L2 Acquisition; Interdental fricative; Connectionist Optimality Theory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Giovana Ferreira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Leitão, Emilia Lorentz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: letrônica
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/7109
Resumo: In this paper English interdental fricative acquisition by Brazilians second language learners has been investigated. Data from oral productions of three students groups has been gathered. The first group is composed by sixth semester undergraduate students of an English course, the second and third groups are composed by third and tenth semester students. First, a phonetic transcription of selected words that contained interdental fricatives has been performed. Then, an analysis based on Connectionist Optimality Theory has been carried out. This analysis uses the reranking of constraints, and it reveals that Brazilians second language learners are prone to make substitutions of the segment /θ/ by the segment [t] as well as the substitutions of the segment /ð/ by the segment [d]. Furthermore, there is a strong impact of the Lexical Frequency on the learners productions.
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spelling L2 Acquisition; Interdental fricative; Connectionist Optimality TheoryO papel do léxico na aquisição das fricativas interdentais do inglês: uma abordagem via Teoria da Otimidade ConexionistaL2 AcquisitionInterdental fricativeConnectionist Optimality TheoryAquisição de língua estrangeiraFricativas interdentaisTeoria da Otimidade ConexionistaIn this paper English interdental fricative acquisition by Brazilians second language learners has been investigated. Data from oral productions of three students groups has been gathered. The first group is composed by sixth semester undergraduate students of an English course, the second and third groups are composed by third and tenth semester students. First, a phonetic transcription of selected words that contained interdental fricatives has been performed. Then, an analysis based on Connectionist Optimality Theory has been carried out. This analysis uses the reranking of constraints, and it reveals that Brazilians second language learners are prone to make substitutions of the segment /θ/ by the segment [t] as well as the substitutions of the segment /ð/ by the segment [d]. Furthermore, there is a strong impact of the Lexical Frequency on the learners productions.Neste artigo, investiga-se a aquisição das fricativas interdentais por aprendizes brasileiros de inglês como segunda língua (L2). Os dados foram colhidos a partir da leitura de palavras contextualizadas, leitura de um texto e narrativas orais produzidas por três grupos de estudantes de inglês. O Grupo 1 é composto por estudantes universitários que estavam cursando, no momento da coleta, o sexto semestre do curso de Letras do Centro Universitário Franciscano. Os Grupos 2 e 3 são formados por estudantes que frequentavam o projeto extracurricular de ensino de línguas da Universidade Federal de Santa Catarina e estavam no terceiro e décimo semestres, respectivamente. Após a transcrição fonética e seleção das palavras que continham as fricativas interdentais, foi feita a análise dos dados. Essa análise tem como base a Teoria da Otimidade Conexionista que, por meio da hierarquia de restrições, demonstra a gramática da interlíngua apresentada pelo aprendiz. Os resultados indicam: (i) emergência precoce da fricativa interdental desvozeada; (ii) substituições do segmento /θ/ por [t] e de /ð/ por [d] e (iii) interferência do tipo de coleta realizada nos percentuais de produções corretas. Foi constatada ainda uma grande influência da freqüência lexical nas produções dos sujeitos estudados.Editora da PUCRS - ediPUCRS2010-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/7109Letrônica; Vol. 3 No. 1 (2010): Aquisição da Linguagem & Memória e Subjetividade; 164-180Letrônica; v. 3 n. 1 (2010): Aquisição da Linguagem & Memória e Subjetividade; 164-1801984-4301reponame:letrônicainstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/7109/5471Gonçalves, Giovana FerreiraLeitão, Emilia Lorentzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-24T16:03:21Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/7109Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronicaPRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/oailetronica@pucrs.br||ivanetemileski@gmail.com1984-43011984-4301opendoar:2016-10-24T16:03:21letrônica - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
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