Unveiling reality in a shelter’s institution for children and adolescents

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliva, Paula Petter
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Textos & contextos (Porto Alegre)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/989
Resumo: A questão social manifestada na violência doméstica, é freqüentemente julgada pelo viés da culpabilização de pais e/ou responsáveis para com crianças e adolescentes que são encaminhados para abrigos. O olhar do senso comum é reducionista, limitando a compreensão desta complexa situação de violência, às paredes da habitação. A intervenção profissional calcada na teoria dialética (nos conceitos de totalidade e contradição entre outros) busca na consciência crítica argumentos que ampliem o olhar. É fundamental, portanto, que se compreenda outros fatores que envolvem a violência doméstica e que vão além da morada da família. Esses fatores podem se estender às administrações governamentais em Brasília, por exemplo, tanto no que tange às políticas públicas de atenção à família, e/ou na política educacional. A família em situação de vulnerabilidade social também pode ser vítima da violência cometida pelo Sistema Único de Saúde. Através deste artigo pretendemos salientar que a família não é única responsável pela vulnerabilidade em que vive e que seus filhos estão expostos. Palavras-chave - Violência doméstica. Família. Abrigos.
id PUC_RS-13_a6af31abc71dea590ecaa29fbe28c09b
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/989
network_acronym_str PUC_RS-13
network_name_str Textos & contextos (Porto Alegre)
repository_id_str
spelling Unveiling reality in a shelter’s institution for children and adolescentsO desvendamento do real numa instituição de abrigo para crianças e adolescentesA questão social manifestada na violência doméstica, é freqüentemente julgada pelo viés da culpabilização de pais e/ou responsáveis para com crianças e adolescentes que são encaminhados para abrigos. O olhar do senso comum é reducionista, limitando a compreensão desta complexa situação de violência, às paredes da habitação. A intervenção profissional calcada na teoria dialética (nos conceitos de totalidade e contradição entre outros) busca na consciência crítica argumentos que ampliem o olhar. É fundamental, portanto, que se compreenda outros fatores que envolvem a violência doméstica e que vão além da morada da família. Esses fatores podem se estender às administrações governamentais em Brasília, por exemplo, tanto no que tange às políticas públicas de atenção à família, e/ou na política educacional. A família em situação de vulnerabilidade social também pode ser vítima da violência cometida pelo Sistema Único de Saúde. Através deste artigo pretendemos salientar que a família não é única responsável pela vulnerabilidade em que vive e que seus filhos estão expostos. Palavras-chave - Violência doméstica. Família. Abrigos.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/989Textos & Contextos (Porto Alegre); Vol. 3 No. 1 (2004); 1-13Textos & Contextos (Porto Alegre); v. 3 n. 1 (2004); 1-131677-9509reponame:Textos & contextos (Porto Alegre)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/989/769Oliva, Paula Petterinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-01T18:43:15Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/989Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fassPUBhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/oaitextos@pucrs.br1677-95091677-9509opendoar:2017-09-01T18:43:15Textos & contextos (Porto Alegre) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)false
dc.title.none.fl_str_mv Unveiling reality in a shelter’s institution for children and adolescents
O desvendamento do real numa instituição de abrigo para crianças e adolescentes
title Unveiling reality in a shelter’s institution for children and adolescents
spellingShingle Unveiling reality in a shelter’s institution for children and adolescents
Oliva, Paula Petter
title_short Unveiling reality in a shelter’s institution for children and adolescents
title_full Unveiling reality in a shelter’s institution for children and adolescents
title_fullStr Unveiling reality in a shelter’s institution for children and adolescents
title_full_unstemmed Unveiling reality in a shelter’s institution for children and adolescents
title_sort Unveiling reality in a shelter’s institution for children and adolescents
author Oliva, Paula Petter
author_facet Oliva, Paula Petter
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliva, Paula Petter
description A questão social manifestada na violência doméstica, é freqüentemente julgada pelo viés da culpabilização de pais e/ou responsáveis para com crianças e adolescentes que são encaminhados para abrigos. O olhar do senso comum é reducionista, limitando a compreensão desta complexa situação de violência, às paredes da habitação. A intervenção profissional calcada na teoria dialética (nos conceitos de totalidade e contradição entre outros) busca na consciência crítica argumentos que ampliem o olhar. É fundamental, portanto, que se compreenda outros fatores que envolvem a violência doméstica e que vão além da morada da família. Esses fatores podem se estender às administrações governamentais em Brasília, por exemplo, tanto no que tange às políticas públicas de atenção à família, e/ou na política educacional. A família em situação de vulnerabilidade social também pode ser vítima da violência cometida pelo Sistema Único de Saúde. Através deste artigo pretendemos salientar que a família não é única responsável pela vulnerabilidade em que vive e que seus filhos estão expostos. Palavras-chave - Violência doméstica. Família. Abrigos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/989
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/989/769
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Textos & Contextos (Porto Alegre); Vol. 3 No. 1 (2004); 1-13
Textos & Contextos (Porto Alegre); v. 3 n. 1 (2004); 1-13
1677-9509
reponame:Textos & contextos (Porto Alegre)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Textos & contextos (Porto Alegre)
collection Textos & contextos (Porto Alegre)
repository.name.fl_str_mv Textos & contextos (Porto Alegre) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)
repository.mail.fl_str_mv textos@pucrs.br
_version_ 1799128636365733888