Assistência Estudantil no Instituto Federal Fluminense: possibilidades e limites para a permanência escolar e conclusão de curso / Student assistance at the Federal Institute Fluminense: possibilities and limits for school retention and graduation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felippe, Jonis Manhães Sales
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Textos & contextos (Porto Alegre)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/20388
Resumo: RESUMO – Considerando a relevância assumida pela Assistência Estudantil desde 2010 com a promulgação do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), este artigo propõe uma reflexão sobre o impacto dos serviços e ações de Assistência Estudantil para a permanência e a conclusão dos cursos dos estudantes do Instituto Federal Fluminense – IFF. Para tanto, além da revisão bibliográfica sobre o tema, a qual já sinaliza a ausência de estudos substanciais com tal enfoque, o presente trabalho demonstra como certos equívocos na implementação das ações podem produzir resultados negativos para a trajetória acadêmica dos estudantes, embora garantam a permanência escolar. Com os resultados obtidos neste estudo, interpretados à luz das produções recentes no campo dos estudos sobre Política Social e Educação, pretende-se oferecer subsídios para que sejam aprimorados serviços desenvolvidos pelas instituições de ensino superior do país que se fundamentam no PNAES.Palavras-chave – Assistência Estudantil. Permanência escolar. Serviço Social na Educação.ABSTRACT – Considering the importance assumed by the Student Welfare since 2010, with the enactment of the National Plan of Student Welfare (PNAES), this article proposes a reflection on the impact of the services and student welfare actions for the school attendance and the completion of the courses by the students of the Fluminense Federal Institute – IFF. Therefore, in addition to the review of the literature on this topic, which already shows the absence of substantial studies with this approach, this paper demonstrates how certain mistakes in the implementation of actions can produce negative results for the academic career of the students, although guaranteeing the school attendance. With the results obtained in this study, interpreted in the light of recent productions in the field of studies of Social Policies and Education, we intend to offer subsidies so that the services developed by higher education institutions in Brazil can be improved.Keywords – Student Welfare. Permanence at the school. Social Services in Education.
id PUC_RS-13_d962a5a0d5571f0a05111bbe2cba25af
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/20388
network_acronym_str PUC_RS-13
network_name_str Textos & contextos (Porto Alegre)
repository_id_str
spelling Assistência Estudantil no Instituto Federal Fluminense: possibilidades e limites para a permanência escolar e conclusão de curso / Student assistance at the Federal Institute Fluminense: possibilities and limits for school retention and graduationAssistência EstudantilPermanência escolarServiço Social na Educação.RESUMO – Considerando a relevância assumida pela Assistência Estudantil desde 2010 com a promulgação do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), este artigo propõe uma reflexão sobre o impacto dos serviços e ações de Assistência Estudantil para a permanência e a conclusão dos cursos dos estudantes do Instituto Federal Fluminense – IFF. Para tanto, além da revisão bibliográfica sobre o tema, a qual já sinaliza a ausência de estudos substanciais com tal enfoque, o presente trabalho demonstra como certos equívocos na implementação das ações podem produzir resultados negativos para a trajetória acadêmica dos estudantes, embora garantam a permanência escolar. Com os resultados obtidos neste estudo, interpretados à luz das produções recentes no campo dos estudos sobre Política Social e Educação, pretende-se oferecer subsídios para que sejam aprimorados serviços desenvolvidos pelas instituições de ensino superior do país que se fundamentam no PNAES.Palavras-chave – Assistência Estudantil. Permanência escolar. Serviço Social na Educação.ABSTRACT – Considering the importance assumed by the Student Welfare since 2010, with the enactment of the National Plan of Student Welfare (PNAES), this article proposes a reflection on the impact of the services and student welfare actions for the school attendance and the completion of the courses by the students of the Fluminense Federal Institute – IFF. Therefore, in addition to the review of the literature on this topic, which already shows the absence of substantial studies with this approach, this paper demonstrates how certain mistakes in the implementation of actions can produce negative results for the academic career of the students, although guaranteeing the school attendance. With the results obtained in this study, interpreted in the light of recent productions in the field of studies of Social Policies and Education, we intend to offer subsidies so that the services developed by higher education institutions in Brazil can be improved.Keywords – Student Welfare. Permanence at the school. Social Services in Education.Editora da PUCRS - ediPUCRS2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/2038810.15448/1677-9509.2015.1.20388Textos & Contextos (Porto Alegre); Vol. 14 No. 1 (2015); 145 - 155Textos & Contextos (Porto Alegre); v. 14 n. 1 (2015); 145 - 1551677-950910.15448/1677-9509.2015.1reponame:Textos & contextos (Porto Alegre)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/20388/13315Copyright (c) 2015 Textos & Contextos (Porto Alegre)info:eu-repo/semantics/openAccessFelippe, Jonis Manhães Sales2015-07-23T21:52:55Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/20388Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fassPUBhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/oaitextos@pucrs.br1677-95091677-9509opendoar:2015-07-23T21:52:55Textos & contextos (Porto Alegre) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)false
dc.title.none.fl_str_mv Assistência Estudantil no Instituto Federal Fluminense: possibilidades e limites para a permanência escolar e conclusão de curso / Student assistance at the Federal Institute Fluminense: possibilities and limits for school retention and graduation
title Assistência Estudantil no Instituto Federal Fluminense: possibilidades e limites para a permanência escolar e conclusão de curso / Student assistance at the Federal Institute Fluminense: possibilities and limits for school retention and graduation
spellingShingle Assistência Estudantil no Instituto Federal Fluminense: possibilidades e limites para a permanência escolar e conclusão de curso / Student assistance at the Federal Institute Fluminense: possibilities and limits for school retention and graduation
Felippe, Jonis Manhães Sales
Assistência Estudantil
Permanência escolar
Serviço Social na Educação.
