valorização docente deve constituir caráter central quando se pensa nas políticas públicas que visam oferecer educação de qualidade para a população. Entretanto, apesar de a iniciativa analisada ter seu valor no bem-estar e alívio de tensões dos participantes, não constitui, de fato, uma política de governo voltada para a valorização dos professores da rede municipal.Editora da PUCRS - ediPUCRS2016-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/2409810.15448/1677-9509.2016.1.24098Textos & Contextos (Porto Alegre); Vol. 15 No. 1 (2016); 114-125Textos & Contextos (Porto Alegre); v. 15 n. 1 (2016); 114-1251677-950910.15448/1677-9509.2016.1reponame:Textos & contextos (Porto Alegre)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/24098/14633Copyright (c) 2016 Textos & Contextos (Porto Alegre)info:eu-repo/semantics/openAccessAmelio, Marlene RozarioBorges, Luiz HenriqueDalbello-Araujo, Maristela2016-07-25T18:12:42Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/24098Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fassPUBhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/oaitextos@pucrs.br1677-95091677-9509opendoar:2016-07-25T18:12:42Textos & contextos (Porto Alegre) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)false
dc.title.none.fl_str_mv Valorização de professores por meio da Arteterapia / Teacher appreciation through Art Therapy
title Valorização de professores por meio da Arteterapia / Teacher appreciation through Art Therapy
spellingShingle Valorização de professores por meio da Arteterapia / Teacher appreciation through Art Therapy
Amelio, Marlene Rozario
Valorização docente. Saúde do professor. Servidor. Arteterapia.
title_short Valorização de professores por meio da Arteterapia / Teacher appreciation through Art Therapy
title_full Valorização de professores por meio da Arteterapia / Teacher appreciation through Art Therapy
title_fullStr Valorização de professores por meio da Arteterapia / Teacher appreciation through Art Therapy
title_full_unstemmed Valorização de professores por meio da Arteterapia / Teacher appreciation through Art Therapy
title_sort Valorização de professores por meio da Arteterapia / Teacher appreciation through Art Therapy
author Amelio, Marlene Rozario
author_facet Amelio, Marlene Rozario
Borges, Luiz Henrique
Dalbello-Araujo, Maristela
author_role author
author2 Borges, Luiz Henrique
Dalbello-Araujo, Maristela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amelio, Marlene Rozario
Borges, Luiz Henrique
Dalbello-Araujo, Maristela
dc.subject.por.fl_str_mv Valorização docente. Saúde do professor. Servidor. Arteterapia.
topic Valorização docente. Saúde do professor. Servidor. Arteterapia.
description As transformações nas políticas educacionais repercutem nas condições de trabalho dos professores, causando-lhes sobrecargas diretamente ligadas a formas de mal-estar, sofrimento e adoecimento. Este estudo de abordagem qualitativa teve como objetivo descrever e analisar os efeitos à saúde possibilitados pela Oficina de Arteterapia, do Programa de Valorização do Servidor da Prefeitura Municipal de Vitória/ES, segundo a opinião de seus idealizadores, executores e participantes e confrontar tais julgamentos, em face de outras experiências semelhantes. No levantamento teórico-conceitual realizado, ficou claro que há um consenso de que a valorização docente deve constituir caráter central quando se pensa nas políticas públicas que visam oferecer educação de qualidade para a população. Entretanto, apesar de a iniciativa analisada ter seu valor no bem-estar e alívio de tensões dos participantes, não constitui, de fato, uma política de governo voltada para a valorização dos professores da rede municipal.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/24098
10.15448/1677-9509.2016.1.24098
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/24098
identifier_str_mv 10.15448/1677-9509.2016.1.24098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/24098/14633
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Textos & Contextos (Porto Alegre)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Textos & Contextos (Porto Alegre)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Textos & Contextos (Porto Alegre); Vol. 15 No. 1 (2016); 114-125
Textos & Contextos (Porto Alegre); v. 15 n. 1 (2016); 114-125
1677-9509
10.15448/1677-9509.2016.1
reponame:Textos & contextos (Porto Alegre)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Textos & contextos (Porto Alegre)
collection Textos & contextos (Porto Alegre)
repository.name.fl_str_mv Textos & contextos (Porto Alegre) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)
repository.mail.fl_str_mv textos@pucrs.br
_version_ 1799128638290919424