Valorização de professores por meio da Arteterapia / Teacher appreciation through Art Therapy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Textos & contextos (Porto Alegre) |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/24098 |
Resumo: | As transformações nas políticas educacionais repercutem nas condições de trabalho dos professores, causando-lhes sobrecargas diretamente ligadas a formas de mal-estar, sofrimento e adoecimento. Este estudo de abordagem qualitativa teve como objetivo descrever e analisar os efeitos à saúde possibilitados pela Oficina de Arteterapia, do Programa de Valorização do Servidor da Prefeitura Municipal de Vitória/ES, segundo a opinião de seus idealizadores, executores e participantes e confrontar tais julgamentos, em face de outras experiências semelhantes. No levantamento teórico-conceitual realizado, ficou claro que há um consenso de que a valorização docente deve constituir caráter central quando se pensa nas políticas públicas que visam oferecer educação de qualidade para a população. Entretanto, apesar de a iniciativa analisada ter seu valor no bem-estar e alívio de tensões dos participantes, não constitui, de fato, uma política de governo voltada para a valorização dos professores da rede municipal. |
id |
PUC_RS-13_93a2e3bf492a9287bf61f08b4e5d7ef3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/24098 |
network_acronym_str |
PUC_RS-13 |
network_name_str |
Textos & contextos (Porto Alegre) |
repository_id_str |
|
spelling |
Valorização de professores por meio da Arteterapia / Teacher appreciation through Art TherapyValorização docente. Saúde do professor. Servidor. Arteterapia.As transformações nas políticas educacionais repercutem nas condições de trabalho dos professores, causando-lhes sobrecargas diretamente ligadas a formas de mal-estar, sofrimento e adoecimento. Este estudo de abordagem qualitativa teve como objetivo descrever e analisar os efeitos à saúde possibilitados pela Oficina de Arteterapia, do Programa de Valorização do Servidor da Prefeitura Municipal de Vitória/ES, segundo a opinião de seus idealizadores, executores e participantes e confrontar tais julgamentos, em face de outras experiências semelhantes. No levantamento teórico-conceitual realizado, ficou claro que há um consenso de que a valorização docente deve constituir caráter central quando se pensa nas políticas públicas que visam oferecer educação de qualidade para a população. Entretanto, apesar de a iniciativa analisada ter seu valor no bem-estar e alívio de tensões dos participantes, não constitui, de fato, uma política de governo voltada para a valorização dos professores da rede municipal.Editora da PUCRS - ediPUCRS2016-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/2409810.15448/1677-9509.2016.1.24098Textos & Contextos (Porto Alegre); Vol. 15 No. 1 (2016); 114-125Textos & Contextos (Porto Alegre); v. 15 n. 1 (2016); 114-1251677-950910.15448/1677-9509.2016.1reponame:Textos & contextos (Porto Alegre)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/24098/14633Copyright (c) 2016 Textos & Contextos (Porto Alegre)info:eu-repo/semantics/openAccessAmelio, Marlene RozarioBorges, Luiz HenriqueDalbello-Araujo, Maristela2016-07-25T18:12:42Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/24098Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fassPUBhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/oaitextos@pucrs.br1677-95091677-9509opendoar:2016-07-25T18:12:42Textos & contextos (Porto Alegre) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Valorização de professores por meio da Arteterapia / Teacher appreciation through Art Therapy |
title |
Valorização de professores por meio da Arteterapia / Teacher appreciation through Art Therapy |
spellingShingle |
Valorização de professores por meio da Arteterapia / Teacher appreciation through Art Therapy Amelio, Marlene Rozario Valorização docente. Saúde do professor. Servidor. Arteterapia. |
title_short |
Valorização de professores por meio da Arteterapia / Teacher appreciation through Art Therapy |
title_full |
Valorização de professores por meio da Arteterapia / Teacher appreciation through Art Therapy |
title_fullStr |
Valorização de professores por meio da Arteterapia / Teacher appreciation through Art Therapy |
title_full_unstemmed |
Valorização de professores por meio da Arteterapia / Teacher appreciation through Art Therapy |
title_sort |
Valorização de professores por meio da Arteterapia / Teacher appreciation through Art Therapy |
author |
Amelio, Marlene Rozario |
author_facet |
Amelio, Marlene Rozario Borges, Luiz Henrique Dalbello-Araujo, Maristela |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Luiz Henrique Dalbello-Araujo, Maristela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amelio, Marlene Rozario Borges, Luiz Henrique Dalbello-Araujo, Maristela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valorização docente. Saúde do professor. Servidor. Arteterapia. |
topic |
Valorização docente. Saúde do professor. Servidor. Arteterapia. |
description |
As transformações nas políticas educacionais repercutem nas condições de trabalho dos professores, causando-lhes sobrecargas diretamente ligadas a formas de mal-estar, sofrimento e adoecimento. Este estudo de abordagem qualitativa teve como objetivo descrever e analisar os efeitos à saúde possibilitados pela Oficina de Arteterapia, do Programa de Valorização do Servidor da Prefeitura Municipal de Vitória/ES, segundo a opinião de seus idealizadores, executores e participantes e confrontar tais julgamentos, em face de outras experiências semelhantes. No levantamento teórico-conceitual realizado, ficou claro que há um consenso de que a valorização docente deve constituir caráter central quando se pensa nas políticas públicas que visam oferecer educação de qualidade para a população. Entretanto, apesar de a iniciativa analisada ter seu valor no bem-estar e alívio de tensões dos participantes, não constitui, de fato, uma política de governo voltada para a valorização dos professores da rede municipal. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/24098 10.15448/1677-9509.2016.1.24098 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/24098 |
identifier_str_mv |
10.15448/1677-9509.2016.1.24098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/24098/14633 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Textos & Contextos (Porto Alegre) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Textos & Contextos (Porto Alegre) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Textos & Contextos (Porto Alegre); Vol. 15 No. 1 (2016); 114-125 Textos & Contextos (Porto Alegre); v. 15 n. 1 (2016); 114-125 1677-9509 10.15448/1677-9509.2016.1 reponame:Textos & contextos (Porto Alegre) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Textos & contextos (Porto Alegre) |
collection |
Textos & contextos (Porto Alegre) |
repository.name.fl_str_mv |
Textos & contextos (Porto Alegre) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS) |
repository.mail.fl_str_mv |
textos@pucrs.br |
_version_ |
1799128638290919424 |