title_short Assistência Estudantil no Instituto Federal Fluminense: possibilidades e limites para a permanência escolar e conclusão de curso / Student assistance at the Federal Institute Fluminense: possibilities and limits for school retention and graduation
title_full Assistência Estudantil no Instituto Federal Fluminense: possibilidades e limites para a permanência escolar e conclusão de curso / Student assistance at the Federal Institute Fluminense: possibilities and limits for school retention and graduation
title_fullStr Assistência Estudantil no Instituto Federal Fluminense: possibilidades e limites para a permanência escolar e conclusão de curso / Student assistance at the Federal Institute Fluminense: possibilities and limits for school retention and graduation
title_full_unstemmed Assistência Estudantil no Instituto Federal Fluminense: possibilidades e limites para a permanência escolar e conclusão de curso / Student assistance at the Federal Institute Fluminense: possibilities and limits for school retention and graduation
title_sort Assistência Estudantil no Instituto Federal Fluminense: possibilidades e limites para a permanência escolar e conclusão de curso / Student assistance at the Federal Institute Fluminense: possibilities and limits for school retention and graduation
author Felippe, Jonis Manhães Sales
author_facet Felippe, Jonis Manhães Sales
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felippe, Jonis Manhães Sales
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência Estudantil
Permanência escolar
Serviço Social na Educação.
topic Assistência Estudantil
Permanência escolar
Serviço Social na Educação.
description RESUMO – Considerando a relevância assumida pela Assistência Estudantil desde 2010 com a promulgação do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), este artigo propõe uma reflexão sobre o impacto dos serviços e ações de Assistência Estudantil para a permanência e a conclusão dos cursos dos estudantes do Instituto Federal Fluminense – IFF. Para tanto, além da revisão bibliográfica sobre o tema, a qual já sinaliza a ausência de estudos substanciais com tal enfoque, o presente trabalho demonstra como certos equívocos na implementação das ações podem produzir resultados negativos para a trajetória acadêmica dos estudantes, embora garantam a permanência escolar. Com os resultados obtidos neste estudo, interpretados à luz das produções recentes no campo dos estudos sobre Política Social e Educação, pretende-se oferecer subsídios para que sejam aprimorados serviços desenvolvidos pelas instituições de ensino superior do país que se fundamentam no PNAES.Palavras-chave – Assistência Estudantil. Permanência escolar. Serviço Social na Educação.ABSTRACT – Considering the importance assumed by the Student Welfare since 2010, with the enactment of the National Plan of Student Welfare (PNAES), this article proposes a reflection on the impact of the services and student welfare actions for the school attendance and the completion of the courses by the students of the Fluminense Federal Institute – IFF. Therefore, in addition to the review of the literature on this topic, which already shows the absence of substantial studies with this approach, this paper demonstrates how certain mistakes in the implementation of actions can produce negative results for the academic career of the students, although guaranteeing the school attendance. With the results obtained in this study, interpreted in the light of recent productions in the field of studies of Social Policies and Education, we intend to offer subsidies so that the services developed by higher education institutions in Brazil can be improved.Keywords – Student Welfare. Permanence at the school. Social Services in Education.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/20388
10.15448/1677-9509.2015.1.20388
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/20388
identifier_str_mv 10.15448/1677-9509.2015.1.20388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/20388/13315
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Textos & Contextos (Porto Alegre)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Textos & Contextos (Porto Alegre)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Textos & Contextos (Porto Alegre); Vol. 14 No. 1 (2015); 145 - 155
Textos & Contextos (Porto Alegre); v. 14 n. 1 (2015); 145 - 155
1677-9509
10.15448/1677-9509.2015.1
reponame:Textos & contextos (Porto Alegre)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Textos & contextos (Porto Alegre)
collection Textos & contextos (Porto Alegre)
repository.name.fl_str_mv Textos & contextos (Porto Alegre) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)
repository.mail.fl_str_mv textos@pucrs.br
_version_ 1799128638215421952